quinta-feira, 26 de março de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°819 - Chico Bento: HQ "O menino que morava na árvore"

Mostro uma história em que o Chico Bento resolveu morar na goiabeira do Nhô Lau para não levar tiros de sal. Com 9 páginas, foi história de abertura de 'Chico Bento Nº 39' (Ed. Globo, 1988).

Começa saindo vozes em uma goiabeira e o narrador pergunta se goiaba fala. Quando se aproxima, vemos que eram Chico Bento e Zé Lelé na goiabeira do Nhô Lau com Zé Lelé comentando que estão com vida mansa até o Nhô Lau aparecer. Chico diz que fareja o Nhô Lau a meia légua de distância e quando o barrigudo descobrir, eles já detonaram a goiabeira.
Enquanto fala, Nhô Lau já estava lá e ouvindo tudo . Quando os meninos veem ficam assustados, Zé Lelé sai da goiabeira e Nhô Lau dá tiros na bunda dele e se esconde em uma moita perto. Já o Chico fica na árvore, Nhô Lau manda descer de lá e Chico diz que vai ficar, pois a vista é bonita e o galho é confortável. Ele ainda lembra que se Nhô Lau atirar, vai estropiar toda a goiabeira e se ele subir lá vai quebrar tudo com o peso dele.
Nhô Lau tenta subir, mas não consegue, se cansa logo por causa do peso. Nhô Lau avisa que uma hora ele vai descer, não precisa ficar esperando e deixa o cachorro Lobo de guarda em frente à árvore, que assim que o Chico resolva esticar as pernas o Lobo vai dar a lição que merece. Zé Lelé ouve tudo na moita e pergunta para o Chico o que ele vai fazer. Chico diz que nada, o Nhô Lau não vai ficar vigiando o tempo todo e uma hora o cachorro dorme.
Chega a noite, o cachorro Lobo está acordado de vigia, dá sono no Chico e acaba dormindo na goiabeira. Amanhece e Chico acordo com o barulho dos passarinhos fazendo ninho no seu chapéu. Ele pensa que está no seu quarto, mas logo lembra que estava na goiabeira do Nhô Lau e resolve descer, pensando que o cachorro estava dormindo. Chico põe o pé no trabuco do Nhô Lau e volta ligeiro para o alto da goiabeira.

Chico fala que não vai descer , lá está bom e pede para o Zé Lelé para avisar aos pais que ele vai morar lá goiabeira. Chico fala que vai tomar café da manhã com as goiabas fresquinhas e Nhô Lau fica uma fera, avisando que vai aproveitando enquanto pode.
De repente começa a maior confusão, chegam jornalistas, os pais do Chico e o Zé Lelé, que avisou a imprensa sobre o Chico morar na árvore. Jornalistas foram entrevistar o Chico, todos querendo saber tudo sobre o menino que morava na goiabeira, por que resolveu morar lá, se é por causa da alta do aluguel, se é em defesa da Ecologia e se o "homem do trabuco" estava querendo derrubar a árvore. Chico fala que era o homem do trabuco que queria derrubá-lo enquanto os pais pedem para o filho sair de lá, que é muito pequeno para morar sozinho.

Em seguida chega um candidato a prefeito de Vila Abobrinha e fala que o Chico será o símbolo da campanha dele e que a luta dele também será do verde: do verde das goiabeiras, da padarias, das notas de quinhentos e do mar. E fala para o Chico não se preocupar com o bruto do Nhô Lau, que se tocar em um fio de cabelo dele vai se arrepender e a goiabeira é um patrimônio histórico e não resta outra alternativa do Nhô Lau sair de lá.

Zé Lelé comemora a vitória do Chico e jornalista pergunta o que o Chico tem a dizer pra dar início à grande campanha pela natureza. De repente, Chico desce da goiabeira, deixando todos surpresos e jornalista falando que vai arruinar tudo se for embora. Ele continua caminhando e não volta pra lá, deixando o candidato a prefeito furioso e os jornalistas vão procurar outro símbolo para a campanha da natureza. No final, Zé Lelé pergunta por que o Chico desistiu da campanha da natureza, ia ficar rico e famoso e Chico diz que não abe, deve ser por força da natureza mesmo, com ele em uma casinha de banheiro público para atender sua necessidade de xixi e cocô.

Muito boa essa história com o Chico Bento tendo que se virar para não levar tiro de sal do Nhô Lau ou ser mordido por cachorro após roubar mais uma vez as goiabas, precisando até morar na árvore e não contavam com a imprensa e candidato a prefeito defendendo o Chico pensando que ele estava lá por causa da campanha da natureza. Muito divertido ver o Nhô Lau brabo com o Chico roubando as goiabas, Chico desafiando o Nhô Lau, os jornalistas e políticos invadindo, Chico desistir de ser rico por força maior de fazer xixi e cocô e até o narrador pensando que a goiabeira falava foi engraçado. A presença do prefeito foi uma crítica de mostrar políticos interessados em se aproveitar dos problemas do povo e fazer de conta que está se solidarizando e que vai resolver só para fazer campanha eleitoral pra ter voto.

Foram poucas histórias de abertura com o Nhô Lau na época, preferiam mais como histórias de miolo. Passou a ter mais histórias de abertura quando deixaram o Nhô Lau como comerciante da região para mudar um pouco as suas histórias e não ser só para dar tiros de sal nos meninos e, de quebra, atender o politicamente correto. Completamente impublicável justamente por essa ideia central do Chico roubar goiabas e morar na árvore para não levar tiro de sal do Nhô Lau, além do Chico fazer piadas com o Nhô Lau barrigudo e seu peso. A palavra roubar também é proibida nos gibis novos, ao invés de falarem que os personagens roubam goiabas, mudam para pegar goiaba, isso quando tem história assim, pois são evitadas ao máximo.

Traços sensacionais, tudo indica com arte-final do Alvin Lacerda. Bom ver o Nhô Lau bem gordo já que atualmente colocam o personagem magro. Interessante que em um quadrinho erradamente colocaram um dente pra fora nele igual ao Chico Bento. A capa dessa vez fez alusão à história de abertura, coia rara na Editora Globo, mas ainda assim teve piadinha em cima da história colocando Chico com travesseiro e com rádio para ficar mais engraçado.

Créditos ;)  Marcos Alves:  http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2020/03/chico-bento-hq-o-menino-que-morava-na-arvore.html

Charges/Cartuns! ★ N°90130

Charges/Cartuns! ★ N°90129

Charges/Cartuns! ★ N°90128

Charges/Cartuns! ★ N°90127

Charges/Cartuns! ★ N°90126

Charges/Cartuns! ★ N°90125

Charges/Cartuns! ★ N°90124

Charges/Cartuns! ★ N°90123

Charges/Cartuns! ★ N°90122

Charges/Cartuns! ★ N°90121

Charges/Cartuns! ★ N°90120

Charges/Cartuns! ★ N°90119

Charges/Cartuns! ★ N°90118

Charges/Cartuns! ★ N°90117

Charges/Cartuns! ★ N°90116

Charges/Cartuns! ★ N°90115

Charges/Cartuns! ★ N°90114

Charges/Cartuns! ★ N°90113

Charges/Cartuns! ★ N°90112

Charges/Cartuns! ★ N°90111

Charges/Cartuns! ★ N°90110

Charges/Cartuns! ★ N°90109

Charges/Cartuns! ★ N°90108

Charges/Cartuns! ★ N°90107

Charges/Cartuns! ★ N°90106

Charges/Cartuns! ★ N°90105

Charges/Cartuns! ★ N°90104

Charges/Cartuns! ★ N°90103

Charges/Cartuns! ★ N°90102

Charges/Cartuns! ★ N°90101