quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.196 - A Turma: HQ "Cavaleiros do Horóscopo"

Capa de 'Cebolinha Nº 105' (Ed. Globo, 1995)
Na Semana do "Dia das Crianças", mostro uma historia em que o Cebolinha e os meninos brincam de "Cavaleiros do Horóscopo", uma paródia do anime "Cavaleiros do Zodíaco". Com 10 páginas, foi história de abertura publicada em 'Cebolinha Nº 105' (Ed. Globo, 1995).

Cascão aparece e dá uma flechada na bunda do Cebolinha, que quer saber que ideia é aquela. Cascão diz que quer que o chame de Sagitário do "Cavaleiros do Horóscopo" já que seu signo é Sagitário, e desafia Cebolinha, como "Escórpio" para um duelo. Cebolinha sai, Cascão diz sabia que o Escorpião era de nada, ele volta e Cascão o acha engraçado com rabo-de-cavalo. Cebolinha espeta a bunda do Cascão com garfo, sua ferroada, vingativa, e, então, começam a duelar.
Xaveco, Jeremias e Franjinha aparecem e perguntam do que estão brincando. Cascão diz que de "Cavaleiros do Horóscopo", que ele é o Sagitário e o Cebolinha, o Escórpio, e os outros meninos querem brincar também. Ele saem e voltam, com Xaveco, como o Touro, Jeremias, o Leão, e Franjinha, o Aquário, representando seus respectivos signos. Xaveco mostra que Touro tem uma terrível chifrada, Jeremias, que Leão tem terrível rugido e Franjinha, que Aquário tem o terrível jato d'água, quase derrubando água do aquário no Cascão.
Cebolinha pergunta o que os Cavaleiros do Horóscopo vão fazer primeiro e eles resolvem ler a previsão do Horóscopo de cada um deles no jornal. Leem que Leão terá um dia de sorte, Sagitário, dia favorável, só ter cuidado com Aquário, Escorpião, alegrias de montão, Aquário, as água vão rolar, e Touro, dia de ouro. Com previsões todas boas, eles vão à luta contra inimigo comum deles, o "Ser Asqueroso da Constelação de Monstrômeda", ou seja, a Mônica.
Franjinha pergunta de que signo ela é, Xaveco diz que é de Áries e Cebolinha fala que monstro não tem signo. Eles ficam com medo de enfrentá-la, mas ao verem que são cinco contra uma, que eles agora têm as armas e que o Horóscopo deles estava bom, acham que pode dar certo e resolvem brigar. Mônica pergunta se o Carnaval chegou mais cedo, Cebolinha fala que o fim dela é que chegou e os Cavaleiros resolvem atacá-la.
Falam que não adianta ela lutar, chamando de gorda dentuça de Monstrômeda e que a vitória deles está escrita nas estrelas. Mônica bate em todos, diz que não acredita nessas coisas enquanto os meninos se queixam de tanta constelação ao verem estrelas, luas da surra que levaram. No final, Cascão pergunta se cada um deles é de um signo diferente, como o dia deles acaba tudo do mesmo jeito, surrados.
História legal e que os meninos brincam de "Cavaleiros do Horóscopo", cada um representando seu signo do Zodíaco, e pretendem derrotar a Mônica, imaginando que ela era um monstro inimigo Nº 1 deles. Pensam que conseguiriam derrotá-la, mas puro engano, ela acabou com os cavaleiros em segundos e ficam se indagando se realmente as previsões do Horóscopo são verdadeiros porque eles têm signos diferentes e todos acabaram surrados do mesmo jeito. 
Tiveram ilusão que conseguiriam derrotar a Mônica só porque eles estavam como "Cavaleiros do Horóscopo", cinco contra uma e que tinham as armas deles. Se fossem 12 meninos enfrentando a Mônica,  ela venceria todos também. Foi engraçado ver Cebolinha e Cascão levando flechada e garfada na bunda, Cascão colocar desentupidores de pia nos pés, Jeremias colocar um espanador na cabeça para representar juba de leão, Franjinha com aquário na cabeça para representar seu signo, os meninos verem coisas boas nos seus Horóscopos, Cascão ressaltar de ter cuidado com Aquário por causa da água e se darem mal no final e absurdo de Franjinha levar surra e a água e peixes do aquário não terem caído no chão enquanto apanhava.
Eram boas as histórias com eles brincando, sendo apenas crianças de fato, essas de brincadeiras representam "Dia Das Crianças" já que eram raras as histórias específicas sobre a data comemorativa. O final faz crítica de previsão de signos ser igual para cada pessoa, afinal, mesmo se cada um deles tivesse mesmo signo, não quer dizer que a informação dada para determinado signo iria acontecer com todas as pessoas daquele signo. Tipo, se Cebolinha viu que Escorpião terá dia ótimo,  não vai ser com todas as pessoas de Escorpião. 
Foi referência ao desenho animado japonês "Cavaleiros do Zodíaco", que no Brasil passava na TV Manchete no programa "Dudalegria" e foi um sucesso na época, uma grande febre com a criançada em 1995. A MSP não perdia tempo e sempre fazia referências ao que era moda com as crianças. Dessa vez a paródia não foi baseada na sinopse do anime, colocaram os personagens brincando sobre o desenho que eles viam na TV, brincando do jeito deles, deixando um diferencial.  Depois ainda fizeram outra história sobre "Cavaleiros do Zodíaco" em uma história de miolo, "Os cavaleiros dos signos" publicada em 'Cebolinha 122', de 1997.

Escolheram nesta cinco meninos para representar os cinco protagonistas do anime. Cebolinha, de Escorpião, Cascão, de Sagitário, já tinham signos fixos porque adotaram datas de aniversários fixas das personagens a partir de 1994, assim como a Mônica, de Áries. Já Xaveco, Franjinha e Jeremias não tinham datas de aniversários fixas, aí colocaram esses signos para fazer referência ao desenho animado. Atualmente, MSP está colocando também datas fixas de aniversário de personagens secundários.
Os quadrinhos dessa vez foram organizados com até 6 quadros por página (3 linhas) em vez dos tradicionais até 8 quadros por páginas (4 linhas). Ficava bonito assim, desvantagem é da história ocupar mais páginas no gibi se comparar com o enquadramento original. O tema em si da história não é incorreta hoje em dia, só que tem elementos que alterariam como Cebolinha e Cascão levarem  flechada e garfada na bunda um do outro, ter duelos, violência, meninos serem surrados pela Mônica e apareceram machucados e com olhos roxos. Tiveram erros do Jeremias sem ser pintado de negro e sem lábios enquanto rugia como leão no 4º quadrinho da 5ª página da história (página 7 do gibi), deixando de ser negro nesse quadrinho, e Xaveco com camisa verde no primeiro quadrinho da última página.
Os traços ficaram muito bons, típicos dos anos 1990, colorização muito bonita, típica dos gibis do segundo semestre de 1995, com todos os quadrinhos com fundo em degradê, além de gramas e balões, quando eram coloridos. Até quando o fundo era branco, deixavam os balões ou grama em degradê. Gostava das cores assim. Curiosamente, o gibi teve propagandas em papel couché interrompendo a história entre as páginas 10 e 11, que eu chamava de capa fina quando era criança, e essas propagandas não seguiam numeração de páginas dos gibis. Foi um recurso que passaram a colocar a partir dos gibis de 1995 no lugar de propagandas inseridas nas histórias dos anos 1980 e início dos anos 1990, achei melhor assim. Também tiveram propagandas em papel couché entre outras 2 páginas mais para o final do gibi, com isso os gibis ficavam com 4 páginas a mais do que o normal. 
Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/10/cebolinha-hq-cavaleiros-do-horoscopo.html

Tiras N°17.614 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Tiras N°17.613 : Calvin & Haroldo - Bill Watterson!