quinta-feira, 18 de julho de 2013

Gibis Disney : Disney BIG N°22 - A Capa!

O destaque da edição é o especial Morcego Vermelho 40 anos - A Origem!
 As primeiras aventuras do herói mais atrapalhado de Patópolis!
 DISTRIBUIÇÃO NACIONAL! - 15 de agosto 
QUADRINHOSDISNEY.png (551×261)

Charge N°29094!

Charge N°29093!

Tiras N°4790 : MAFALDA - Quino!

Charge N°29092!

Charge N°29091!

Ria...Se Puder N°3916!

Charge N°29090!

Charge N°29089!

Tiras N°4789 : GARFIELD - Jim Davis!

 Gatos no café
 Generoso
 Golf

Charge N°29088!

Charge N°29087!

Guerra Mundial Z nos Cinemas!

Para proteger sua família durante uma misteriosa epidemia que transforma pessoas em raivosos canibais, um ex-investigador da ONU aceita viajar pelo mundo atrás de explicações para o fenômeno.
Terror/Ação - (World War Z) EUA/Malta, 2013. Direção: Marc Forster. Elenco: Brad Pitt, Mireille Enos, Daniella Kertesz. Duração: 116 min. Classificação: 14 anos.

Charge N°29086!

Charge N°29085!

Tiras N°4788 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Charge N°29084!

Charge N°29083!

Arquivos Turma da Monica N°26 - Mônica nº 77 - Panini!

Mônica nº 77. Das mensais de maio/2013 a única que comprei. Quando vi no checklist, a capa impressionou, mas por dentro nem tanto. Esse gibi tem 9 histórias, contando com a tirinha final, e vou comentá-lo a seguir.

A história de abertura "O Resgate do Cebolinha" chama a atenção de ser superlonga com 41 páginas no total. Escrita por Emerson Abreu e dividida em 3 partes, mostra a Mônica falando com a Denise que está sentindo falta do Cebolinha que desapareceu misteriosamente, ao mesmo tempo que um par da meia calça do Cascão também sumiu, e os três resolvem investigar dando conta que o Capitão Feio está por trás disso.

As histórias do Emerson, normalmente são grandes mesmo, divididas em capítulos e são voltadas ao nonsense. Privilegiam mais as tiradas dos personagens do que o roteiro em si. Os personagens, com isso, ficam mais sarcásticos, cheio de movimentos e caretas excessivas. A gente até lê em ritmo mais acelerado do que as outras histórias. Há quem goste assim, há quem não goste. Tem gente que acha muito engraçada as histórias dele e racham de rir, já eu acho simplesmente normal. As primeiras histórias dele eram melhores, já que o nonsense era na medida certa e sempre em função dos roteiros, e a única careta que tinha era língua de fora. Mas depois que exagerou em tudo perdeu a graça, principalmente a Denise como centro da atenção em suas histórias. A história "Monstros da Noite" (Cebolinha nº 129 - Ed. Globo, 1997), que é do Emerson também (uma das primeiras dele), é um exemplo que é bem melhor que as atuais e justifica o que citei anteriormente sobre as histórias antigas dele. 

Emerson gosta de mostrar a Denise e o Xaveco em destaque em suas histórias. Antes eram exclusivamente secundários, agora colocam como estrelas das histórias. A Denise foi criada pela roteirista Rosana e não tinha visual definido (cada história ela aparecia de um jeito diferente), nem tinha personalidade e só aparecia de vez em quando como personagem de apoio, principalmente nas histórias da Magali. Sempre que precisavam colocar uma menina nas histórias, colocavam a Denise como fixa em vez de colocarem uma menina diferente em cada história. A história de estreia dela foi "A fina" de Magali nº 5 (Ed. Globo, 1989). O Xaveco também só fazia participação nas histórias, principalmente nas histórias dos planos infalíveis do Cebolinha. 

Então, o Emerson, aproveitando isso, resolveu dar mais importância a esses personagens e brincar com esse lance de personagens secundários que viraram estrelas. Com isso, definiu traços definitivos para a Denise e a tornou irônica, sarcástica e sincera, falando tudo que vem a cabeça. O Xaveco passou a ter uma família com pais separados e uma irmã gostosona, a Xabéu, e também passou a ter personalidade sarcástica. (aliás, todos os personagens ficam sarcásticos nas histórias do Emerson). Ele gosta tanto da Denise e do Xaveco que a sua história no livro "Ouro da Casa" foi com eles. Teve uma época que em todo o gibi tinham histórias com o Xaveco e com a Denise, principalmente. Depois de muito reclamarem, já que estavam tomando conta dos gibis, assim como as caretas excessivas, deram um tempo e agora aparecem menos.
Trecho da HQ de estreia da Denise (MG #5 - Ed. Globo, 1989)
Voltando a falar da história "O Resgate do Cebolinha", sinceramente, não vejo nada demais nessa história. É basicamente só tiradas principalmente da Denise (e muitas delas, fugindo do tema da história), muitas "caras e bocas" e não vi um roteiro bom. A primeira parte da história então achei só "encheção de linguiça". Essa ideia do Cascão usar meia para dizer que tem dedos nos pés acho uma das coisas mais ridículas que já vi na MSP. Foge da ideia original que o Maurício teve. Foi falado isso do Cascão usar meia pela primeira vez na história "Como montar uma árvore de Natal" de Cebolinha nº 24 (Ed. Panini, 2008), mas eu pensava que iria ficar restrito apenas àquela história, mas volta e meia o Emerson coloca isso nas suas histórias.
Trecho da HQ "Como montar uma árvore de Natal" (CB # 24 - Ed. Panini, 2008)
As tiradas de "O Resgate do Cebolinha" até que teve algumas interesantes, como na hora que a Denise fala que não conhece o Capitão Feio (realmente nunca teve história deles juntos) e o Cascão fala que o Capitão Feio sempre está nas histórias dele, aí ela responde: "E eu lá tenho tempo de ler suas histórias?", mas nada que seja superengraçado, nem de rolar de rir. Muito exagero da Denise falando o tempo todo que a Mônica e o Cascão são elenco de apoio. Eu gosto de metalinguagem, mas o tempo todo ficar falando que eles são elenco de apoio não dá. Outra coisa que não gostei foi o fato deles entrarem no esconderijo do Capitão Feio através de uma uma caverna escondida, e não entraram pelo bueiro como era nas histórias antigas, e para piorar ainda a Mônica falando na história que eles não podem entrar no bueiro porque vai dar péssimo exemplo aos leitores. Totalmente sem noção e pior que os dedos do Cascão. Se o esconderijo do Capitão Feio é no esgoto, o mais natural é entrar pelo bueiro mesmo. E nessa caverna que inventaram ainda tem cartazes informando que é o esconderijo do Capitão Feio. Então, a polícia pode entrar lá e prendê-lo tranquilamente. 

O enquadramento também não gosto. Com 4 quadrinhos por página acho que só servem para encher linguiça. Daí justifica ter muitas páginas. Se forem redesenhados na forma tradicional, a  história teria umas 10 páginas a menos, quem sabe a metade das páginas. Alguns quadrinhos davam muito bem sido redesenhados. E isso de 4 quadrinhos por página é uma característica das histórias do Emerson. No geral, "O Resgate do Cebolinha" é uma história normal do estilo do Emerson, só isso. E nem foi engraçada.
Trecho da HQ "O Resgate do Cebolinha" (MN # 77 - Ed. Panini, 2013)
O resto do gibi cheio de histórias com aqueles péssimos traços e letras digitalizados que infelizmente estão mais frequentes nos gibis atuais. Até nos títulos estão assim. Como a história de abertura teve 41 páginas, juntando com propagandas, passatempos e seção de cartas, ficaram poucas páginas com  traços e letras de PC no resto do gibi e aí compensou. Apesar desses traços horríveis, a história de encerramento "Ei, o que que há, Cebolinha" é o que mais salva o gibi com homenagem aos personagens da Looney Tunes. O Cebolinha imitando o Coiote das histórias papa-léguas e várias outras referências aos outros personagens da turma do Pernalonga. Não que seja uma novidade, já que volta e meia fazem isso, mas sempre é legal e foi a primeira vez na Panini. Folheando nas bancas esse gibi da Mônica foi o motivo mesmo de eu ter comprado. Se essa história tivesse com traços melhores e letras não digitalizadas de PC ficaria melhor. Esses traços de PC assim são tão ruins que até nas histórias do Penadinho os quadrinhos não têm aquela arte de quadrinhos arrepiados feitos à mão, tão comum em suas histórias. São só retângulos comuns. São esses detalhes que perde a graça.

Mônica nº 77 um gibi normal para os padrões da MSP, o que marca é a primeira vez da Denise e o Capitão Feio em uma mesma história e, quem sabe, pode marcar como um dos últimos com os traços do Emerson com caretas excessivas e tudo. Com esse lance de cada vez mais traços e letras digitalizados, não vai demorar muito pra todos os gibis serem 100% digitais, piorando mais os gibis da Turma da Mônica. Os outros do mês não comprei nenhum, pois pelo que folheei nenhum me agradou. As letras daquele jeito na maioria das histórias estraga.
painelarquivosTM2.png (617×185)

Charge N°29082!

Charge N°29081!

Tiras N°4787 : Rua Paraíso - Amorim!

Charge N°29080!

Charge N°29059!

Animação do DIA : Cotidiano - Planejando a segurança!

Charge N°29058!

Charge N°29057!

Tiras N°4786 : Snoopy - Charles Schulz!

Charge N°29056!

Charge N°29055!