domingo, 22 de agosto de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°972 - Penadinho: HQ "Esse primo é um osso duro de roer!"

Compartilho uma história em que o Cranicola recebeu visita do seu primo no cemitério, causando muita confusão para o Penadinho. Com 5 páginas foi publicada originalmente em 'Cascão Nº 12' (Ed. Abril, 1983) e republicada no 'Almanaque do Cascão Nº 7' (Ed. Globo, 1989).
Capa de 'Almanaque do Cascão Nº 7' (Ed. Globo, 1989)
Começa com o carteiro no cemitério entregando um telegrama para o Cranicola. Penadinho segura o papel para o Cranicola ler, afinal ele não tem mãos, e descobre que era da sua tia Cravicola e que vai receber a visita do seu primo Manicola no cemitério. Penadinho pergunta quando ele chega e Cranicola responde que já deve estar chegando.

Em seguida, chega o Manicola e vemos que ele era só uma mão com osso. O primo se apresenta ao Penadinho e cumprimentando dando toque na mão do Penadinho. Cranicola pergunta ao primo se não está cansado da viagem e Manicola diz que não porque veio de carona e queria que alguém o guiasse para conhecer o cemitério.

Penadinho o leva, mas de repente ele some do seu lado. Quando vê, a Alminha estava apavorada, com medo achando que o Manicola era uma aranha esquisita e fica braba ao sabee que o Penadinho conhecia e não sabe como ele anda com um treco esquisito por aí. Manicola diz que não fez nada de errado, só foi se apresentar a ela. Depois, Zé Vampir pede ajuda ao Penadinho na mudança do seu túmulo. Penadinho diz que estava com amigo e não podia. Manicola some, Zé Vampir acha que Penadinho não queria ajudá-lo, avisa que queria só uma mãozinha e Manicola aparece se serve a dele. Zé Vampir fica brabo, não acha graça, pensando que era brincadeira deles.

Penadinho fica brabo por Cranicola arrumar cada uma para ele e volta com o Manicola para ficar com o Cranicola, que não entende nada no que deu nele e manicola diz que acha que Penadinho é meio "gira", fazendo movimento giratório como se ele fosse louco. Penadinho comenta que se o primo é assim, imagine como era o resto da família, fica aliviado que agora o problema é do Cranicola, mas no final é surpreendido que surge a família toda do Cranicola pedindo para Penadinhos levá-los até a ele, para seu desespero. Aparecem o Pedicola, Bracicola, Ossicolas e Clavicola.

História bem divertida com Penadinho precisando apresentar o cemitério ao primo do Cranicola, mas ele saía de perto do Penadinho e arrumava confusão por conta dos outros não conhecê-lo. Até que tinha boas intenções, mas os outros ficavam com medo. Penadinho não gostou do Manicola e situação piorou para ele quando conheceu a família toda do Cranicola.

Foi legal saber que a família do Cranicola é toda composta por partes de ossos do corpo humano, como mão, braço, clavícula, etc, se juntasse todos em um formava um esqueleto. Foi bem criativo isso. Pena não informarem o grau de parentesco deles com o Cranicola, quem era tio, tia, primos, pai, mãe, mas a Clavicola, a gente soube que era tia do Cranicola e mãe do Manicola. Dava até para ser mais longa um pouco para mostrar reação de outros personagens da Turma do Penadinho, mas como era um gibi quinzenal, eles tinham que colocar histórias mais curtas e objetivas.

Todos os parentes do Cranicola tem terminação "cola". Leitura é sem acento no "I", semelhante a "CranicÓla" inclusive a "CravicÓla". Sempre é bom ver parentes dos personagens nas histórias, dava para ter Almanaque Temático só com parentes ou  pelo menos só com primos dos personagens. Divertido também ter um carteiro no cemitério, eles receberem correspondências como os seres humanos, além do carteiro ser fantasma também.

Traços excelentes, principalmente da visão do cemitério cheia de detalhes. Tiveram ligeira diferença na Alminha e Zé Vampir como vemos hoje, principalmente a Alminha com lábios, porque na época os personagens ainda não tinha traços definitivos. Eram as primeiras histórias da Turma do Penadinho, de fato, que saíam nas revistas do Cascão. Apesar de  antes de 1982 ter uma ou outra história desse núcleo nas revistas da Mônica e Cebolinha, mas era bem raro, e só passou a ter algo fixo nas revistas do Cascão. E ainda não tinham personalidade definida também, foram ajustando aos poucos ao longo dos anos, até acharem um estilo fixo para cada personagem. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/08/penadinho-hq-esse-primo-e-um-osso-duro-de-roer.html 

Tiras N°15962 : Turma do XAXADO - Antonio Cedraz!

tiraxaxado.png (612×190)
tiraxaxado2.png (616×186)
tiraxaxado3.png (613×186)
tiraxaxado5.png (603×186)
tiraxaxado4.png (616×189)
tiraxaxado6.png (607×182)

Tiras N°15961 : Especial MIX nº724 - Blog do XANDRO!

Tiras N°15960 : HAGAR - Dik e Chris Browne!

Tiras N°15959 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!


Tiras N°15958 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!



Charges/Cartuns! ★ N°144701 a N°144800