sábado, 1 de janeiro de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.008 - Livro "Horácio e seus amigos dinossauros" (1993)

Em dezembro de 1993 foi lançado o livro "Horácio e seus amigos dinossauros" reunindo páginas semanais do personagem que saíram em jornais. Nessa postagem mostro como foi esse livro especial.

O Horácio foi criado em 1961 fazendo participações esporádicas em tiras e páginas do Piteco em jornais. Em 1963 passou a ter páginas solo no jornal "Folha de São Paulo", no suplemento "Folhinha de São Paulo" a cada semana era publicada uma página de história com Horácio escrita pelo Mauricio de Sousa, podendo ser uma página com história completa ou uma página com história seriada, cada semana era liberada uma página da história, ficando meses para se ter uma história completa e conhecer o final dela. Em 1988 as páginas foram para o jornal "O Estado de São Paulo", no suplemento "Estadinho". Foram publicadas páginas do Horácio entre 1963 a 1992 contando os jornais "Folha de São Paulo" e "O Estado de São Paulo".

Para comemorar, então, os 30 anos de lançamento das páginas semanais do Horácio, foi lançado esse livro especial pela Editora Globo de 1993. O livro teve capa cartonada, formato 21 x 27,5 cm, 114 páginas com papel off set no miolo.  Começa com uma introdução de 4 páginas apresentando o Horácio, com suas principais características.

Uma página de apresentação

Na introdução também fala de curiosidades e um pouco sobre as páginas semanais dele nos jornais, miniatura da primeira página de 1963 e no final mostra um esboço de uma das páginas feito pelo Mauricio de Sousa, antes de ser produzido com arte-final e cores para sair no jornal.

Uma página de apresentação

A seguir vem as histórias, são disponibilizadas em ordem cronológica entre 1981 a 1984. Apesar na introdução falar que são a partir de 1982, mas tiveram algumas de 1981, mostrando ano nas próprias páginas. Foram 103 páginas de jornais entre Nº 852 a 961, mostradas na ordem, sendo que algumas puladas.

A maioria foram com história completa em cada página. Apenas 6 que foram seriadas, contendo histórias entre 2 a 4 páginas com exceção de uma com os Napões que teve 8 páginas relembrando os velhos tempos. Nessa fase dos anos 1980, as páginas eram com história completa, famosos tabloides, e eram raras as seriadas e quando tinham, não eram tão longas voltadas com grandes aventuras com mais de 8 páginas como foram nos anos 1960 e 1970, foi bem raro ter.

O Mauricio nessa fase dos anos 1980 fazia histórias mais curtas e objetivas, provavelmente por não ter muito tempo de criar histórias. Nesse período também muitas eram voltada a Filosofia, com alguma lição de vida, problemas sociais, deixando o Horácio com sabedorias, mas tiveram algumas também com humor, além de fugir do amor da Lucinda, desentendimentos com Tecondonte e Antão (que no livro o Maurício o colocou com nome de Mamutão), entre outras. 

A maioria desses tabloides foram aproveitados depois em gibis, primeiro saíam nos jornais de São Paulo e depois reeditavam nos gibis para o público de todo o Brasil conhecer também. Ou seja, nos anos 1980 e 1990 não tiveram histórias do Horácio inéditas criadas exclusivas para os gibis, foram só reedicões das páginas de jornais feitas pelo Maurício, com exceção dos Gibizinhos do Horácio, que aí foram criadas por roteiristas da MSP. Ainda assim, tiveram algumas desse livro que não saíram em gibis e são raras, então.

Uma das páginas que foram seriadas

As páginas originalmente foram publicadas nos jornais de forma horizontal, mas nesse livro para facilitar a leitura e também pra aproveitar a organização como saíram nos gibis nos últimos anos, aí deixaram na vertical. Algumas das páginas com histórias seriadas desse livro foram reorganizadas ou redesenhadas quando foram republicadas nos gibis para caber mais em mais páginas nos gibis. Acontecia também nos gibis de histórias de 1 página colocarem em 2 com desenhos ampliados para ocupar mais páginas nos gibis. Então, com esse livro dá pra ver os traços originais.

Nesse livro teve 1 tabloide estrelado pelo Piteco. No caso, saiu em uma página do Horácio e pelo visto Mauricio queria diferenciar e publicar algo diferente do Horácio nesse espaço dedicado do jornal. Essa nunca foi republicada em gibi e foi rara. Lembrando que em algumas dos anos 1960 e 1970 tiveram algumas páginas e histórias com Horácio interagindo com Piteco e a Turma da Mônica, já nessa aparece só Piteco sozinho, mostrando apenas no título que "Horácio conta uma do Piteco".

Dentre outras raras de destaque, teve uma em homenagem aos 20 anos de criação do Horácio, com um dinossauro reclamando que também tinha 20 anos e não aproveitou nada da vida até aquele momento e Horácio lhe dá ums how de sabedoria. E uma outra passada no futuro daqui milhares de ano com descendentes do Horácio em outro planeta e mostra a forma que o Horácio fugiu e se livrou da extinção dos dinossauros. Outra coisa bem interessante é o logotipo das páginas sempre interagir com o tema da história proposta, como nessa página que ele colocou logotipo com caveira para representar extinção dos dinossauros. Uma boa criatividade do Mauricio pensar nisso ao criar as histórias.

Na contracapa, uma linda ilustração misturando foto real com desenho com o Maurício de Souza apontando para o Horácio e os outros personagens criados por ele.

Contracapa da edição

Para constar, depois, em 2013, foi criado um livro com essa ideia pela Editora Panini com o mesmo nome "Horácio e seus amigos dinossauros" em homenagem aos 50 anos do lançamento das páginas semanais dele, com capa dura de luxo. Apesar do mesmo nome, não foi uma reedição do livro de 1993 da Editora Globo, esse de 2013 reúnem tiras cronológicas bem no início, entre 1963 e 1965. Era pra ser edição regular para republicar todas as páginas do Horácio, mas acabaram desistindo do projeto e nunca teve continuação, ficando só nesse volume da Panini.

Capa de "Horácio e seus amigos dinossauros" (Ed. Panini, 2013)

Seguiu assim até em 2021, quando a MSP lançou pela Editora Pipoca & Nanquim a coleção de luxo de livros de capa dura "Horácio Completo", em 4 volumes, para comemorar os 60 anos de criação do personagem, aí finalmente conseguiram publicar todas as páginas do Horácio entre 1963 a 1992, divididos em 4 volumes de luxo com cerca de 300 páginas cada livro. Em 2021 foram lançados os 2 primeiros volumes e em 2022, os volumes 3 e 4. No volume 3 compreende as páginas desse livro de 1993, incluindo as puladas.

Capas dos 4 livros da coleção "Horácio Completo" (Ed. Pipoca & Nanquim, 2021/22)

Como podem ver, "Horácio e seus amigos dinossauros" de 1993 foi um bom livro pra conhecer um pouco a trajetória do Horácio. Livro simples, sem luxo, mas com conteúdos bem marcantes de 9 a 12 anos atrás até então. Mesmo que maioria material conhecido de quem já lia os gibis na época, mas também tiveram algumas raridades que não foram republicadas em gibis, que valem a pena a ter esse livro. Prefiro livros assim com capa cartonada e baratos do que as versões de luxo com capa dura e papel de miolo melhores, tornando mais caro para ter mesmo conteúdo. Elitizar gibis é terrível. 

Hoje esse livro de 1993 fica um pouco sem importância ter (assim como o de 2013), já que dá pra ver essas páginas na coleção de livros de luxo "Horácio Completo", basta comprar o volume 3 que compreende as páginas desse livro de 1993. Mas quem gosta de raridade, sem se importar de ter mesmo conteúdo do que já tem ou quem não pode comprar os livros caros de luxo atuais, pode ser que encontre barato o de 1993 em boa condição de preço na internet ou sebos para ter algum material de páginas semanais do Horácio antigas. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/12/livro-horacio-e-seus-amigos-dinossauros-1993.html 

Tiras N°16409 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!





Tiras N°16408 : GARFIELD - Jim Davis!

















Charges/Cartuns! ★ N°166.201 a N°166.300