sábado, 8 de setembro de 2018

Submundo HQ N°226 : "Justiceiro MAX" (de Garth Ennis): No Princípio...

"Justiceiro MAX" (de Garth Ennis)... Finalmente estreia sua coleção na linha Marvel Deluxe: A série é a mais consagrada e violenta do matador de criminosos nas últimas décadas, graças aos roteiros eletrizantes e sem limites de censura do polêmico escritor de "Preacher"!
O Vol. 1 (capa acima) traz 3 arcos completos que recontam a origem do "Justiceiro" e sua guerra declarada ao mundo do crime: "No Princípio", "Inferno Irlandês", e a mini-série: "Nascido Para Matar" (BORN)!

Confira abaixo:
"Justiceiro" foi criado na década de 70 pra ser um coadjuvante de luxo nas histórias do "Homem-Aranha", papel que exerceu enfrentando ou ajudando o herói aracnídeo a combater o crime. Nos anos 80, a febre dos filmes de ação estrelados por Stallone (Rambo), Schwarzenegger (Comando P/ Matar), e similares: Ajudou a popularizar o "Justiceiro" em histórias-solo, já que era um dos poucos anti-heróis de gibis que matava os bandidos sem piedade (passava a metralhadora em geral: igual aos mocinhos do cinema). O sucesso foi garantido e o "Justiceiro" chegou a ter até 3 séries mensais ao mesmo tempo. Na 2º metade dos anos 90, a Marvel se perdeu e deixou que escritores e editores incompetentes destruíssem o personagem (que virou mafioso, cometeu suicídio, voltou da morte como "ANJO", e outras babaquices do tipo): Era o FIM da linha pra Frank Castle!

Mas tudo mudaria nos anos 2000... Quando Garth Ennis (que já vinha de HQs fodásticas pra DC: "Preacher", "Hitman", e "Hellblazer") assumiria o título do "Justiceiro" pelo selo "Marvel Knights", com o arco: "Bem-Vindo de Volta, Frank" (já publicado pela Salvat), seguido de uma NOVA série mensal que durou 37 edições (espalhadas nas revistas de linha da Panini: "Paladinos Marvel", "Justiceiro & Elektra", e no mix de "Demolidor"). Mas ainda faltava algo "MAIS" e muitos leitores achavam que o tom de humor negro (e "gracinhas") estava exagerado demais (principalmente com as humilhações à outros heróis, tipo o "Wolverine": Castrado à tiros e esmagado por um rolo compressor, rs). Era hora de avançar pra um outro patamar: E Garth Ennis reformulou novamente o "Justiceiro", agora na linha MAX (pra maiores de 18)!

Surgia assim... O "Justiceiro MAX": Que durou 60 edições assinadas pelo Ennis + 3 Especiais + A Mini-Série: "Nascido P/ Matar" (em 4 partes) + Uma mini-série spin-off com o vilão: "Barracuda" (em 5 partes)! A nova fase MAX era mais séria e violenta que sua antecessora da Marvel Knights: E os roteiros mais densos e melhor construídos (abordando temas mais adultos e com crítica-social). O "Justiceiro" ganharia um dos vilões mais carismáticos de sua galeria: O "Barracuda" (que deve aparecer num dos próximos Vol. da coleção) e outros criminosos da série teriam suas feições retratadas de ATORES do cinema: Christopher Walken e Morgan Freeman (ótimos no papel de vilões, pra variar)! Enfim, uma fase realmente FÓDA (na falta de expressão melhor) do "Justiceiro" e que dificilmente será superada tão cedo!
"Justiceiro MAX"... Estreou no Brasil em 2 momentos distintos: Em "Marvel MAX" nº 10 (de 2004 - capa acima) tinha início a mini-série: "Nascido P/ Matar", que mostrava a ORIGEM do "Justiceiro" ocorrendo durante a Guerra do Vietnã (antes de sua família ser massacrada, o soldado Frank Castle já punia seus colegas de pelotão por "crimes de guerra" - imagem acima). E em "Demolidor" nº 14 (de 2005 -´capa acima) estreava a série principal com o arco: "No Princípio"! A fase MAX continuaria na revista do "Demolidor" por mais um tempo, até ser remanejada de vez pra revista: "Marvel MAX" (após o cancelamento da mensal do "demo"), onde ficou até o FINAL - Apenas os "Especiais" (também escritos por Ennis): "A Cela", "O FIM", e "O Tigre" - saíram em separado, nas 2 edições natalinas de "Justiceiro Anual"!
Toda a fase MAX de Garth Ennis é embalada com belíssimas capas de Tim Bradstreet - em estilo realista e cinematográfico (sei que muitos leitores as acham repetitivas, mas é inegável que deixaram uma espécie de "marca registrada" nas HQs do personagem). Os roteiros de Ennis são ricamente ilustrados por artistas que se revezam a cada arco (todos muito bons e bastante detalhistas nas cenas de violência explícita visceral, rs): Darick Robertson, Lewis Larosa, Leandro Fernández, Goran Parlov, entre outros... E o "Justiceiro" é retratado de forma mais envelhecida, já que Ennis manteve a origem de Frank Castle atrelada à Guerra do Vietnã - o que o tornaria um veterano com mais de 60 anos de idade!

A edição da Panini (pelo selo "Marvel Deluxe") é bem encorpada... E reúne as edições originais: "Born" 1-4 (Nascido P/ Matar) e "Punisher MAX" 1-12 (com os arcos: "No Princípio" e "Inferno Irlandês") em capa-dura, 388 pág, R$ 113 (vale a pena procurar uns descontos por aí)! A previsão é de 5 Vol. pra cobrir a fase MAX completa, já que os "Especiais" (e a mini do "Barracuda") devem ser incorporados aos arcos principais da série. A Panini promete o Vol. 2 ainda pra este ano (2º semestre). Quanto ao material em si, sou suspeito pra falar por ser um grande fã do "Justiceiro" E do Garth Ennis: Mas sim, é uma série que eu considero ESSENCIAL pra quem busca uma abordagem mais realista e adulta pro "Justiceiro" (é a minha favorita de todos os tempos - particularmente falando, rs)! Até+
Submundo.jpg (611 × 452)
Créditos:) Leo Radd http://submundo-hq.blogspot.com/2018/06/justiceiro-max-de-garth-ennis-no.html

Charge N°65621!

Tiras N°10125 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Dia dos maiores companheiros! Feliz dia do irmão!!
Nossa homenagem ao Dia mais Verde do Ano!! Dia da Amazônia.

Charge N°65620!

Tiras N°10124 : RUA PARAÍSO - Amorim!

Charge N°65619!

Ria...Se Puder N°5745 - queria tá assim com a periquita que eu gosto...

Charge N°65618!

Tiras N°10123 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Charge N°65617!

Tiras N°10122 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Charge N°65616!