sábado, 14 de novembro de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°891 - Cascão: HQ "Cremilda para vereadora"

Eleições chegando e mostro uma história em que a Cremilda, irmã da Clotilde, se candidatou a vereadora e tinha como promessa de campanha dar banho no Cascão. Com 6 páginas, foi história de encerramento de 'Cascão Nº 221' (Ed. Globo, 1995).

Nela, Cremilda estava fazendo comício eleitoral para sua campanha de vereadora ao lado da sua irmã Clotilde e avisa que se for eleita promete fazer aquele bairro o mais limpo da cidade e divulga seu slogan "Não tenha uma cidade poluída, vote na Cremilda". O povo a aclama que já ganhou e ela diz que como amostra do que vai fazer depois de eleita, vai dar banho no Cascão. Todos se surpreendem e Clotilde cochicha que se ela conseguir isso, vai ser eleita prefeita.

Enquanto isso, Cascão vê vários cartazes de "Cremilda vereadora" na rua em muros, postes e até em um cachorro e gosta, pois agora a Cremilda envolvida em política, vai deixar a vida dele em paz. Vai sonhando, Cascão! As irmãs já estavam a seu lado com planos de dar banho nele. Cascão se assusta ao vê-las e Cremilda fala que foram para pedir o voto dele e elas tentam jogar água da mangueira e balde.

Cascão consegue fugir e Cremilda fala que precisa dar banho nele e cumprir a promessa de campanha dela. Cascão se esconde, mas é surpreendido e Cremilda o prende dentro de um saco. Cascão pensa que é o homem-do-saco e as irmãs o levam para lhe dar banho no palanque eleitoral e já com intenção de disparar nas pesquisas de opinião. 

No palanque, Cremilda fala que é um dia histórico, diz o slogan "Cremilda promete, Cremilda faz" e Clotilde leva a tina d'água até lá. Cremilda joga o conteúdo do saco lá e, assim, Cascão tomaria banho. Só que na hora ele cai na beira do palanque. Ele fica se equilibrando um tempão e elas resolvem empurrá-lo. Aí, Cascão faz um salto ornamental, as irmãs caem na tina e ele consegue fugir correndo.

Quando elas caem na tina, a água molha o povo do comício e eles reclamam que não terá voto deles e vão embora. Cremilda e Clotilde ainda imploram para voltarem e votarem e no final Cremilda comenta com a irmã que o pior não é deixar o Cascão escapar de novo, e, sim, o trabalhão que vão ter para limpar a cidade dos cartazes de campanha, já que as eleições já era para ela.

É legal essa história da Cremilda resolver dar banho no Cascão para ver se consegue mais votos na sua candidatura de vereadora. Deu para entrar no clima de uma verdadeira campanha eleitoral com políticos fazendo suas promessas em comício, até slogans de campanha a Cremilda tinha. Nem envolvidas em política, as irmãs não esquecem de dar banho no Cascão. Antes, ela prometesse só deixar o Bairro do Limoeiro limpo, isso ela conseguiria junto com a Clotilde, mas limpar Cascão é tarefa impossível, não pode prometer o impossível. Foi mais crucial ainda, elas terem molhado o povo e aí que desistiram de votar nela. 

No final, elas tiraram os cartazes das propagandas políticas poluindo o bairro. Já que elas têm mania de limpeza, não podiam deixar o lixo visual no bairro, bem diferente o que acontece na vida real com cidades todas sujas com as propagandas de cartazes e santinhos dos políticos após campanha eleitoral, aí não deixa de ser uma crítica do roteirista em relação a isso. 

Foi engraçado o Cascão achando que finalmente teria paz na vida com Cremilda sendo vereadora e depois vê-lo fugindo do banho, ele fazia vários absurdos para escapar e sempre conseguia. Dessa vez, conseguiu sumir do nada ao ser encurralado com mangueira e balde d'água na frente dele e dar um salto incrível a ponto de dar inveja a qualquer atleta de salto ornamental olímpico. Esse é o verdadeiro Cascão que conhecemos. 

A partir de meados dos anos 1990, o Cascão já sabia muito bem que as irmãs Cremilda e Clotilde tinham desejo de dar banho nele e já as tratava como vilãs. Diferenciou dos anos 1980 que ele era inocente e não sabia das intenções delas e tratava como amigas e elas fingiam que eram amigas dando show de falsidade para dar banho nele no momento certo. Eu preferia quando o Cascão era inocente sendo amigo delas e conseguia escapar do banho por sorte, ficava mais engraçado. Ele até costumava abracá-las no final com a sua inocência, deixando todas sujas e bem irritadas. Impublicável por envolver tema de eleição que acham que não é apropriado para crianças e por não mostrarem mais Cascão fugindo do banho de formas absurdas. Na verdade, é raro ter histórias de banho nos gibis dele hoje em dia.

Os traços não ficaram ruins, eram típicos de histórias de miolo do Cascão dos anos 1990.  O que diferenciou mais foram os narizes da Cremilda e Cotilde, já que quando foram criadas  tinham narizes bem grandes e depois foram diminuindo. Nessa história, até que ainda estavam com tamanho de nariz médio, dava para aceitar em relação aos traços delas originais, mas ultimamente na Panini, o nariz são bem pequenos, bem minúsculos, descaracterizando muito. Fazem isso porque não querem mais personagens com narizes grandes para não dizer que estão com bullying com quem é narigudo na vida real. Personagens como Chico Bento, Nhô Lau, Zecão, Cafuné, entre outros, tiveram narizes bem reduzidos nos últimos anos por causa disso.

Créditos ;)  Marcos Alves:  https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2020/11/cascao-hq-cremilda-para-vereadora.html

Tiras N°14455 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Playlist típica de um churrasco de domingo? Temos! Aceitamos indicações de hits e músicas-chiclete que sejam a cara dos amigos do Limoeiro. #Lemonfy

Tiras N°14454 : Especial MIX nº487 - Blog do XANDRO!

Tiras N°14453 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°14452 : Recruta Zero - Mort Walker!

Ria...Se Puder! 😁 N°9271 a N°9280





Charges/Cartuns! ★ N°106751 a N°106760





Charges/Cartuns! ★ N°106741 a N°106750





Charges/Cartuns! ★ N°106731 a N°106740