terça-feira, 24 de agosto de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°973 - Cebolinha e Cascão: HQ "Os bebezões"

Em agosto de 1991, há exatos 30 anos, era lançada a história "Os bebezões" em que Cebolinha e Cascão se vestem de bebês para pegar o coelhinho da Mônica. Com 8 páginas, foi história de abertura de 'Cebolinha Nº 56' (Ed. Globo, 1991).
Capa de 'Cebolinha Nº 56' (Ed. Globo, 1991)
Começa com Cebolinha falando para o Cascão esquecer os 200 mangos que ele lhe deve e também os gibis do Super-Hiper que havia emprestado. Cascão adora, fala que Cebolinha está legal que até dá para desconfiar. Logo se toca, que a bondade é interesse para tentar o Cascão a participar de um plano infalível contra a Mônica e ele não aceita.
Cebolinha não insiste dessa vez, vai embora falando que Cascão sempre atrapalha. Cascão fica curioso e vai atrás dar uma espiadinha no plano. Atrás da moita em frente à casa da Mônica, vê Cebolinha chegando vestido de bebê. Cebolinha toca a campainha, entra no berço, que era uma caixa de papelão, e Mônica pensa que era um bebê abandonado morto de fome e leva para sua casa. Cascão deduz que o plano era se vestir de bebê e enquanto a Mônica prepara mamadeira e sopinha, ele pega o Sansão. Cascão corre, falando que não pode perder essa. 
Na casa da Mônica, ela avisa que é para Cebolinha ficar quietinho enquanto prepara uma sopinha, imaginando que o bebê a lembra alguém. Cebolinha se levanta para pegar o Sansão e fugir, mas a campainha toca e ele precisa voltar para o berço. Quando ela vê, era o Cascão vestido de bebê abandonado. Mônica vai preparar a sopinha e deixa os dois juntos.
Cebolinha reclama que Cascão roubou a ideia dele e Cascão se levanta para pegar o Sansão. Eles brigam, mas Mônica aparece logo e eles voltam ao berço antes de ela ver os dois brigando. Cascão reclama que Cebolinha atrapalhou tudo enquanto ele reclama que o Cascão roubou a ideia dele. Cascão tenta roubar o Sansão de novo, eles brigam e ficam correndo pela casa. Mônica vê e ouve Cascão chamando Cebolinha, descobre que era plano e resolve entrar na brincadeira também.
Mônica prepara uma sopa de jiló com passas e pasta de amendoim, eles comem achando muito ruim e logo em seguida Mônica diz que preparou um delicioso banho na banheira para eles. Cascão dá um sonoro grito de "Não" desesperado, fala que neném não quer. Mônica o puxa pelo babador e fala que precisa de banho e ficar limpinho e ao mostrar a banheira cheia de água no colo, Cascão entrega que era tudo um plano para pegar o Sansão. No final, Mônica bate nos meninos e como eles ficam chorando na rua, a mulher que viu reclama que dois marmanjos como eles ficam chorando como bebês.
História bem legal com Cebolinha e Cascão se fantasiando de bebês para pegar o coelhinho da Mônica. Se fosse só o Cebolinha, o plano infalível daria certo, mas Cascão se intrometeu depois de ter se arrependido de participar e aí com a disputa dos dois de ver quem ficaria com o Sansão acabaram se dando mal de novo. Com Mônica forçando a tomar banho, não restou outra alternativa par ao Cascão entregar o plano.
Era engraçado nessas histórias de plano a Mônica ser boba e custar a perceber as coisas. Ela já podia ter desconfiado de um bebê tão grande como o Cebolinha e depois de ter aparecido outro bebê abandonado quase na mesma hora. Não precisaria ela ter visto os dois brigando para tirar a conclusão. Se ela fosse mais esperta, já seria surra no Cebolinha antes de entrar na casa dela. Divertido também o Cebolinha se passar de bonzinho esquecendo os empréstimos financeiro e de gibi por puro interesse para ver se Cascão participava do plano, eles vestidos de bebê com chupeta e tudo, as brigas e Cascão com medo de tomar banho.

Podia ser publicada em qualquer uma das revistas dos três personagens, se encaixava até melhor em revista do Cascão pelo número de páginas da sua revista quinzenal e por ele ter se intrometido no plano que ele próprio havia se recusado a participar e ter estragado tudo para não tomar banho. Hoje evitam histórias de planos infalíveis e quando tem eles não apanham, no máximo a Mônica corre atrás dos meninos no final. Também a briga violenta entre eles durante a história seria proibida, além das palavras "Droga!" e "roubar", também proibidas atualmente. O Cebolinha pensando errado também mudariam já que hoje eles colocam o personagem sem trocar as letras nos pensamentos para ficar de acordo com quem tem dislalia na vida real.

O super-herói "Super-Hiper", provavelmente, mudariam hoje em dia para Capitão Pitoco, que é o super-herói fictício oficial da turminha. E boa alternativa de colocarem 200 mangos para retratar a moeda Cruzeiro. Dessa forma não seria alterada em republicações, porém o valor 200 mudariam, pois seria um valor alto para empréstimo entre crianças.

Traços muito bem caprichados, era ótimo ver desenhos assim. Esqueceram de colocar sujeirinhas no Cascão no penúltimo quadrinho da segunda página (página 4 do gibi). Só não gostei das cores, que ficaram bem escuras, dando pra perceber pelas tons de pele dos personagens e tom de vermelho, como vestido da Mônica, mais escuros do que antes, até então, porém ainda voltados aos tons pasteis. Já estavam começando a transformação de cores e que ainda ficariam piores e mais escuras em 1992. Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/08/cebolinha-e-cascao-hq-os-bebezoes.html

Tiras N°15971 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Estamos no clima das Paralimpíadas de Tóquio, que começam hoje, e torcendo muito pelo Brasil com o Comitê Paralímpico Brasileiro. Serão muitos desafios, vitórias e histórias emocionantes até o dia 5 de setembro. Vamos juntos ao 100º ouro!
E quem estreia hoje nas Paralimpíadas é DANIEL DIAS, APENAS O MAIOR NOME DA HISTÓRIA DA NATAÇÃO PARALÍMPICA. DONO DE 24 MEDALHAS, A LENDA estará na água às 22h56. Arrasa, Dani!

A redenção vem aí? Será que agora o Titi focará nos acertos e numa nova atitude? Trecho de Titi Tantsor, uma das histórias da segunda edição de #TMJ

Tiras N°15970 : Especial MIX nº726 - Blog do XANDRO!

Tiras N°15969 : GARFIELD - Jim Davis!

Tiras N°15968 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°15967 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!



Charges/Cartuns! ★ N°145201 a N°145300