segunda-feira, 13 de junho de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.050 - Turma da Mônica & Garfield: O Lápis Mágico - Uma Omniventura (Parte 3)

Nas bancas "Turma da Mônica & Garfield - O lápis mágico Uma Omniventura Nº 3" pela Editora Panini e nessa postagem mostro tudo sobre essa última edição da minissérie de 3 edições de parceria da MSP com Nickelodeon.

Lançado em maio de 2022, esse volume "Nº 3" tem formato americano 19 x 27,5 cm, capa envernizada como faziam o título "Clássicos do Cinema", 36 páginas, papel de miolo offset, custando R$ 12,90. A distribuição aqui chegou dia 27 de maio e  não veio plastificado nas bancas, só o "Nº 1", pelo menos aqui na região. 

Assim como os outros 2 volumes iniciais, esse não tem um frontispício apresentando o especial,  no lugar uma ilustração na página 3, seguido de créditos gerais e logo depois vem a história, escrita por Flávio Teixeira de Jesus e coordenação de conteúdo de Paulo Back. Não tem também extras, propagandas internas e nem tirinha no final. Traços seguiram o estilo digital atual com enquadramento não aparecendo linhas tradicionais em cada quadrinho e também tem efeitos e sombras nos desenhos e, em algumas páginas, o fundo fica colorido em vez do tradicional branco por conta do cenário de um quadrinho envolver a página toda, parecendo desenho animado.  

Enquanto que no "volume 1" ficou focado neles procurarem o Odie que se perdeu no Bairro do Limoeiro do universo da Turma da Mônica e no "volume 2" com eles procurando a Marina, que foi levada pelo Monstro de Lasanha no universo do Garfield em Muncie, Indiana (Estados Unidos), esse "volume 3" mostra o desfecho da história de como eles vão salvar a Marina do Monstro de Lasanha. Ela é levada para o "omniverso", portal de caminho de transição para a chegada aos universos diferentes, e tem uma batalha entre a Turma da Mônica e Garfield contra os vilões para ver quem ganha. Marina e seu lápis mágico foram os principais destaques nessa edição.

A gente vê de cara que o Capitão Feio apanhou da Mônica e não ficou com olho roxo e nem surrado, só aparecendo umas estrelinhas bem discretas. A nova ordem da MSP é evitar que personagens apanham para não ter violência e quando apanham, não mostrar personagens surrados. Fica bem estranho assim apanhar e não ter nem arranhão. E não só nas histórias novas, eles alteram cenas nos almanaques tirando os personagens com olho roxo e surrados quando apanhavam nas revistas originais. Pior quando são alterações nas histórias antigas.

Há reforços durante a história como a turma levar para o omniverso, através do lápis mágico da Marina,  outros personagens secundários do núcleo da própria Turma da Mônica como Milena, Franjinha, etc, e secundários de outros núcleos como Tina, Piteco, Astronauta, entre outros, enquanto que os vilões levam para lá a SMAQ (Sociedade dos Malvados Antagonistas de Quadrinhos) como Bruxa Viviane, Doutor Olimpo, Doutor Spam, Loide Coelhão, Zum e Bum, entre outros. SMAQ foi uma liga de vilões da MSP de todos os tempos formada na história especial "Os doze símbolos do Natal" , de 'Mauricio Apresenta Nº 8' (Ed. Panini, 2009). 

Também teve Capitão Feio e Monstro de Lasanha levando vilões do universo do Garfield como Hater, Oogump, Double Take e Contractor, assim como a Turma da Mônica levar os personagens do Garfield como heróis, a Pet Force, formada por Garzooka, Starlena, Abnermal, Compooky e Odious. 

Nessa edição, as crianças entendem os pensamentos do Garfield quando estão no omniverso, já nas outras edições em que eles estavam em seus próprios universos não conseguiam, apenas Bugu e outros bichos que entendiam o que o Garfield dizia. Mingau aparece dessa vez junto com a "Liga dos Pets", formado por ele, Bidu, Floquinho e Chovinista, aparecendo para ajudar a Turma da Mônica. E todos entendiam também o que os bichos falavam por estarem no omniverso.

Vimos também que os vilões têm grupo de Whatsapp e, assim todos se conhecem, assim como os personagens de núcleos diferentes da Turma da Mônica se conhecem e interagem em grupo  de Whatsapp. Destacaram que data de estreia do Monstro de Lasanha em gibi do Garfield em 2010. Jon não apareceu nessa, os outros personagens do universo do Garfield, de certa forma , sim. 

Para entender as partes do universo do Garfield, tem que ter visto desenhos animados e lido gibis dele, mas ainda assim teve cuidado pra explicar algumas coisas par apelo menos ter uma noção. Teve um erro do Cebolinha falando com boca fechada como acontecia muito na Editora Abril e as vezes na Globo. Fazia muito tempo que não tinha erro assim, mas eles podem justificar que estavam no omniverso, onde tudo pode. Porque atualmente a MSP não gosta de erros assim e absurdos nos gibis, com exceção nas histórias do Louco.

Foi boa a edição, ficou corrida um pouco, mas deu para entender e ter um gosto da junção entre os universos da Turma da Mônica e do Garfield. Pena o destaque maior a lápis mágico da Marina, que fica muito repetitivo e uma justificativa oficial para eles se teletransportarem a outros universos diferentes, ainda assim conseguiu ficar melhor que as edições mensais atuais de bancas. A minissérie toda foi interessante, valeu a homenagem ao Garfield. Ainda devem lançar livro de capa dura caro reunindo as 3 edições para quem perdeu essas edições especiais de bancas. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/06/turma-da-monica-e-garfield-o-lapis-magico-uma-omniventura-parte-3.html

Tiras N°16.802 : Especial MIX nº864 - Blog do XANDRO!

Tiras N°16.801 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°16.800 ★ ESPECIAL : GARFIELD - Jim Davis!

Charges/Cartuns! ★ N°192.001 a N°192.100