terça-feira, 23 de junho de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°846 - Mingau: HQ "Se o meu gatinho falasse..."

Em junho de 1990, há exatos 30 anos, foi lançada a história "Se o meu gatinho falasse..." em que o Mingau passou a falar de repente com uma invenção do Franjinha. Com 10 páginas, foi história de abertura de 'Magali Nº 26' (Ed. Globo, 1990).

Mingau está dormindo no sofá e Seu Carlito, distraído lendo jornal e reclamando do absurdo dos preços altos das coisas, acaba sentando em cima dele. Mingau mia e Seu Carlito pede desculpas, se confundiu com as almofadas e á aviso pra não se deitar no sofá. Depois Mingau vai à cozinha e Dona Lili lhe dá leite e Minga reclama que quer algo sólido como peixe, carne e bolinho , mas como emite só miados, Dona Lili pensa que está miando  de contentamento. 

Mingau vai para a rua, dizendo que os humanos não o entendem, quando se depara com o Bidu. Mingau tenta dialogar com ele, mas como só mia ele também não entende o que ele fala e começa a perseguir o Mingau. Ele encontra o laboratório do Franjinha e consegue escapar do Bidu, já que lá ele não entra.

Franjinha vê Mingau ofegante lá e enquanto Mingai tenta falar que tinha que dar jeito no Bidu, que vive o perseguindo e que não gosta de ser dedo-duro, Franjinha coloca uma pílula na boca do Mingau que estava aberta para testar nele. Mingau fica desesperado por ser usado de cobaia e sai correndo, sabendo agora por que o Bidu não entra no laboratório. 

No caminho, vê o Bidu, que volta a persegui-lo e para diante de um muro no beco. Mingau tenta dialogar com o Bidu, aí ele começa a falar como humano, assustando o Bidu. Mingau estranha se a voz saiu da boca dele e ao falar que se o Bidu ouviu e Bidu sai correndo e Mingau admira o seu vozeirão, parecendo a voz do Mauricio de Sousa e diz que as coisas vão mudar um pouco, dando de entender que vai se vingar da família da Magali.

Em casa, Mingau deita no sofá e quando Seu Carlito o vê reclama que está outra vez no sol e manda para cair fora. Mingau fala para eles conversarem, que faz parte da família e tem direito de usar o sofá. Seu Carlito se espanta, se pergunta quem está falando e Mingau fala que é o felino que eles chamam de Mingau. Seu Carlito pensa que era a Magali fazendo ventríloquo e procura pelo sofá e Mingau diz que a filha dele não teria voz de barítono e sai do sofá quando Dona Lili o chama para lanchar.

Dona Lili dá leite de novo e Mingau e se ele pergunta se tem cara de bezerro, é só leite, leite e queria um filé pra variar. Dona Lili desmaia e Mingau diz que tem que controlar a sua voz sensual. Magali aparece perguntando o que está acontecendo. Seu Carlito fala que o Mingau passou a falar e Magali acha que era implicância dele, mas se assusta quando vê que ele realmente estava falando. Seu Carlito comemora que estão ricos e o leva até ao rádio, tevês e jornais, imaginando o quanto vão pagar a ele pra ver um gato falante.

Magali tenta impedir correndo atrás do pai e falando que Mingau não quer, mas não consegue alcançar. Esbarra com Franjinha e Humberto. Franjinha pergunta pelo Mingau e Magali fala que está a caminho da fama e conta toda a história. Franjinha comemora que deu certo a sua pílula para curar a mudez do Humberto. Magali reclama que a culpa foi do Franjinha e chora porque agora o Mingau vai virar estrela e não vai mais brincar com ela.

Franjinha avisa que o efeito da pílula dura pouco e deve estar acabando agora. Nesse momento, Seu Carlito estava na emissora de TV, mandando o Mingau falar ao vivo na frente de todos, o efeito da pílula acaba e Mingau começa a miar normal. Eles são chutados pelos donos da TV. Enquanto isso, Franjinha testa a pílula no Humberto e ao invés de falar normal, acaba miando como gato e descobre que a pílula tem efeito inverso e tenta aliviar, falando ao Humberto que o efeito dura 2 horas. 

Já em casa, Se Carlito comenta que foi tudo um fiasco, Magali acha que foi melhor assim, prefere o seu gatinho normal e Seu Carlito reconhece que não ia se acostumar com vida de milionário. Ele vai ler jornal no sofá e acaba sentando em cima do Mingau, que mia, saindo todo amassado e pensando que eles têm sorte que não poder falar agora, e, assim, voltando tudo ao normal.

Muito engraçada essa história com Mingau falando depois de tomar a pílula do Franjinha, dando muitas confusões. Tem fórmula do Franjinha com os personagens se dando mal eram bem envolventes Se Mingau soubesse das invenções malucas do Franjinha, jamais entrava lá como fez o Bidu. Gostei de ter só personagens diferentes sem ser os 4 da turminha se tornando mais diferente ,mito bom ver Franjinha, Humberto e Bidu em um gibi da Magali.

História teve várias cenas hilárias como os outros se assustando com o Mingau falando, ele achar que tem voz do Mauricio de Sousa. Foi rachar de rir as partes do Mingau perguntar se tem cara de bezerro, assim como ele e Seu Carlito serem chutados ao verem que ele não falava e Humberto miando com a fórmula do Franjinha. 

Nas partes do Mingau falando colocaram balões com texto mais em negrito para dar sensação que era uma voz grossa.. Sempre aparecem balões de pensamentos como Mingau. A Magali não sabia o que ele estava falando, mas até que muitas vezes até dava impressão que estava sabendo nos diálogos entre eles. Já Bidu junto com Mingau as vezes eles dialogavam se entendendo normal, as vez não, dependendo do roteiro. Dessa vez o Seu Carlito não espirrou de alergia, só teve implicância com o Mingau. Já tiveram histórias antes com ele espirrando, mas como ainda eram as primeiras edições da Magali, ainda estavam testando as situações de relações entre Mingau e Seu Carlito.

De vez em quando eles colocavam histórias do Mingau como de abertura nas revistas da Magali para diferenciar Tinham participação pequena dela e da sua família, mas ele que era o astro. Porém, nos gibis do final dos anos 1990 e nos dos anos 2000, estava um exagero de histórias do Mingau, tanto de abertura quanto de miolo, só dava ele, aparecendo mais que a dona do gibi, aí ficava chato. Pelo menos ultimamente ele tem aparecido normal sem exageros. Gostava também do Mingau passeando na rua, hoje ele é só gato doméstico.

Os traços também excelentes, como era bom ver os desenhos assim, Mingau dormindo ficou bem fofinho e esses ângulos de Magali de perfil eram lindos também. Tudo indica ser história e desenhos da Rosana Munhoz, tem todo o jeito, mas nada confirmado qe seja dela. Teve um erro de cor colocando a manga do vestido da Dona Lili branca ao invés de rosa na 6ª página da história (página 8 do gibi), nada que estrague. Muito bom relembrar essa história clássica do Mingau, há exatos 30 anos.

Tiras N°13657 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

 Em clima de muito agasalho, pantufas e saborosos caldos quentes, os amantes do friozinho podem comemorar, pois o inverno chegou! Na estação mais fria do ano com períodos de sol mais curtos e noites mais longas, vale o cuidado redobrado com a saúde, inclusive com a vacina da gripe em dia. E você também gosta do inverno?
 Só os loucos sabem, disso os loucos sabem. Quem é você nessa escala?
 Celina Turchi entra para o hall do Donas da Rua da História. Ela foi responsável por coordenar uma força-tarefa que respondeu inquietações de cientistas sobre o elo entre zika e microcefalia. Que Celina continue mobilizando esforços de pesquisadores no Brasil e no mundo. #DonasDaRua #DonasdaRuaDaHistória #DonadaRua

Tiras N°13656 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°13655 : Especial MIX nº384 - Blog do XANDRO!

Tiras N°13654 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°13653 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Charges/Cartuns! ★ N°94880

Charges/Cartuns! ★ N°94879

Charges/Cartuns! ★ N°94878

Charges/Cartuns! ★ N°94877

Charges/Cartuns! ★ N°94876

Charges/Cartuns! ★ N°94875

Charges/Cartuns! ★ N°94874

Charges/Cartuns! ★ N°94873

Charges/Cartuns! ★ N°94872

Charges/Cartuns! ★ N°94871


Charges/Cartuns! ★ N°94870

Charges/Cartuns! ★ N°94869

Charges/Cartuns! ★ N°94868

Charges/Cartuns! ★ N°94867

Charges/Cartuns! ★ N°94866

Charges/Cartuns! ★ N°94865

Charges/Cartuns! ★ N°94864

Charges/Cartuns! ★ N°94863

Charges/Cartuns! ★ N°94862

Charges/Cartuns! ★ N°94861