sexta-feira, 6 de maio de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.041 - Turma da Mônica & Garfield: O Lápis Mágico - Uma Omniventura (Parte 2)

Já nas bancas "Turma da Mônica & Garfield - O lápis mágico Uma Omniventura Nº 2" pela Editora Panini e nessa postagem mostro tudo sobre essa nova edição.

É a segunda parte do encontro da Turma da Mônica com Garfield, com 30 páginas da história, em formato minissérie, cada volume mostrando um capítulo da história. A coleção, com parceria da MSP com Nickelodeon, tem 3 volumes, com primeiro saindo em março, o segundo, em abril e o terceiro, em maio de 2022. 

Esse "volume 2" tem formato americano 19 x 27,5 cm, capa envernizada como faziam o título "Clássicos do Cinema", 36 páginas, papel de miolo offset, custando R$ 12,90. A distribuição aqui chegou dia 23 de abril e dessa vez o gibi não veio plastificado nas bancas como foi na "Nº 1", pelo menos aqui na região. 

Não tem um frontispício apresentando o especial, tem só uma ilustração igual à capa inicial na página 3, seguido de créditos gerais e logo depois vem a história, escrita por Flávio Teixeira de Jesus e coordenação de conteúdo de Paulo Back. Sem extras e sem tirinha no final. Traços seguiram o estilo digital atual com enquadramento não aparecendo linhas tradicionais em cada quadrinho e também tem efeitos e sombras nos desenhos e, em algumas páginas, o fundo fica colorido em vez do tradicional branco por conta do cenário de um quadrinho envolver a página toda, parecendo desenho animado.

Enquanto que no "volume 1" ficou focado de como o Bugu foi parar no universo do Garfield e depois eles procurarem o Odie que se perdeu no bairro do Limoeiro do universo da Turma da Mônica, a trama desse volume "N° 2" foi ambientada no universo do Garfield em Muncie, Indiana (Estados Unidos). Após levarem de volta o Garfield e Odie para o universo deles, a Turma da Mônica vai para lá visitá-los com o lápis mágico da Marina, ao receberem uma carta misteriosa e pensavam que foi escrita pelo Garfield convidando-os. 

Foi tudo uma armadilha para o Monstro de Lasanha e Capitão Feio executarem seu plano de dominar os 2 universos. Lá, o Monstro captura a Marina e a Turma da Mônica vão à procura dela pelo universo do Garfield e contracenam com a turma dele como a Arlene, Nermal e ratinho Squeak. E eles descobrem que o palhaço Binky era o capitão Feio disfarçado para atrai-los para lá.

Como destaques, mostra que tanto a trama do "volume 1" quanto do "volume 2" se passam nas segundas-feiras, como referência ao dia da semana que ele mais gosta, vimos a Turma da Mônica desenhada no estilo da Turma do Garfield assim que entram no universo dele para homenageá-lo, também vimos o Garfield atual contracenando com o Garfield gordo original de 1978, quando ele foi criado. Foi legal ver a Magali olhando para o Monstro de Lasanha, querendo devorá-lo e até achando ruim que ela não tem um vilão assim. Engraçado também o Bugu sendo chutado pelo Garfield e achando o Bugu um chato. 

Mingau não aparece neste volume, são apenas os 4 personagens principais (Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali) mais Bugu, Bidu, Marina e Capitão Feio, sendo o Bugu o astro maior. Pelo universo do Garfield, até o Jon apareceu dessa vez, sendo que não contracenando com a Turma da Mônica, ele até agora ainda não viu a turminha lá, foi presença só fazendo participação de levar ao veterinário o Garfield gordo de 1978 por achá-lo diferente. O atual deixou versão dele de 1978 com o Jon no lugar para o atual ir salvar a Marina. Já os outros personagens do Garfield contracenaram com a turminha.

Em nenhum momento a Turma da Mônica entendia o que o Garfield e outros bichos do universo dele falavam, ficava a serviço do Bugu a ser intérprete para mostrar o que o Garfield e outros bichos falavam para a turma. No final, ficou um gancho para a próxima edição com o Monstro de Lasanha segurando a Marina no alto de uma torre e mistério de como ela vai escapar dessa.

Ficou legal esse segundo capítulo da minissérie com a Turma da Mônica no universo do Garfield, boas tiradas e referências ao universo dele. Procurou explicar bem o universo do Garfield, mas assim, tem coisas que entendem só se já leu as histórias dele. Acho que o Mingau devia ter aparecido e participar da aventura enfrentando os vilões junto com a turma, o encontro dos gatos não merecia ficar restrito a uma participação de 3 páginas da primeira edição.  Pena também lápis mágico da Marina ser sempre a forma de eles viajarem pra outros universos, podiam variar isso. Depois deve ter um livro de luxo em capa dura reunindo as 3 edições e bem mais caro e os leitores decidem qual versão melhor pra adquirir. Vamos ver como será a terceira e última edição da minissérie de como eles vão salvar a Marina e estragar os planos do Capitão Feio e o Monstro de Lasanha e o desfecho final da história seriada. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/05/turma-da-monica-e-garfield-o-lapis-magico-uma-omniventura-parte-2.html

Charges/Cartuns! ★ N°186.701 a N°186.800