sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°995 - Cebolinha e Cascão: HQ "Duelo em quadrinhos"

Em novembro de 1991, há exatos 30 anos, foi lançada a história "Duelo em quadrinhos" em que Cebolinha e Cascão resolvem criar história em quadrinhos com seus personagens e competem qual delas é a melhor. Com 7 páginas, foi história de abertura de 'Cebolinha Nº 59' (Ed. Globo, 1991).

Capa de 'Cebolinha Nº 59' (Ed. Globo, 1991)

Nela, Cebolinha desenha e fala sons de briga e Cascão pergunta se ele está falando sozinho e em código. Cebolinha explica que está criando uma história em quadrinhos com o personagem super-herói dele, o Super-Hiperextra, o homem mais forte e poderoso do universo. Cascão pergunta se é mais forte que a Mônica e Cebolinha responde que mais que dez Mônicas. 

Cascão pergunta se pode brincar com ele e Cebolinha não aceita porque criar histórias em quadrinhos tem que ter muito talento e concentração e prefere fazer sozinho. Cascão pergunta o que ele está insinuando, Cebolinha disfarça e diz que deixa depois ele ler e Cascão vai embora.

Cebolinha continuando criando a história do herói enfrentando dinossauro e logo depois aparece Cascão com papéis e cria também o seu herói. Cebolinha o chama de invejoso e manda sair porque estava lá primeiro. Cascão fala que o campinho é público. Cebolinha diz que assim atrapalha a inspiração dele e Cascão fala que ele está com medo de a história ser melhor. Cebolinha diz que ninguém pode superar o Super-Hiperextra e Cascão diz que é porque ele não conhece o personagem dele. 

Assim, os dois ficam criando, cada um a sua história ao mesmo tempo e falando em voz alta, só que Cascão faz mistério de quem é o herói dele, atiçando curiosidade do Cebolinha. Ele não aguenta e pergunta quem é o herói e Cascão diz que é o Supermosca,  que tem 4 braços, visão de raio X, olhos na frente e na nuca e super-força. Cebolinha dá gargalhada, acha um herói ridículo e pergunta se foi inspirada nas mosquinhas que vivem atrás dele. Cascão diz que o herói dele é original e o do Cebolinha não tem nada de especial. Cebolinha diz que o dele dá de dez a zero no Moscão do Cascão e eles voltam a criar suas histórias.

Um provoca o outro disputando qual herói é mais invencível, como Supermosca derrotar 50 marcianos com um soco e o Super-Hiperextra derrotar 300 monstros só com um sopro. Cascão cria um arqui-inimigo do Supermosca, com cara de cebola, jeito de bobão e que fala "elado", um desastre ambulante, principalmente quando cria planos que não dão certo.

Cebolinha cria um vilão para o seu herói, um imundo malfeitor, o Cascão. Ele, então, cita nome também e o mal e debiloide Cebolinha volta a tacar e o Supermosca arranca os 5 fios de cabelo, deixando carequinha enquanto que Cebolinha mostra que o Super-Hiperextra atacou o malfeitor Cascão na água para limpá-lo de vez. Cascão  fica uma fera, manda Cebolinha retirar o que ele escreveu senão vai enfrentar o Supermosca pessoalmente e Cebolinha diz que não é páreo para o Super-Hiperextra.

Os meninos brigam, Mônica aparece pra separar os dois. Eles a chamam de dentuça e gorducha, mandam não intrometer porque são os heróis mais poderosos do universo. Mônica bate neles, falando que eles não tem direito de serem mal-educados. Assim, no final, os meninos deixam histórias de heróis lado e Cebolinha resolve fazer história do cachorrinho Bilu e o Cascão, do ursinho Peteca e sapo Sapeca, histórias infantis bem calmas e sem brigas. 

História bem divertida com Cebolinha e Cascão criando história em quadrinhos de super-heróis e disputam qual o herói é o melhor. Como Cebolinha não deixou Cascão brincar com ele, Cascão faz o seu personagem também e cada um quer a vantagem para o seu herói e acabam provocando um ao outro, chegando a colocar um e outro como vilões dos seus heróis, resultando em briga. Só sossegam com Mônica batendo neles depois de a terem xingado e resolvem fazer histórias infantis calmas para não ter briga e se convencendo que a Mônica é a mais poderosa do universo.

A história aborda crianças que gostam de desenhar, criar seus próprios personagens, só que com Cebolinha e Cascão só podia acabar em briga. Culpado foi Cebolinha que se deixasse o Cascão desenhar a história com ele, nada tinha acontecido.  Muito engraçada a discussão deles, o Cebolinha insinuar que Cascão não tem talento, o mistério do Cascão revelar seu herói e eles colocarem um ao outro como vilões. Os heróis criados pelos meninos foram bem criativos, principalmente o Cascão com o Supermosca que não podia deixar se ser, por ele só pensar em sujeira. 

História bem curtinha, mas repara que tem texto grande em cada balão, o que contribuiu. Hoje noto que colocam menos texto em cada balão, fazendo mais desenhos, para deixar as histórias longas nos gibis. Incorreta atualmente por haver inveja, discussão e briga, personagens aparecendo surrados e apanhando até 2 vezes, uma entre eles e depois da Mônica. Tudo incentiva violência e não é mais permitidos nos gibis de hoje.

Traços muitos bons, com direito a personagens com olhos curvados sem serem com fundo branco demonstrando raiva excessiva. como era de costume ter na época e que ficava muito legal assim. Pena as cores já ficarem escuras, porém ainda com tons pasteis, bem próximo como iam deixar em 1992.  Essa história depois virou desenho animado no filme "Video Gibi 2" de 1998, o que a deixa clássica. Só que teve várias adaptações no desenho, a começar com o nome do herói do Cebolinha passar a se chamar "Super Capitão Cebola". Nas propagandas inseridas na história, dessa vez foi na lateral direita da página e foi da geleia de mocotó "Inbasa". Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/11/cebolinha-e-cascao-hq-duelo-em-quadrinhos.html

Charges/Cartuns! ★ N°159901 a N°160.000 * ESPECIAL