segunda-feira, 11 de maio de 2020

Submundo HQ N°304 - HQs Apocalípticas: Para Se Ler no Fim do Mundo...

Em meio à crise mundial do Corona-Vírus (COVID-19)... (Postagem: 10/04/2020)É impossível não pensarmos no quão próximo a raça humana poderia estar da extinção ou de um futuro apocalíptico com escassez de recursos (se não por esse vírus atual - que esperamos ser controlado em breve - talvez por algum outro que venha futuramente e possa ser mais mortífero ainda: Que deus nos livre, é claro)!
Assim, como este AINDA é um blog de QUADRINHOS (embora os GIBIS tenham se mostrado mais supérfluos do que nunca diante de uma ameaça global real), selecionei aqui algumas HQs apocalípticas que mostram futuros sombrios, depressivos, violentos, e desolados. Separem alguns deles pra ler durante a crise e rezem pra que esses futuros distópicos fiquem restritos apenas à ficção de um bom GIBI, rs...
Confira abaixo:
O "Corona" chegou com tudo, pessoal... Numa semana, estávamos todos com nossas vidinhas "normais" (na medida do possível), e na outra (poucos dias depois) nossa rotina já havia mudado radicalmente: A ordem era pra ficar de quarentena trancado em casa, o comércio fechou suas portas, funcionários foram demitidos, as ruas esvaziaram, a paranóia tomou conta da população, a mídia tirou proveito em benefício próprio, e os mortos e contaminados pelo vírus se multiplicam no mundo todo de forma assustadora a cada dia que passa. Diante desse cenário, fica difícil não fazermos uma comparação com filmes, livros e gibis de ficção científica que abordem futuros apocalípticos (algo que passou a fazer parte dos nossos temores e da nossa realidade mais imediata)!

Dito isso... Selecionei pra esta postagem especial, 10 HQs (e mais algumas "Menções Honrosas") com cenários futurísticos apocalípticos e desoladores, ao melhor estilo: "Planeta dos Macacos", "MAD MAX", e "Fuga de Nova York", rs (filmaços de fim de mundo). Começando com uma das minhas "TOP 100" HQs de todos os tempos: "Apenas um Peregrino" (de Garth Ennis & Carlos Ezquerra), lançada pela Devir (capa acima) e relançada há pouco tempo pela Mythos, a trama mostra um futuro onde os oceanos da Terra secaram e poucos sobreviventes lutam pra se protegerem contra a sede e contra bandidos e mutantes no enorme e árido deserto em que se tornou o planeta. Destaque pra batalha épica nos destroços do navio TITANIC (que virou uma fortaleza no meio do deserto)!

"HULK" rendeu 2 ótimas HQs apocalípticas: "O Último Titã" e "Futuro Imperfeito" (que saíram inicialmente separadas: A 1º em "Marvel Apresenta" da Panini e a 2º em mini-série da Abril - Depois, ambas foram reunidas JUNTAS num mesmo encadernado da Panini). Assinadas por Peter David, na 1º o "Hulk" é o último sobrevivente do planeta, sobrando somente ele e as baratas, rs (ótima e criativa história). Já na 2º (com arte de George Pérez), o Gigante Verde viaja no tempo e se depara no futuro com o "Maestro": Uma versão mais velha, forte, e cruel do próprio Hulk (que matou vários heróis e dominou o mundo)!  E o "Velho Logan" retoma o estilo à la "Mad Max": Desértico, decadente, e violento (tem uma bizarra participação do "Hulk" também, no final, que pela 3º vez nesta postagem aparece numa HQ apocalíptica)!
"Y - O Último Homem" (da Vertigo), foi relançado pela Panini em capa-dura (5 Vol ao todo) e mostra o sonho de muitas feminazis radicais: A extinção de todos os machos do planeta, hehe. Sim, um vírus misterioso matou todos os homens, exceto o protagonista da trama e seu macaco de estimação, que agora são caçados num mundo só de mulheres. Contudo, para azar das moças que povoam o mundo, o tal sobrevivente não tira nenhum proveito da situação e tenta se manter fiel à sua namoradinha distante, rs! O pistoleiro "Jonah Hex" teve uma malfadada série futurista num cenário (mais uma vez) inspirado em "Mad Max". A fase é uma das mais execradas pelos fãs de Hex, e teve parte publicada em "Super-Homem" da Abril (capa acima). Curiosidade - A série de TV: "Lendas do Amanhã", deixou uma brecha pro Hex viajar no tempo rumo ao futuro (ele apareceu em vários episódios)!
E tem lançamentos em meio à esta matéria (pra quem achava que só seriam relembradas HQs mais antigas)... "Batman - O Último Cavaleiro da Terra": Um interno desperta no Asilo Arkham. Ele está são. E nunca foi quem pensou ser. Assim começa uma aventura épica do Batman, que embarca em uma jornada pelo devastado Universo DC. Para descobrir o mistério que esse mundo esconde é necessário investigar o que o deixou assim e encontrar a perigosa força que destruiu o mundo como o conhecíamos! Ainda ente as HQs novas: "The Walking Dead", a série mais famosa e extensa sobre um apocalipse zumbi, ganha 2 novos vol. em curto espaço de tempo: Vol. 27 e 28 (com "A Guerra dos Sussurradores"). A série terá 32 edições ao todo (falta pouco)! 

"KAMANDI", do REI Kirby, seria uma das futuras coleções de "Lendas" da Panini (mas com as recentes reformulações das linhas econômicas, não sei em que pé ficará agora - seria algo pra depois do término do "4º Mundo"). A trama mostra o "Último Rapaz na Terra", num mundo inspirado pela febre do "Planeta dos Macacos" (a HQ é dos anos 70 e teve 40 números assinados por Kirby)! Por FIM... O "FIM", hehe: "Justiceiro - O FIM", foi publicado num especial natalino da Panini (Justiceiro Anual 2) e no Vol. 4 da coleção deluxe da fase MAX (de Garth Ennis). Num mundo devastado pelo holocausto nuclear, Frank Castle busca vingança contra os últimos sobreviventes da Terra: Os governantes responsáveis pelo extermínio da humanidade, e que se escondem num bunker. Mas nada pode parar a JUSTIÇA de Castle (agora bem envelhecido e à beira da morte pela radioatividade)!  Até+
PS: E tem MAIS: "DESTRO" (HQ nacional de extrema-direita mostrando um apocalipse comunista); "Visões de 2020" (dica do VAM pra incluir na lista); "DRUUNA" (putaria apocalíptica); "Cable" (O "Exterminador do Futuro" da Marvel); e "Killraven" (criado por Roy Thomas e Neal Adams em 1973)!
Submundo.jpg (611 × 452)

Tiras N°13420 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

 Um agradecimento especial aos nossos professores. A segunda-feira aqui começou com o Chico Bento assistindo videoaula da Dona Marocas. Como está sendo a rotina de estudos por ai? Estudantes, #TMJ!


Ficou confuso sobre como cuidar dos alimentos em tempos de coronavírus? A Turminha te dá as dicas! #TurmadaMonica #Aovivo


Tiras N°13419 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°13418 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°13417 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Tiras N°13416 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°13415 : Especial MIX nº352 - Blog do XANDRO!

Tiras N°13414 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Charges/Cartuns! ★ N°92420

Charges/Cartuns! ★ N°92419

Charges/Cartuns! ★ N°92418

Charges/Cartuns! ★ N°92417

Charges/Cartuns! ★ N°92416

Charges/Cartuns! ★ N°92415

Charges/Cartuns! ★ N°92414

Charges/Cartuns! ★ N°92413

Charges/Cartuns! ★ N°92412

Charges/Cartuns! ★ N°92411

Charges/Cartuns! ★ N°92410