quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.076 - Mingau: HQ "Gato com 3 cores"

Capa de 'Gibizinho do Mingau Nº 21' (Ed. Globo, 1992)

Em agosto de 1992, há exatos 30 anos, foi lançada a história "Gato com 3 cores" em que o Mingau teve pelos respingados com tinta e todos pensavam que ele era uma gata. Foi publicada em 'Gibizinho do Mingau Nº 21' (Ed. Globo, 1992).

Mingau caminha na rua quando um homem que estava pintando fachada no alto de uma escada e deixa cair 2 latas de tinta, fica aliviado que não acertou ninguém, mas, na verdade, respingos de tintas caem no Mingau, que reclama que parece uma fantasia de Carnaval e se conforma que um dia a tinta sai.

No caminho, Mingau encontra 3 gatos no beco e um deles, o Tião Mandíbula, começa a paquerá-lo, primeiro cumprimentando e depois chamando de fofura. Mingau pergunta se está o estranhando e Tião manda lhe dá um beijinho. Mingau o arranha e os outros gatos falam que tem que fazer isso mesmo, não dar moleza para o Tião e chamam Mingau de boneca. Falam, ainda, que Tião não sabem tratar uma dama, lhe oferecendo sardinha e rato fresco.

Mingau interrompe, falando que estão doidos, que ele é macho. Tião fala que sabem que ele é uma gata, pelo charme, pelo modo de andar e, principalmente, por ter três cores, branco, laranja e amarelo, indicando que é uma fêmea. Mingau dá gargalhada, fala que aquela não é a cor natural dele, pingaram tinta nele e revela que é o Mingau da rua de baixo. Os gatos ficam surpresos que estavam paquerando o Mingau, que até achou engraçado, mas os gatos ficam furiosos e atacam o Mingau, brigando feio e o deixa todo estropiado. 

Uma mulher vê o Mingau naquele estado, fica com pena, e resolve levá-lo para casa dela tomar leite e, pensando que era uma gata, queria também que cruzasse com o gato Igor dela. Mingau sai arisco do colo dela e em seguida vê gatinhos abandonados o chamando de 'mamãe" por causa das 3 cores dele e foge.

Mingau nota que se meteu em confusão só por causa da tinta e vai para casa, tomar atitude drástica. Mingau entra na banheira onde Magali estava tomando banho para tirar a tinta. Depois, Magali deu banho nele e usou o secador, falando que nunca pensou que um dia ia vê-lo tomar banho espontaneamente.


Mingau fica aliviado que agora é só um gato de uma cor e não vai mais ser confundido com gatinha. Vai a rua e vê uma linda gata passando e chega junto de outro comentando sobre ela. Só que ele apanha porque era uma gata e não gostou de ser confundido por macho e no final fala com os leitores que descobriu que todo gato de 3 cores é fêmea, mas nem toda fêmea tem 3 cores. 

História legal em que o Mingau passa sufoco com todos pensando que ele era uma gata por ter caído tinta nele. Gatos ficam paquerando, mulher quer levá-lo para cruzar com o gato dela e gatinhos pensam que era a mãe deles. Mingau não queria tomar banho para sair tinta, mas precisou ceder e se deu mal no final apanhando da gata por pensar que por ter uma cor era macho.

Se ele tivesse se molhado antes para tirar a tinta, nada disso teria acontecido, mas gatos não gostam de banho, aí sofreu. Foi divertido ver os gatos paquerando o Mingau, dando cantadas e ele sem saber e também a hora da revelação que era o Mingau, além de fugir da mulher para não cruzar com outro gato, entrando na banheira da Magali e apanhar da gata no final.

História gira em curiosidade de gato com 3 cores ser fêmea, uma coisa que nem sabia. Acabou sendo informativa e divertida ao mesmo tempo. Dá para informar, sem deixar piegas. Era bom também o Mingau na rua, com a sua turma de gatos e Magali só participando, sem ser foco principal, eram as melhores histórias dele. Tanto que nessa, ela apareceu só em 2 páginas ou 4 quadrinhos, mais precisamente. Atualmente, colocam Mingau como gato caseiro contracenando só com a Magali em casa mostrando costumes dos gatos, fica muito batido isso. Isso mais frequente a partir dos gibis de 1998 em diante. Os gatos que apareceram, foram só nessa história, ele nunca teve uma turma fixa, mesmo quando contracenava com outros gatos.

Os traços ficaram excelentes, deixando  Mingau bem fofinho, adorava traços dele assim. Teve um erro da mulher aparecer com lábios no primeiro quadrinho em que apareceu e nos outros não. Incorreta hoje em dia por haver namoro, paqueras, gatos brigarem com Mingau por eles terem paquerado um macho, machos, Mingau apanhar e aparecer com olhos roxos e surrado e final triste para o Mingau. E também a palavra "azar" dita pelo pintor seria censurada já que hoje essa palavra é proibida nos gibis.

História teve 18 páginas no formato "Gibizinho", se saísse em gibi normal, teria menos páginas, com estilo de história de miolo convencional. A capa girou no tema da história de abertura, porém fazendo piadinha em cima do tema da história já que o Mingau não usou um guarda-chuva para se livrar da tinta. Se fizesse isso, não ia se sujar, mas também não teria história. Mais detalhes do título "Gibizinho" pode ver AQUI e AQUI. Muito bom relembrar essa história marcante há exato 30 anos.

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/08/mingau-hq-gato-de-3-cores.html

Charges/Cartuns! ★ N°206.601 a N°206.700