domingo, 6 de fevereiro de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.015 - Uma história do Astronauta de férias

Mostro uma história em que o Astronauta foi passar férias em um planeta desconhecido e passou grande sufoco com extraterrestres bandidos. Com 9 páginas, foi publicada em 'Cebolinha Nº 10' (Ed. Globo, 1987).

Capa de 'Cebolinha Nº 10' (Ed. Globo, 1987)

Astronauta procura um planeta para passar as férias e encontra um semelhante à Terra com ar respirável e que atende todos os requisitos. Ele pousa a nave lá, tira o traje e curte as férias deitado no chão se bronzeando e ouvindo música no rádio e enquanto isso tinha um alienígena olhando.

Astronauta comenta que esqueceu do bronzeador e quando vai até à nave buscar, descobre que ela sumiu. Astronauta ouve vozes onde ele estava e vê que eram 2 alienígenas bandidos roubando suas coisas. Astronauta consegue pegar um e manda explicar onde está a nave.

Bola conta que não sabia da nave e Astronauta está condenado a ficar para sempre lá no planeta-prisão, onde são mandados os piores bandidos do universo. Zok, o pior deles, levou a nave e fugiu do planeta. Astronauta deseja denunciar para a polícia e Bola conta não há polícia lá, só aparecem para trazer mais um criminoso e o último guarda que viu foi há uns mil anos-luz e todos temem Zok.

Astronauta fala que está frito e lembra que no seu traje tem um comunicador estelar que vai dar para ligar para polícia. Só que roubaram o seu traje. Astronauta comenta que não pode se confiar na própria sombra e o Bola conta que a sombra dele já o roubou 3 vezes. Astronauta pensa em uma coisa, Bola sugere um assalto, se roubar um ladrão tem 100 anos de perdão. Astronauta sugere fazer uma fogueirona para atrair a polícia e Bola descarta porque vai chamar atenção de todos os criminosos do planeta.

Nessa hora, aparece o ladrão do Planeta-Braço querendo assaltar o Astronauta, levar seu calção. Não serve para nada para ele, mas é a única coisa que ele tem. Astronauta pergunta onde ele arrumou a arma e ele diz que trouxe escondida nas mangas. Astronauta tem uma ideia, desmonta arma do ET, o faz derrubar árvore para montar uma arma gigante e passa a ser o maior assaltante do planeta, tomando o lugar de Zok.

A fama do Astronauta vai crescendo, assalta todos os bandidos do planeta. Zok, que está pilotando a nave do Astronauta, vê como estão os "ladrões de galinha" do planeta-prisão e descobre que o Astronauta está como o maior bandido e Zok volta revoltado para o planeta-prisão para dar uma lição no Astronauta. 

Ao chegar lá, ele dá uma pancada em Zok com a arma, sabendo que ia mexer com o ego dele, e avança para a nave e foge do planeta. E ainda o Bola ameaça o Zok, falando que agora ele é o bom do planeta. No final, Astronauta sai ileso do planeta-prisão e ele resolve passar o resto das férias em um planeta menos perigoso. Resolve ir para a Terra e quando chega na praia com mar poluído, lixo na areia, fábricas poluindo o ar e ele acha que não foi uma boa ideia.

História bem legal essa. O que era para ser uma simples férias, acabou se tornando uma aventura para o Astronauta se dando muito mal ao entrar em planeta-prisão e ter sua nave roubada pelo líder dos bandidos para fugir de lá. Só conseguiu sair se passando por assaltante sabendo que Zok ia voltar ao saber que não era mais o maior bandido do universo.  

Foi boa a ideia de todos os bandidos perigosos do universo serem mandados para um planeta-prisão, aí na falta do que fazerem, um assaltava o outro. Bem que podiam incluir os bandidos  da Terra lá, ia ter uma paz aqui. Foi legal também ver os outros bandidos se unirem para derrotar o Zok para ele deixar de ser o líder supremo. 

O mais engraçado foi o ladrão do Planeta-Braço todo  em forma de braço, eles eram criativos ao criarem os extraterrestres nas histórias. Esses extraterrestres apareceram só nessa história, como de costume de personagens secundários na época. Astronauta ouvir rádio de pilha em outro planeta, só se fosse fitas-cassetes. Se ouvia rádio terrestre seria absurdo. 

O final teve uma crítica e mensagem de conscientização à poluição na Terra, para o Astronauta foi ruim ficar preso no planeta-prisão, mas ver o seu planeta todo poluído e sendo destruído lentamente foi pior ainda. É toda impublicável por envolver bandidos, mesmo sendo extraterrestres, armas nas mãos dos personagens, Astronauta se passar por bandido, violência tacando arma na cabeça no Zok, mesmo sendo vilão, a crítica de poluição na terra no final, falarem palavra "Droga!", fora o Astronauta usar bronzeador ao invés de um protetor solar e ele aparecer sem camisa, tudo isso proibido nas revistas de hoje. 

Os traços ficaram excelentes, bem desenhados e dessa vez o Astronauta ficou sem traje quase a história toda por estar de férias e em lugar tipo praia, era raro ele aparecer sem traje, quando acontecia, era só alguns quadrinhos. As cores de 1987 eram bem desbotadas a partir do segundo semestre, porém nessa não ficou muito desbotado por conta do papel ser oleosos, o que deixava as cores mais vivas. Curioso que normalmente eles deixavam papel oleoso só nas revistas do Cebolinha, nos primeiros anos praticamente todas dele tinham papel oleoso e as outras papel normal, com raras exceções algumas edições de outros títulos serem oleosos.  

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/01/uma-historia-do-astronauta-de-ferias.html

Tiras N°16.496 : Especial MIX nº815 - Blog do XANDRO!

Tiras N°16.495 : GARFIELD - Jim Davis!

Charges/Cartuns! ★ N°171.001 a N°171.100