Capa de 'Chico Bento Nº 30' (Ed. Abril, 1983) |
Marocas fica sem graça, deixa para lá e resolve fazer a chamada. Chama os alunos e quando comenta que faltou só o Chico, ele surge debaixo da mesa onde ela estava sentada e ela se assusta. Com isso, Marocas manda o Chico escrever no quadro negro "Não devo brincar na aula" e não parar até quando ela mandar.
Depois, Marocas tenta dar aula de História e Chico arranha o giz fazendo barulhão que assusta todos. Marocas entrega outro giz para o Chico e ele consegue quebrar. Irritada, ela entrega todos os giz para ele e manda colocar no bolso. Só que ele não tinha bolso, os gizes caem no chão, Marocas pisa, rodopia e bate de frente no quadro, ficando de cabeça para baixo.
Chico tenta se explicar, Marocas diz que acredita em tudo que ele fala e manda ajudar a desvirar porque não consegue se mover. Ao ajudar, Chico acaba tirando a saia dela. Marocas se esconde atrás da mesa e pede para o Chico devolver a saia e Chico diz que não vai dar porque ela vai pôr de castigo e puxar as orelhas dele. Marocas diz que não está braba, Chico diz que sim e aí ela se irrita e grita com ele. Chico se assusta e larga a saia, que voa pela janela e cai no rio em frente a escola.
Marocas manda a turma toda ir lá buscar a saia. Depois de um tempo, Marocas pergunta aos alunos se já conseguiram pegar a saia, Chico fala que não, estão testando pescá-la. Marocas diz que vão ficar o tempo que for preciso até pegarem e no final é revelado que eles estão pescando peixes e curtindo o ar livre, enquanto a saia está até perto deles.
Muito engraçada essa história com Chico perturbando a professora Marocas e depois com medo de não ser castigado por ela, consegue aprontar mais ainda. Ele era um verdadeiro pestinha em sala de aula, não deixa a a professora dar aula. Incrível que no final, a Marocas se deu muito mal e ele se deu depois de tudo que aprontou.
Foi rachar de rir ver o Chico tentando fugir da sala de mansinho sem professora ver, ela o agarrando com o guarda-chuva, o procurando abaixada, os sustos dela com Chico escondido na mesa e com o barulho do giz, ela rodopiando e se trombando no quadro e ficar sem saia. Como a Marocas sofreu com o Chico nessa. Ela não precisava ficar sentada esperando os alunos, era só ficar na janela vendo eles pegarem a saia e ia flagrar que estavam só pescando de boa
Completamente incorreta por Chico agir como mal aluno desrespeitando a professora, fora coisas que ele fez como fazer a professora cair daquele jeito com os gizes no chão e ela ficar sem saia na sala de aula. Hoje em dia o Chico é o oposto disso, é um bom aluno, esforçado e não apronta com professora, quase n~]ao tem histórias na escola e quando tem são mais voltadas ao didático, ensinando boas maneiras e Chico tirando nota boa.
Além disso, antigamente a professora Marocas era bem enérgica, colocava os alunos de castigo isolado de frente para parede, gritava com eles, até chamava Chico de burro! hoje ela não é mais assim, é mais calma e sem dar castigo aos alunos, procurando dar conselhos. A didática antiga da Marocas é inaceitável hoje, tipo cena de fazer o Chico escrever no quadro negro não é bem visto, seria traumático para o aluno. Tudo que faz aluno passar vergonha diante dos outros é proibido.
Traços excelentes, típicos dos anos 1980. Foi republicada depois no 'Almanaque do Chico Bento Nº 12' (Ed. Globo, 1990). Termino mostrando a capa desse almanaque.
FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!!
Capa de 'Almanaque do Chico Bento Nº 12' (Ed. Globo, 1990)
![]() Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/10/chico-bento-hq-uma-aula-dificil.html |