terça-feira, 20 de julho de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°962 - Mônica e Cebolinha: HQ "Até tu, Sansão?"

Compartilho uma história em que o Cebolinha armou um plano infalível de fazer o Sansão bater na Mônica. Com 8 páginas, foi história de abertura publicada em 'Cebolinha Nº 30' (Ed. Globo, 1989).
Capa de 'Cebolinha Nº 30' (Ed. Globo, 1989)

Começa com Cebolinha visitando o Cascão, que estava de cama com febre e ele diz que odeia ficar doente. Cebolinha fica chateado por ser logo no dia que criou um plano infalível contra a Mônica e queria que ele ajudasse. Cascão faz festa que adora ficar doente e rindo a toa em saber que vai ficar de fora do plano.

Cebolinha o chama de bobão e comenta que dessa vez vai dar certo porque o Cascão não vai estragar tudo, o plano é genial e os leitores vão bater palmas para ele. Cebolinha deixou tudo separado, espera a Mônica cochilar vendo com binóculo e, de mansinho, pega o Sansão para colocar algo dentro, a princípio não divulgado. 

Mônica acorda e pensa que ele queria dar nó no coelhinho e Cebolinha põe o plano em prática. Cebolinha confirma chamando o Sansão de encardido e Mônica de dentuça e boba. Mônica corre atrás dele e ao arremessar o Sansão, ele volta e atinge à Mônica. Cebolinha dá gargalhada e Mônica fica sem entender como errou. Mônica arremessa o Sansão de novo e acaba a atingindo de novo. Mônica comenta que nem está ventando e pergunta o que aconteceu com o coelhinho.

Cebolinha fala que o Sansão cansou ser coelhinho de uma nervosinha e da injustiça contra os meninos e ele quer um novo dono ou dona. Mônica tenta de novo várias vezes e Sansão sempre acaba voltando para ela, ficando surrada. Cebolinha fala que Sansão não gosta mais dela e é para deixar ficar com ele. Mônica não aceita, aí Cebolinha dá o golpe de misericórdia, fazendo o Sansão falar. Ele manda a Mônica soltá-lo, que quer ir com o Cebolinha, pois ele é legal, não bate em ninguém e é inteligente. Mônica fala que os meninos provocam e Sansão diz que não gosta mais dela e pede para ir com o Cebolinha.

Mônica, chorando, deixa e Sansão diz que sabia que ia entender, xingando de baixinha e dentuça. Mônica diz que até, nunca esperava disso dele depois de cuidá-lo com tanto carinho. Cebolinha interfere falando que ele agora é o novo dono da rua, pois não vai querer mais sabendo que até o coelhinho está contra ela. Mônica diz que nada mais interessa e é para ele fazer o que quiser.

Cebolinha comemora que finalmente conseguiu derrotar a Mônica e queria que o Cascão visse aquilo. Enquanto Mônica estava indo embora, o pai do Cebolinha aparece perguntando onde está o bumerangue e o minigravador dele, a mãe disse que ele pegou e ordena que diga onde está. Cebolinha diz que estão dentro do coelhinho da Mônica. Seu Cebola fala que pode brincar com eles mais um tempo com cuidado e na próxima, peça antes.

Mônica ouve tudo, passa a entender o motivo do Sansão voltar sempre que arremessava e começar a falar com voz esquisita e ela bate no Cebolinha. No final, Cebolinha está no quarto do Cascão, ainda doente, conta como a Mônica descobriu o plano e Cascão comenta que apesar de tudo tem que admirar que o Cebolinha não se abateu pela derrota e continua sorrindo, mostrando que a Mônica, além da surra, entalou o bumerangue na boca do Cebolinha

História muito engraçada de plano infalível com Cebolinha fazendo o Sansão voltar sempre que era arremessado e, assim, batendo na Mônica, e depois fazendo o coelhinho falar. Conseguiu derrotá-la até seu próprio pai aparecer para estragar tudo. Como Cascão não pôde participar por estar doente, alguém tinha que entregar o plano e o serviço foi do Seu Cebola e até sem querer. Se Cebolinha tivesse pedido emprestado, não precisaria o pai aparecer e estragar o plano. 

Do início ao fim é toda engraçada, muito legal a gente sentir pena do Cascão e em seguida achar graça de ele adorar ficar doente só para não participar do plano, ver a Mônica apanhado do Sansão sem entender nada e depois surpreendendo com o Sansão falando e que queria ficar com o Cebolinha porque não bate em ninguém. O final hilário também com o Cebolinha com bumerangue entalado na boca e Cascão achando que estava sorridente, apesar da derrota. Gostava também quando os personagens falavam sozinhos que nem malucos ou falando com os leitores, ficava engraçado. 

Dá para notar que Cebolinha era bem perverso nos seus planos infalíveis e como era bom ver a Mônica passada por boba pelos meninos nos planos até descobrir tudo e bater neles. Hoje é raro ver a Mônica bater neles e aparecerem surrados e muito menos ter um castigo de enfiar um bumerangue na boca do Cebolinha. Tem os absurdos de como a Mônica não reparou o Sansão mais pesado com um bumerangue e gravador dentro dele quando o arremessou, como coube um bumerangue tão grande dentro de um coelhinho de pelúcia pequeno e como Cebolinha conseguiu falar com o Cascão com o bumerangue entalado na boca. Esses absurdos eram muito bons, não precisava explicar, era assim e pronto. Evitam também absurdos assim hoje em dia.

Traços excelentes assim, muito bem caprichados, com direito com curva nos olhos sem fundos brancos quando eles estavam bem brabos ou com expressão de sentir pena ou tristes, deixando personagens mais fofinhos, eu adorava assim. O Cebolinha pensou trocando as letras a história toda por ser padrão na época, mas atualmente eles mudaram isso e agora ele pensa certo, sem trocar "R" pelo "L" para ficar mais fiel com quem tem dislalia na vida real. No título apareceu crédito da Mônica primeiro do Cebolinha, quem sabe estava previsto inicialmente sair em uma revista da Mônica e mudaram de última hora.

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/07/monica-e-cebolinha-hq-ate-tu-sansao.html

Tiras N°15837 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

A Dona da Rua chegou para encerrar os cartazes da Turminha com chave de ouro! Os 𝐝𝐞𝐬𝐚𝐟𝐢𝐨𝐬 que ela enfrentará talvez sejam os mais difíceis de todos: começar em uma nova escola, fazer novos amigos e não encontrar Magali, Cebolinha e Cascão nas aulas. Uma mudança e tanto para a Mônica. Como se adaptar à nova rotina e ao mesmo tempo manter a amizade com a turminha? Você descobrirá se ela aprendeu essa 2° lição em #TurmaDaMônicaOFilme – Lições em 𝙗𝙡𝙚𝙫𝙚 nos cinemas #VemLições Turma da Mônica O Filme
Prato principal é que não é, mas queremos polêmica. Afinal, gelatina é sobremesa?
Fazer o bem sem olhar a quem!
Quando o Dia do Amigo cai junto com o Dia do Biscoito, podemos oficializar o Dia do Amigo Biscoiteiro? Não que eles mereçam, mas né...

Tiras N°15836 : Especial MIX nº699 - Blog do XANDRO!




Tiras N°15835 : HAGAR - Dik e Chris Browne!





Tiras N°15834 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!



Tiras N°15833 : HÁ POUCA ELIPSE - Laerte!

Tiras N°15832 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!



Tiras N°15831 : GARFIELD - Jim Davis!

Charges/Cartuns! ★ N°136271 a N°136280