sábado, 7 de agosto de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°967 - Chico Bento: HQ "Rocimpíadas"

Em homenagem às Olimpíadas, mostro uma história em que o primo Zeca resolveu treinar esportes olímpicos na roça, se dando muito mal por causa do Chico Bento. Com 11 páginas, foi história de abertura de 'Chico Bento Nº 195' (Ed. Globo, 1994).

Capa de 'Chico Bento Nº 195' (Ed. Globo, 1994)

Nela, o primo Zeca chega no sítio do Chico Bento para passar o final de semana porque precisa de concentração para participar das Olimpíadas da escola. Chico diz que conhece uma piada do papagaio muito boa e Zeca diz que é "Olimpíadas" e pergunta se ele não usa acento. Chico diz que sim e busca 2 bancos como assento para eles.

Zeca explica que Olimpíadas é um grande competição que reúne vários tipos de esportes. Chico lembra que a professora já tinha falado disso e pergunta ao primo o que ele vai competir. Zeca diz que não sabe, é bom em várias coisas e pede ajuda ao Chico para treinar e poder decidir.

Depois, Zeca tenta treinar salto com vara, vê uma árvore que pode servir de barra e pede para o Chico trazer a vara. Ele volta, porém com uma vara de porcos, sem saber como o primo vai fazer os porcos saltarem. Zeca se irrita e fala que é vara de madeira, não de porco. Chico se desculpa porque está aprendendo coletivos na escola e pega a vara de madeira. Zeca faz o salto, mas ao chegar no topo da árvore, Chico lembra que lá tinha uma colmeia de abelhas e Zeca é picado todo por elas.

Em seguida, Zeca tenta lançamento de disco. Chico diz que não sabia que o primo ia virar cantor e Zeca diz que é arremessar discos bem longe. Chico entrega discos de vinil do Zeca que estavam na mala dele, Zeca arremessa sem ver e quando descobre, corre desesperado para buscá-los e lamenta seus discos do "Legião Suburbana", "Tantãs" e "Bon Chovi" destruídos e reclama com o Chico que não é aquele tipo de disco que se joga.

Zeca resolve, então, fazer marcha, ele faz o movimento com bunda empinada e Chico avisa que é para correr até a casinha do lado de lá, pensando que tinha cagado. Zeca fica bem irritado, que não está com vontade de ir ao banheiro, e Chico diz que então a coisa é pior que pensava, olhando para a bunda do primo. Zeca chama Chico de tonto e fala que a marcha é assim mesmo, mas perdeu o pique de fazer depois dessa e vai treinar outra coisa.

Na corrida de obstáculos, Zeca pula a cerca, e vai pulando as pedras no caminho. Chico avisa que não devia ter pulado a cerca porque o touro que fica lá não gosta de vermelho. O touro dá uma chifrada no Zeca que vai parar longe, bem no riacho. Zeca aproveita para fazer natação, mas não sabia que tinha um jacaré lá. Chico ainda tenta tirar o primo de lá, mas não deu tempo, o jacaré morde a bunda dele, tem perseguição e Zeca foge correndo para a cidade, de volta a sua casa a pé, com Chico lembrando que o primo não levou a bagagem dele e acha o pessoal da cidade sempre apressado.

Depois de uns dias, Chico recebe uma carta do Zeca, que diz o treinamento na roça foi bom, venceu a maratona das Olimpíadas da escola, ganhou medalha e convida o Chico ir à casa dele pra ver. Chico responde a carta do primo, falando que por enquanto não dá pra ir, eles estão fazendo Olimpíadas na roça também com vários atletas. 

O Zé Lelé está treinado corrida de obstáculos roubando goiabas do Nhô Lau, que fica tiririca atrás dele dando tiros de sal; o Hiro faz arremesso de discos do filho do Coronel, Rosinha faz marcha com os meninos adorando e assobiando para ela, tem salto à distância com ajuda do touro. Zé Lelé chama o Chico pra treinar e Chico faz salto com vara, com  porcos de verdade também saltando com ele, terminando assim.

História bem divertida e em clima de Olimpíadas com o Zeca treinando esportes olímpicos para a escola para decidir o que fazer. Habilidoso em vários esportes, mas não deu certo por imprevistos, sendo a maioria por causa do Chico ou por não ter avisado sobre os perigos da roça antes do primo fazer ou por atrapalhar mesmo que na inocência e sem querer. Zeca acabou optando por maratona visto que correu desesperadamente da roça até a sua casa na cidade com medo do jacaré e também para se livrar do Chico.

Foi engraçado o Zeca sofrer picado por abelhas, perder seus discos de vinil no arremesso, levar chifrada de touro, ser perseguido por jacaré e correr desesperado até a sua casa por puro medo. Engraçado o Chico pensar que ele tinha cagado ao fazer marcha atlética. Muito boas também as piadas gramaticais no início da história, com Chico pensando que Olimpíadas era concurso de piadas, confundir acento com assento e vara de madeira com vara de porco. Pelo menos coletivo de porco ele sabia e que "assento" é coisa para sentar. Como era bom ver o Chico burro e lerdo com o primo, sem saber as coisas da cidade, agindo como um retardado. O Zeca também se irritava fácil com ele, não tinha paciência.

Boa ideia também do pessoal da roça  treinando para as Olimpíadas lá em vila Abobrinha no final, foram bem criativos, com direito a chico fazer com que porcos também façam salto com vara. Histórias do Chico na cidade eram melhores que o primo na roça, mas essa até que ficou legal e do mesmo nível. É que apesar da história se passar na roça, seguiu o estilo do Chico lerdo na cidade porque se tratava de uma competição que é comum só na cidade. 

Muito legal também as paródias das bandas dos discos do Zeca como "Legião Suburbana" (Legião Urbana), "Tantãs" (Titãs) e "Bon Chovi" (Bon Jovi). Sempre eram criativos com paródias de nomes de bandas e artistas famosos. Discos de vinil acabam sendo datados hoje. Incorreta por mostrar sofrimentos do Zeca picado por abelhas, levando chifrada de touro, mordido por jacaré, atualmente não mostram personagens contracenando com bichos silvestres e muito menos sendo atacados violentamente por eles, fora não mostrarem mais Chico lerdo assim e o Nhô Lau com espingarda e dando tiros de sal, tudo coisas proibidas também hoje em dia.

Traços excelentes, era muito bom desenhos assim, e ainda com curvas nos olhos em alguns momentos quando eles estavam bem brabos. O Genesinho apareceu de cabelo preto por não ter traços definitivos ainda na época, só ficou definitivo a partir de 1996. Podiam até ter deixada essa história reservada para 1996 já que foi ano de Olimpíadas mais próximo, mesmo assim valeu, muito boa. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/08/chico-bento-hq-rocimpiadas.html

Tiras N°15892 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Ele avisou. Ele avisou. Simplesmente, Isaquias Queiroz. É a sua quarta medalha olímpica. É medalha de ouro na canoagem!
“Nobre guerreiro negro de alma leve, nobre guerreiro negro lutador” É medalha de ouro pro Brasil. Hebert Conceição! É pra entrar pra história! #timebrasil
É BICAMPEÃO OLÍMPICO! A seleção brasileira de futebol masculina traz mais um ouro para o Time Brasil!
LARGADA À LA DO CONTRA! AGORA, SIM, começaram os Jogos de Tóquio.

Tiras N°15891 : Especial MIX nº710 - Blog do XANDRO!

Charges/Cartuns! ★ N°138311 a N°138320





Charges/Cartuns! ★ N°138301 a N°138310





Charges/Cartuns! ★ N°138291 a N°138.300 * Especial





Charges/Cartuns! ★ N°138281 a N°138290





Charges/Cartuns! ★ N°138271 a N°138280