domingo, 17 de dezembro de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.216 - Chico Bento: HQ "O que eu quero..."

Capa de 'Chico Bento Nº 9' (Ed. Abril, 1982)

Mostro uma história em que o Chico Bento se decepcionou com um Papai Noel que trabalhava no supermercado e foi atrás para tomar satisfação com ele. Com 5 páginas, foi história de encerramento de 'Chico Bento Nº 9' (Ed. Abril, 1982).

Em uma visita do Papai Noel em um supermercado, as crianças faziam seus pedidos de Natal, mas quando chega a vez do Chico Bento, o dono fala que eles têm que fechar o supermercado e Chico fica triste sem conversar com o Papai Noel e resolve esperá-lo nos fundos, sem saber que era só um homem vestido trabalhando para o mercado.

Chico vê Osvaldo recebendo dinheiro do pagamento do dono do mercado e depois vai atrás dele. Pergunta se lembra dele e diz que não deu tempo de fazer o pedido no mercado. Osvaldo fala que está sem tempo, tem que ir para casa, Chico pergunta pelas renas, ele diz que deixou no estacionamento e vai para casa a pé. Chico estranha ir para o Polo Norte a pé, andar faz bem.

Chico pergunta por que ele recebeu dinheiro do dono do mercado. Osvaldo diz para ele fazer o pedido e ir embora e Chico insiste que ele está escondendo alguma coisa. Assim, Osvaldo tira o gorro e a barba confessa que não é o Papai Noel e que foi contratado pelo gerente do mercado para fingir que era e arranjar mais fregueses. Chico pergunta por que ele fez isso e o homem responde que foi pago por isso. Chico fica com pena das crianças que vão ficar sem os presentes que pediram e que o sonho acabou para elas e diz que Osvaldo não tem culpa, afinal, estava sendo pago para isso.

Chico vai para casa triste e vai dormir. Depois, acorda com crianças na rua felizes por ter ganho presentes, exatamente o que pediram. Chico fica feliz que o Papai Noel veio mesmo e que estava tão desapontado e  até ele ganha uma bola. No final, mostra a esposa do Osvaldo reclamando do sorrisinho do rosto do marido e pergunta o que ele fez com o pagamento do mercado que ficou de levar para casa.

História legal em que o Chico Bento deixou de fazer seu pedido par ao Papai Noel do supermercado e foi atrás dele depois sem saber que não era o verdadeiro, apenas um contratado do supermercado para aumentar clientela de lá. Ao saber da verdade, Chico fica com pena das crianças iludidas que não vão receber os presentes e o homem fica com pena e gasta todo o dinheiro que ganhou no mercado para comprar presentes para as crianças que atendeu no mercado. No final, Chico pensou que o verdadeiro Papai Noel quem levou presentes para a criançada e não soube que foi o Osvaldo que entregou por ter ficado sensibilizado.

O Osvaldo podia ter fingido que era Papai Noel para o Chico mesmo já sendo fora de horário de trabalho, pelo menos não gastaria o pagamento que ganhou. O dono também podia esperar Chico falar com o Papai Noel, ainda mais só que só faltava ele na fila, não custava esperar 10 minutos para fechar o mercado, mas são situações que precisavam ter  senão não teria história.

Foi legal a conversa entre o Chico e o Osvaldo enquanto ele pensava que era o Papai Noel de fato, bem na inocência, e a paródia do sabão Omo como "Momo". Normalmente seria Papai Noel que trabalha em shopping, mas como o Chico mora na roça, aí deixaram um supermercado no lugar. Daria pra fazer adaptação com algum personagem da Turma da Mônica em um shopping tranquilamente que não mudaria o sentido. 

Além de divertir, ainda tem uma bonita mensagem em que não deve prevalecer o consumismo e ganância de ganhar dinheiro, que Natal não é só comércio, Osvaldo aprendeu que dinheiro não é tudo e não é certo enganar e desiludir as crianças, principalmente as pobres. Apesar da lição de moral, é incorreta por mostrar que Papai Noel não existe, retratado como funcionário de mercado, hoje e dia, eles retratam sempre que Papai Noel existe, sem deixar dúvidas, para não tirar a fantasia das crianças.

Os traços ficaram bons, típicos de histórias de miolo dos anos 1980. Teve erro de gorro do Papai Noel todo vermelho em vez de ter a parte branca na parte próxima da cabeça no último quadro da 2ª página da história. Foi republicada algumas vezes nas edições especiais de Natal, uma delas foi em 'Mônica Especial de Natal Nº 5' (Ed. Globo, 1999).

Capa de 'Mônica Especial de Natal Nº 5' (Ed. Globo, 1999)
Créditos -
 Marcos Alves: 
https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/12/chico-bento-hq-o-que-eu-quero.html

Charges/Cartuns! ★ N°263.001 a N°263.100