sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Arquivos Turma da Mônica N°770 - Cascão e Nimbus: HQ "Ártico ou Antártico?"

Mostro ma história em que o Cascão e Nimbus foram no Pólo Norte e Pólo Sul para saber onde era mais frio.Com 14 páginas, foi publicada em 'Cascão Nº 282' (Ed. Globo, 1997).

Nela, Cascão e Nimbus estão reclamando do calor grande que estava fazendo e Nimbus comenta que uma chuva sem relâmpagos ia ser ma boa. Cascão fala que não era para apelar, que bom mesmo seria ir a um lugar bem frio como o Pólo Norte. Nimbus fala que queria estar no Pólo Sul que é mais frio ainda. Cascão pergunta quem falou isso para ele e Nimbus responde que foi o pai meteorologista dele.
Os 2 ficam discutindo onde era mais frio, quando o Franjinha aparece e pergunta se estão discutindo onde chove mais. Eles perguntam onde era mais frio, Pólo Norte ou Pólo Sul. Franjinha diz se é Ártico ou Antártico, que é a mesma coisa e que seria um bom motivo para testar a sua nova invenção.  Cascão e Nimbus tentam fugir, perdendo a curiosidade de saber e Franjinha obriga os 2 irem ao laboratório dele testar a invenção.

No laboratório, Franjinha apresenta o seu transportador-cibernético-para-longas-distâncias-sem transportes. Eles tenta fugir, mas acabam voltando e Franjinha faz eles sentarem no banquinho da sua invenção com as mochilas com itens necessários para viagem. Cascão e Nimbus pensam que eles vão assistir a um filminho, mas acabam é indo parar em cada um dos polos para eles saberem onde é mais frio. Assim Cascão vai par ao Pólo Norte (Ártico) e Nimbus para o Pólo Sul (Antártico).

Primeiro surge o Cascão no Pólo Norte. Ele reclama que o Franjinha o enganou, estranha estar em um ambiente branco e logo entende que está no Pólo Norte e coloca o agasalho que o Franjinha deu. Já Nimbus no Pólo Sul, pede socorro, o narrador avisa que vão inverter a posição dos quadrinhos  para o leitor não ter tonturas, dores na vista e rodopios. Nimbus põe o agasalho antes que congele.

Cascão no Ártico, reclama que não quer mais saber de  Pólo Norte e Pólo Sul, é tudo muito frio e precisa arrumar logo uma caverna, uma fogueira, uma lareira e um cobertor.  Logo encontra um "morro quentinho com montoeira de pelos". Mas não era um morro e, sim, um urso polar e ele acaba tendo que correr da perseguição do urso. Já Nimbus na Antártida. pergunta para um pinguim onde fica a Rua do Limoeiro, Brasil. Reclama que não encontra ninguém e precisa encontrar um lugar quente. Esbarra em um pinguim e acaba ficando embaixo dele para se aquecer.

Cascão ainda estar correndo do urso polar e se depara com um precipício com água embaixo e ele não pode continuar fugindo. Ele prefere enfrentar o urso, mas ao ver a brabeza dele, fica desesperado e se convence que está em uma enrascada. Tem sorte do gelo se romper  e acaba caindo e consegue percorrer a água como se o bloco de gelo fosse um barco e, assim, fugindo do urso. Já Nimbus é tratado como um filho pelos pinguins e ele recusa o comer o peixe que eles estavam oferecendo. O pinguim dá bronca no Nimbus, que diz que não é pinguim, não tem asas, rabo e nem bafo de peixe e ao abrir a boca que é o Nimbus, acaba comendo o peixe do pinguim e até gosta, dizendo que parece os sushis da mãe.

Cascão está em enrascada com o bloco de gelo na água. Ele sabe que um iceberg ao derreter em mares quentes vira água e assim ele está frito e molhado. Porém, tem a sorte de aparecer 2 homens remando na hora e ele diz que não é esquadrão da "Suati", mas é a salvação dele. Enquanto isso, Nimbus consegue escapar dos pinguins quando eles dormiram e logo ele vê uma foca perseguindo um filhote de pinguim. Ele consegue deter a foca e leva o pinguim até o casal de pinguins e adotam o filhote como filhos deles e, assim, Nimbus consegue se livrar deles de vez.

Cascão chega à aldeia dos esquimós quando sai do barco e acha o máximo, só não entende o que eles falam, mas 2 homens entendem que ele está com fome e serram um buraco no gelo para pescar peixe. Cascão descobre, então, que o ártico era só água congelada e não tem terra, é só gelo. Quando se toca que debaixo daquele gelo todo só tem água, ele sobe na haste de um iglu e fica desesperado querendo saber onde está o Franjinha, porque ele não tira daquele lugar porque odeia água. Nessa hora, ele some junto com Nimbus e os 2 voltam ao Brasil no laboratório do Franjinha dentro da máquina onde estavam.

Franjinha pergunta se tiraram as dúvidas deles. Cascão fala que o Ártico fica no Norte, tem ursos, esquimós e gelo.. E Nimbus diz que Antártida fica no Sul, tem pinguins e é um continente. Franjinha pergunta onde é mais frio. Cascão diz que nem olhou termômetro  e o do Nimbus congelou. Franjinha vê no livro  que o Sul é mais frio, chegando a temperaturas de 70 graus negativos, confirmando a teoria do Nimbus e do pai dele. Nimbus comemora e Cascão diz que é grande coisa e só quer tirar aquela roupa porque lá estava mais quente que o deserto do Saara. Nimbus diz que na Austrália tem um deserto que é mais quente e eles voltam a discutir onde é mais quente e Franjinha fala que logo, logo vai ter que usar a sua máquina de novo, terminando assim.

É uma história legal, mostrando a dúvida de muita gente se é mais frio no Pólo Norte ou Pólo Sul. Cascão e Nimbus tinham essa dúvida e foram ver isso na prática indo pessoalmente lá através de mais uma das invenções malucas do Franjinha, passando por vários apuros. 

Foi bom ver os apuros do Nimbus e Cascão, revezando as cenas de cada um, com o que acontecia com cada um no mesmo momento. Mostra as tramas como se fosse um filme, uma novela. pode também ler separado cada passagem que apareciam eles separado, Cascão teve situações mais engraçadas. De quebra ainda dá pra aprender com o que tem no Pólo Sul  e Pólo Norte como os sinônimos Ártico e Antártico, saber sobre icebergs, gelos, assim como os costumes de cada região.

Os traços foram bem desenhados, ficou legar ver Cascão e Nimbus com os agasalhos e frio quase a história toda. Era bacana também os medos dos personagens com as invenções do Franjinha, já qe eles sempre se davam mal com isso. Tem a curiosidade ao Cascão falar de salvamento "Suaiti" foi uma referência à SUAT dos Trapalhões.Engraçada a parte do narrador avisando que vai inverter os quadrinhos para o leitor não ficar com tontura e dor na vista.

Nimbus foi criado em 1994 e gostava das suas histórias  envolvendo meteorologia, previsão do tempo, se medo de trovão, eram bem divertidas e ainda dava aprender sobre o assunto meteorológico, foi o que marcou mesmo nos seus 25 anos de criação. Até em 1998 ele tinha essa característica nas histórias e a partir de 1999 mudaram a sua personalidade, fazendo agir como um mágico oficial da turma, descaracterizando bastante a sua personalidade original. Depois foi muito raro histórias de meteorologista e medo de trovão, até qe teve uma citação rápida recente  em 'Turma da Mônica Nº 51 de 2019 com o autista André, depois de muitos anos sem sequer citar essa personalidade do Nimbus.

Créditos ;)  Marcos Alves: http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2019/09/cascao-e-nimbus-hq-artico-ou-antartico.html

Tiras N°12497 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Escolhido em 1999 pela ONU, o 25 de novembro é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. A campanha terá 16 dias de ativismo com o tema “Pinte o mundo de laranja: Geração Igualdade contra o estupro!” e dura até 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos. O evento na sede da Organização está sendo transmitido ao vivo. CC/ ONU Brasil #PinteOMundoDeLaranja #OrangeTheWorld #16Dias #16Days

Em 1964, o Mauricio criou um fantasma para a Turma do Penadinho que era tão burro, mas tão burro que resolveu batizá-lo de “Fantasno". 

Você pode conhecer muitos outros personagens do universo de Mauricio de Sousa na exposição "Olá, Mauricio!”. E ela foi prorrogada! Até dia 16 de fevereiro, no Centro Cultural Fiesp.

Tiras N°12496 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Ria...Se Puder N°6183 - QUEM NUNCA PISOU EM UM DESSE, DESCALÇO...

Tiras N°12495 : Especial MIX nº222 - Blog do XANDRO!

Tiras N°12494 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Ria...Se Puder N°6182 - ESQUEÇO DATAS, NOMES, SENHAS,CHAVES,CELULAR, PROMESSAS...

Tiras N°11893 : SALMONELAS - Benett!

Tiras N°12472 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Ria...Se Puder N°6181 - PUXA PUXA KI PUX MAS KE CALORR Ê ESSA?

Tiras N°12471 : Calvin and Hobbes/Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°12470 : Mulher de 30 - Cibele Santos!

 Tive o privilégio de conhecer esse cara bacana e registrar este momento.
Vá em.paz, Gugu!
 Mantra da Black Friday

Ria...Se Puder N°6180 - Black Friday no Brasil:

Tiras N°12469 : GARFIELD & A SUA TURMA - Jim Davis!

Tiras N°12468 : NíQUEL NáUSEA - Fernando Gonsales!


Charges/Cartuns N°83070!

Charges/Cartuns N°83069!

Charges/Cartuns N°83068!

Charges/Cartuns N°83067!

Charges/Cartuns N°83066!

Charges/Cartuns N°83065!

Charges/Cartuns N°83064!