segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°986 - Astronauta: HQ "Araquém, o 8° passageiro"

Mostro uma história em que o Astronauta passou sufoco ao descobrir que entrou um alienígena intruso na nave e que pensava que queria acabar com ele. Com 8 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 190' (Ed. Abril, 1986).
Capa de 'Mônica Nº 190' (Ed. Abril, 1986)
Começa com o narrador-observador comentando que o leitor acha que a vida do Astronauta é tranquila, solitária e monótona, até que surge um alarme acionado no Computador, que fala que tem presença de um alienígena na nave. Assim, o narrador avisa aos leitores que se tem nervos fracos não é para virar a página porque vai se chocar com a eletrizante aventura. Para os leitores que viraram a página, o narrador comenta que já que virou, não diga depois que ele não avisou. 

Na sequência, Astronauta pergunta onde está o alienígena e o Computador diz que não sabe, pode estar em qualquer parte da nave como o corredor e até na geladeira e manda Astronauta procurá-lo. Astronauta pergunta se não pode esperar ele aparecer e Computador responde que não é para ser atacado pelas costas e ordena que Astronauta vá e enfrente.

Astronauta procura o ET pela nave cheio de medo, diz que nunca havia reparado como a nave é assustadora. Começa a verificar pela sala, ao apertar o botão para abrir a porta, vira de costas com medo, mas não tinha nada. Em outra sala, ao apertar o botão, tem um barulhão, mas eram só coisas caindo de um armário desarrumado e Astronauta comenta que precisa se lembrar de arrumar armário e o narrador pergunta se o leitor se assustou com a cena.

Depois de um tempo procurando por toda a nave, Astronauta encontra nada e pensa que o Computador estava maluco até que vê que alguém saiu correndo e estava o observando. Ele vai no compartimento de cargas, vê uma caixa se mexendo e quando levanta a caixa era só um gatinho. Só que ele se lembra que não tinha gato e se preocupa enquanto surge uma sombra de uma mão querendo pegá-lo. Era um leão, ele se assusta e sai correndo. Logo depois se esbarra com um gorila e sai correndo achando que a nave virou zoológico. Ele se esconde na sala das máquinas, só que surge uma sombra no local. Quando vê, era um dragão. 

Sua arma não consegue detê-lo, já imagina o seu fim até que o dragão começa a falar, perguntando ao Astronauta se pode dar uma carona e se apresenta como Araquém, o oitavo passageiro. Astronauta estranha e Araquém conta que fala 7 idiomas e que o bichos foram só despistá-lo já que o voluvianos podem se transformar em qualquer coisa desde um objeto até um monstro, que foi retratado como uma mulher bonita para os terráqueos. Araquém entrou na nave como forma de bactéria. 

Araquém assume sua verdadeira forma de extraterrestre, diz que é pacífico e quer carona ao sistema PRXK pra visitar a sua tia Frika. Astronauta fica com pé atrás, mas com Araquém implorando ele cede a carona. Astronauta estranha ele falar "nós" e Araquém revela que é o oitavo passageiro porque além dele tem mais 7 membros da família na nave para a surpresa do Astronauta.

História considerada de terror e muito engraçada, o Astronauta fica com medo de um alienígena entrou de penetra na nave, pensando que era hostil e que ia acabar com ele. Não sabia que o Araquém podia se transformar em qualquer coisa, ficando com mais medo ainda quando via os bichos na nave. Para a sua sorte, Araquém era amigável e Astronauta tem surpresa que teria que dar carona também para 7 membros da família do alienígena, entraram sem ele ver.

Foi muito divertido o medo do Astronauta com um suposto ET malígno, Computador dando ordem e bronca no Astronauta, todo o suspense durante a história, até mesmo se tinha ET lá e a surpresa no final de ver que ele era bonzinho e levado a família toda junta. Praticamente monólogo com Astronauta, a maior parte foi só com ele, eu gostava de histórias dos personagens falando sozinho que nem um maluco, como gosto de dizer, os grandes personagens sabem fazer graças sozinhos. Tudo indica que foi estreia do Computador falante que fazia companhia ao Astronauta na nave, ainda assim ficou sumido no resto dos anos 1980 e passou a ter presença mais frequente nas histórias dos anos 1990.

Legal interação do narrador, avisar que se o leitor é sensível a fortes emoções que não é para ler a história e depois ainda pergunta se leitor se assustou com o mistério das coisas caindo do armário. As vezes eles colocavam essa brincadeira nas histórias da Editora Abril, geralmente as de terror, já aconteceu de uma história do Cascão do narrador falando que se era cardíaco não ler a história pra não sofrer ataque do coração. Podiam ter esses avisos de narrador hoje quando se deparassem com alguma coisa incorreta que não agradasse.

Essa história foi baseada no filme "Alien, o oitavo passageiro", um clássico do cinema. Sempre eram bem criativas histórias  na época com paródias de filmes famosos. Impublicável hoje por ter essa ideia de ter um extraterrestre malígno que queria matar o Astronauta, fora ter o Astronauta com arma na mão, mesmo que em formato espacial e palavra "Droga!" falada quando caiu as coisas no armário, proibida também nas revistas atuais.

Traços excelentes da fase de ouro da MSP, já estavam no estilo consagrado dos anos 1980 como eles queriam. Teve um erro na 6ª página da história em que não desenharam o cabelo loiro do Astronauta no lado direito. Depois foi republicada no "Almanaque do Cebolinha Nº 17' (Ed. Globo, 1992). 

Capa de 'Almanaque do Cebolinha Nº 17' (Ed. Globo, 1992) 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/10/astronauta-hq-araquem-o-oitavo-passageiro.html

Tiras N°16176 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Hoje é o dia nacional da vacinação, um ato de amor e proteção!

Com qual personagem você mais se identifica neste momento?
Feliz dia das crianças para as crianças de todas as idades!
O Astronauta não tava esperando o registro de imagem nesse formato. Ainda pode usar Cringe?

Tiras N°16175 : Especial MIX nº761 - Blog do XANDRO!






Tiras N°16174 : HAGAR - Dik e Chris Browne!




Tiras N°16173 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!


Tiras N°16172 : Toda MAFALDA - Quino!




Tiras N°16171 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!



Tiras N°16170 : GARFIELD - Jim Davis!