sexta-feira, 1 de abril de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.031 - Rolo: HQ "Antes só..."

Mostro uma história em que o Rolo tentou ficar com uma garota em uma festa, não sair de lá sozinho, mas não aconteceu bem o que ele queria. Com 5 páginas, foi publicada em 'Cebolinha Nº 31' (Ed. Globo, 1989).
Capa de 'Cebolinha Nº 31' (Ed. Globo, 1989)
Rolo chega animado na festa. Aderbal acha legal o amigo disposto depois do rompimento dele com a Verinha, sua última namorada, e Rolo fala que são águas passadas, agora quer descolar uma gatinha e não sai dessa festa sozinho. Rolo vê uma garota joga sua cantada Nº 2906. Fala que vota nela para garota mais charmosa e bonita da festa. Ela também diz que também vota nele, não como o mais charmoso, mas como o mais cara-de-pau e vai embora. Ele não desiste e parte para outra, se fosse fácil não teria graça. 

Com outra garota, Rolo passa a mesma cantada de que vai votar nela, só que ela era candidata a deputada federal, faz palanque eleitoral na festa, diz que a candidatura dela é um sucesso, que a plataforma é "Pão pra todos", que vai abrir mais padarias e Rolo sai de fininho. Depois, ele investe em outro tipo de cantada para outra garota, perguntando se era a "Luiza Brunete". Ela nega e Rolo pergunta se é outras famosas gatas e ela diz que se chama Creuza, mas ao ver que é desdentada, Rolo cai fora, achando que a do voto era melhor. 

Em seguida, vê outra garota e resolve ser direto, perguntando se quer sair da festa chata porque está gamado nela e é a gata mais gata da festa. O noivo Arnoldinho, bem alto e forte, aparece e dá surra no Rolo. No final, Rolo sai da festa de maca para o hospital e diz para o Aderbal não ficar com pena dele porque cumpriu a promessa que não ia sair da festa sozinho.

História engraçada com o Rolo querendo conquistar uma garota na festa após passar a fossa do seu último namoro. Não teve sucesso nas investidas com elas e acabou parando no hospital ao levar surra do noivo de uma delas. Não conseguiu pegar ninguém, mas cumpriu a promessa de não sair da festa sozinho: em vez de sair da festa com uma garota, saiu na companhia de 3 enfermeiros para o hospital após ter sido surrado. Quem sabe depois ele não investe na enfermeira morena que o socorreu lá no hospital.

Foi legar ver as cantadas mal sucedidas, Rolo levar fora na cantada do voto, a outra fazer palanque eleitoral na festa mesmo, o medo dele da garota desdentada e a surra do noivo no final. Adorava essas histórias do Rolo paquerador, eram sempre divertidas e ele sempre se dava mal. Interessante que o Rolo nunca pegava mulher feia, eram só gatas, nunca foi visto com mulher feia e quando aparecia uma gorda e velha, corria.

Eram bem criativas as paródias dos famosos feitas pelo roteiristas. Na tentativa de pegar a Creuza, os nomes das famosas parodiadas foram Luísa Brunet, Magda Cotrofe, Claudia Raia, Luma de Oliveira.  Só mulherão que eram símbolos nos anos 1980, coincidentemente todas posaram na revista "Playboy" nos últimos anos até então e muitos delas passaram a ser famosas depois de posarem nuas. Tanto as garotas que apareceram quanto o noivo Arnoldinho e o amigo Aderbal apareceram só nessa história, como de praxe de personagens secundários na MSP. O Aderbal até daria pra ter continuado fixo nos gibis, o Rolo não tem uma turma fixa de amigos, o único que vingou foi o Marcão, que estreou em 'Cebolinha Nº 91' (Ed. Globo, 1994), e hoje aparece de vez em quando, já os outros amigos, não, só aparições únicas. 

Traços muito bem caprichados, típicos da Turma da Tina nos anos 1980.  História incorreta por haver preconceitos como Rolo não ficar com mulher feia e desdentada, ter brigas a ponto do Rolo ser surrado e parar no hospital de maca e a característica do Rolo ser paquerador, pegar várias mulheres em uma mesma história, não tem mais nos gibis atuais, ficando sem graça. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/03/rolo-hq-antes-so.html

Charges/Cartuns! ★ N°181.601 a N°181.700