segunda-feira, 27 de maio de 2024

Arquivos Turma da Mônica N°1.262 - Uma história do Horácio com Dinossaura com cauda grande

Capa de 'Mônica Nº 123' (Ed. Abril, 1980)

Mostro uma história em que o Horácio ajuda uma Dinossaura a ter autoestima com a sua cauda enorme que era criticada por todos. Com 6 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 123' (Ed. Abril, 1980).

Escrita por Mauricio de Sousa, começa com Tecodonte falando que tem novidade no pedaço para o Horácio, que pensa que é novo vulcãozinho estourando por aí e Tecodonte diz que é quase isso e mostra a Dinossaura que estava passando e a chama de aquilo que estava passando, cochicham que nunca tinha visto antes, é a maior cauda da paróquia.

Eles ficam olhando a Dinossaura enquanto passa, ela percebe e reclama por que não falam logo que a cauda dela é ridícula feia e deselegante. Horácio diz que não falaram nada e a Dinossaura o corta que estavam olhando como dois bobocas e chora que sempre foi assim, nunca a olharam como uma mocinha normal por causa da cauda enorme. Horácio fala para ela não ficar triste e pergunta se todos da raça têm cauda assim. Ela diz que não sabe, nunca viu ninguém da raça dela, é só ela arrastando aquele rabo por todo o mundo. 

Tecodonte pergunta por que ela tem contra isso e Horácio acha o caso dela sério e resolve ajudá-la. Fala que lagartos podem perder parte da cauda sem maiores problemas, que pode cortar o rabo, dizem que não dói nada e vai ficar andando só com um cotozinho, contente sem nenhum restinho da cauda, no início teria problema de desequilíbrio porque é o rabo que sustenta todo o corpo dela, mas é só aprender a andar com barriga empinada para frente.

Horácio pergunta como ela quer perder a cauda, se correndo na frente de um dinossauro faminto ou encostando o rabo na lago das piranhas, só escolher que eles ajudam. A Dinossaura pergunta se acha que o rabo dela é grande, Horácio diz que não, assenta muito bem nela. A Dinossaura percebe que a cauda dela é legal, beleza pura e resolve não mais cortar e vai embora feliz, gostando do seu rabo e não se importar mais com a opinião dos outros e termina Tecodonte falando ao Horácio que não perde a oportunidade de defender a Ecologia.

História legal em que Horácio resolve ajudar a Dinossaura que tinha um a cauda enorme que chamava atenção dos outros e criticavam. Ele apontou coisas que podiam acontecer se ela tirasse a cauda e ela muda de ideia no final, ainda mais depois que ele diz que não é grande, deixando a Dinossaura feliz. Ela ficava deprimida tida vez que criticavam a cauda dela e Horácio recuperou a autoestima. Tecodonte foi bem cruel achando que ela era uma aberração. 

Mais uma história filosófica do Horácio, sempre disposto a ajudar os outros. Maurício queria deixar a mensagem que a gente tem que aceitar o corpo que tem, não fazer plásticas só para atender o padrão de beleza da sociedade e não se importar com a opinião dos outros e também que devemos aceitar as diferenças dos outros. Para o que sofre bulying, é pior ficar olhando com desprezo do que falar na cara. Teve a graça da Dinossaura dizer que tem um rabinho, mesmo sendo daquele tamanho.

Cita também a respeito de extinções de animais, já que a Dinossaura nunca viu outros dinossauros da raça dela. Aí por isso Horácio querer também defender a Ecologia porque se a Dinossaura fosse a única da raça e se ela morresse, não teria mais ninguém. Se Mauricio quisesse prolongar a história, poderia mostrar outro dinossauro da mesma raça e vendo que era normal cauda daquele jeito e até eles se apaixonarem. Incorreta atualmente por ter preconceito, Tecodonte achar a Dinossaura uma aberração, se referir à cauda como "aquilo". 

Mauricio em 1980 não estava mais fazendo tanto aquelas aventuras longas com Horácio enfrentando vilões  monstros, Napões ou ele encarnando Super Horácio, estava fazendo histórias do Horácio mais curtas focadas no cotidiano dele, só que ainda não com formatos de tabloides de 1 página em jornais que prevaleceram ao longo das décadas de 1980 e 1990. Algumas histórias dele saíam primeiro em jornais, outras eram exclusivas para os gibis.

Os traços ficaram bons, interessante que o Horácio é o único que não teve grandes mudanças de evolução de traços desde os anos 1970 era bem parecido, foi o primeiro a ser todo arredondado e assim ficou sem grandes mudanças depois. Não teve título como de costume nas histórias dele e teve um erro de Horácio aparecer com pintas brancas em vez de vermelhas no primeiro quadrinho da 4ª página da história. Foi republicada depois em 'Almanaque da Mônica Nº 6' (Ed. Globo, 1988).

Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 6' (Ed. Globo, 1988) 

Créditos - Marcos Alves: 
https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2024/05/uma-historia-do-horacio-com-dinossaura-com-cauda-grande.html

Charges/Cartuns! ★ N°281.001 a N°281.100