sábado, 2 de janeiro de 2016

Submundo HQ N°22 : "Retrospectiva 2015": Os Fatos e Lançamentos Que Marcaram o Ano....

Astro_City_3.jpg (700×1070)
Em 2015.... O mercado brasileiro de quadrinhos foi marcado pelos excessos: Em plena crise econômica que o Brasil atravessa, a quantidade de lançamentos nas bancas e livrarias foi no mínimo: "exagerada"! 

Mas o mercado atendeu à todos os gostos e condições econômicas dos leitores (com gibis clássicos e atuais, republicações e material inédito, formatos econômicos e luxuosos, HQs populares e alternativas, e é claro: Muitas polêmicas, cancelamentos, e repercussões entre os leitores)!

Confira tudo isso a seguir... Na "Retrospectiva 2015" do "Submundo":
1) A Coleção de capa-preta da Salvat chega ao fim (com "O Cerco") e tem a suaEXTENSÃO confirmada pra mais 60 edições (que já começou com: "Vingadores Primordiais")!
2) "Batman Eterno": Estreia da nova revista SEMANAL do morcego!
3) "Pecado Original": A mega-saga Marvel do ano começa com o assassinato do "Vigia"!
4) "Demolidor - Fim dos Dias": De Brian Michael Bendis... Mostra as repercussões da morte do Homem Sem Medo!
5) "Batman - Lendas do Cavaleiro das Trevas": Coleção de clássicos divididos por artistas: Jim Aparo, Neal Adams, e Marshall Rogers (são os que estão em andamento atualmente)!  
6) "Star Wars" bombando nas bancas e nos cinemas: As adaptações dos FILMES em quadrinhos, a coleção Deagostini em ritmo acelerado, vários especiais, 2 novas revistas mensais ("Star Wars" e "Darth Vader"), e o 7º filme da franquia!
7) "TEX Gigante em Cores": A coleção de luxo do ranger chega ao Vol. 8 (e ainda tem o 9 anunciado)!
8) A Salvat lança a coleção de capa-vermelha: Com cada edição dedicada à um herói ou equipe. Destaques para: "Vingadores" (Busiek/Pérez), "Cap. Marvel" (Gil Kane), "Fabulosos X-Men" (Dias de Um Futuro Esquecido), e "Namor" (Byrne)!
9) "Demolidor" e "Jessica Jones": São sucessos (de público e crítica) em seriados da Netflix!
10) As novas revistas mensais da Marvel: "Vingadores - Os Heróis Mais Poderosos da Terra" (capa acima), "Guardiões da Galáxia", e "Deadpool"!
11) "Valiant": Revistas de linha da HQM são canceladas por baixas vendas e títulos são relançados em novos encadernados ("X-O Manowar" e "Harbinger")!
12) "Disney em Capa-Dura": "Os 80 Anos do Pato Donald", "A Saga do Tio Patinhas", "História e Glória da Dinastia Pato" (que apresentou defeitos gráficos em vários exemplares), "Contos de Natal" (de Carl Barks), e "Zé Carioca" (de Renato Canini)! 
13) "Hellboy": O demônio-detetive teve 2 encadernados de luxo inéditos no Brasil: "Tormenta e Fúria" e "Hellboy no Inferno" (Vol. 1 de 2)!
14) "Astro City": A premiada série de Kurt Busiek (com capas de Alex Ross)... É relançada pela Panini (uma bela homenagem aos universos Marvel/DC)!
15) "Vertigo": Novos lançamentos na linha e coleções já consagradas: "O Despertar", "Os Invisíveis", "Hellblazer - Infernal", "Eu, Zumbi", "Homem-Animal", "Cinderela", e a conclusão do "Monstro do Pântano" (de Alan Moore)!
16) "Superpateta 50 Anos" e "Bafo-de-Onça 90 Anos": 2 datas comemorativas na Disney que mereceram especiais de 300 pág cada!
17) Herb Trimpe (R.I.P.): O adeus à um incrível artista (veterano nas histórias do "Hulk" e famoso por ter desenhado a 1º aparição de "Wolverine")! 
18) HQs no cinema: "Vingadores 2 - A Era de Ultron", "Homem-Formiga", "4F" (que fracassou feio nas bilheterias) e "Kingsman - Serviço Secreto"... Renderam encadernados no embalo dos filmes!
19) O "Cavaleiro da Lua" tem 3 ed. lançadas: 2 com a fase Bendis e um de Warren Ellis (todos inéditos no Brasil)!
20) Alan Moore: O autor esteve em alta no mercado com várias de suas obras encadernadas: "Cap. Britânia", "Promethea", "A Balada de Halo Jones", "Nemo - Coração de Gelo", e a revista mensal de "Miracleman"!   
21) "Kick-Ass 3": O FINAL da série (de Mark Millar & John Romita Jr.)!
22) "Coleção Histórica Marvel": Novos Vol. de "Vingadores", "4 Fantástico", "Aranha", "Tumba de Drácula", e "Motoqueiro Fantasma"... Pra matar o saudosismo dos fãs "vintage"!
23) Erros de Revisão: Lamentavelmente, foram bastante comuns este ano... Começando pela falta total de cuidados da Salvat na ed. do "CAPTÃO" (sem um "i") que teve dezenas de erros grotescos. E se estendendo também à Panini (que fez recall de uma ed. da "Liga da JUSIÇA" pelo erro na lombada) e Eaglemoss!
24) "Multiverso DC" (de Grant Morrison): A aguardada série foi publicada em revista mix (com outros títulos) gerando descontentamento em alguns leitores!  
25) "Demolidor - Revelado" (de Brian Michael Bendis): Encadernado de luxo com a 2º fase mais consagrada do protetor da Cozinha do Inferno!   
26) "Juíz Morte": Encadernado de luxo com uma compilação de histórias exclusiva no mundo, traz os maiores confrontos entre os juízes "Dredd X Morte"! Em contrapartida, a revista mensal do "Dredd" foi cancelada na ed. 24!
27) Clássicos da Pixel: "Fantasma 3", "Mandrake 3", "O Livro de Ouro do Recruta Zero 3", "Hagar - O Horrível", "Mutts", e "Garfield" - Material de 1º com tiras que marcaram época!
28) "Bob Cuspe": O punk escarrador de Angeli ganha uma compilação completa com todas as suas tiras e histórias (uma cuspida na cara da sociedade, rs)!
29) "Éden": O mangá que já havia sido parcialmente publicado pela Panini (ficando incompleto no Brasil) é relançado pela JBC!
30) "Homem-Formiga - Mundo Pequeno": Pela 1º vez no Brasil, a origem do personagem é mostrada aos leitores - HQs dos primórdios da Marvel que nunca haviam saído por aqui!
31) "Lanfeust de Troy" e "Barbarella": A editora Marsupial investe em material europeu de qualidade! A 1º é um grande sucesso na França e a 2º é um ícone da sensualidade na cultura pop! 
32) Fernando Fusco (R.I.P): O adeus à um dos artistas mais importantes na trajetória de "TEX"!
33) "Gotham": Encadernado com a ótima série publicada anteriormente como: "Gotham City Contra o Crime", volta em ed. de luxo (no embalo do seriado de TV)!
34) "Miniaturas Marvel": A coleção de miniaturas da Eaglemoss tem "PACKS" duplos (com 2 personagens cada e venda exclusiva pelo site) trazendo os "restolhos" de pouco apelo comercial: "Valete de Copas", "Garra Sônica", "Batroc", "Ceifador", "Filho de Satã", "Encantor", "Dínamo Escarlate", entre outros!
35) "Ultraman": Herói clássico dos seriados japoneses tem seu mangá (inédito) lançado pela JBC!
36) "Coleção DC" (Eaglemoss): Mais uma coleção de 60 encadernados é lançada no Brasil - Com destaques pra: "Batman - Silêncio 1-2", "O Longo Dia das Bruxas 1-2", e "Torre de Babel"!
37) "Sandman - Prelúdio": Novas histórias (prequel) da famosa saga de Neil Gaiman!
38) "Y - O Último Homem" é relançado em formato luxuoso (capa-dura)!
39) MSP: Dezenas de encadernados e especiais da linha foram lançados este ano (entre as Graphic Novels mais recentes, uma aventura estrelada pelo "Louco")!
40) "Odisseia Cósmica": A épica saga de Jim Starlin & Mike Mignola em formato luxo (com capa-metalizada)!
41) "CCXP 2015": O evento bombou mais uma vez e trouxe a presença ilustre de Frank Miller ao Brasil (entre vários outros artistas e lançamentos diversos)!
42) "Homem-Máquina": Uma inusitada edição com material raro e obscuro (com arte de Herb Trimpe e Barry Smith)!
43) "American Flagg": De Howard Chaykin... Em edição luxuosa e caprichada da Mythos!
44) "Liga Extraordinária - Século": A Devir relança em edição integral as 3 edições da saga "século" (1910, 1969, e 2009)!
45) "Blade - A Lâmina do Imortal": Mangá de grande sucesso ganha nova republicação!
46) "Flash Gordon": A Pixel relança as histórias clássicas de Alex Raymond tiradas das pág dominicais dos jornais de 1934 à 1937!
47) "Demolidor de Frank Miller" Vol. 2: A "Morte de Elektra" e outras histórias épicas dos bons tempos de "Superaventuras Marvel"!
48) Os "Novos 52" tem seus primeiros arcos republicados em ed. de luxo: "Superman" (de Grant Morrison), "Aquaman", "Batman - A Noite das Corujas", "Shazam", e "Liga da Justiça"!
49) Polêmicas e tretas: O "politicamente correto" se instaurou no cenário de quadrinhos e as redes sociais foram palco de brigas, discussões acirradas, e troca de acusações envolvendo: Héteros, feministas, gays, e afins (o ápice foi a campanha publicitária do "Troféu HQ Mix", que adotou trocadilhos infames de duplo sentido e expôs imagens de uma modelo semi-nua - o que gerou indignação)!
50) Miniaturas de resina: A Eaglemoss foi novamente motivo de revolta ao lançar no Brasil miniaturas feitas em resina (leves demais em comparação às peças metálicas). Os colecionadores não gostaram e detonaram a empresa por propaganda enganosa (sendo que a resina deveria baratear os custos e o que aconteceu foi o contrário - sem falar na má-fé ao adulterarem e reescreverem anúncios em sua pág. oficial). Hoje, as peças "Especiais" da DC são todas em resina!
Namor.jpg (318×500)
Até+
PS: O "Submundo" deseja à TODOS os leitores.... Um FELIZ ANO-NOVO e BOAS FESTAS! Que 2016 nos traga ainda MAIS lançamentos legais nas bancas e que possamos ter melhores condições ($$$) pra mantermos nossas coleções na medida do possível, rs!
sub.png (599×495)
Créditos;)  Leo Radd http://submundo-hq.blogspot.com.br/2015/12/retrospectiva-2015-os-fatos-e.html

Charge N°42760!

duke.jpg (480×300)

Charge N°42759!

clayton.jpg (390×360)

Tiras N°7162 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

CXqfDtRWcAA78V0.jpg (599×752)
CXmzo6BWcAAY7S5.png (598×187)
No que depender da nossa Turma, 2016 vai ser nota:
1975146_743808349083965_7372487421990410825_n.jpg (686×720)

Charge N°42758!

migueljc.jpg (430×360)

Charge N°42757!

mariano.jpg (480×356)

Ria...Se Puder N°4719 - FÍGADO, AGUENTA FIRME, PORQUE DAQUI ATÉ O CARNAVAL...

figado.png (612×613)

Charge N°42756!

nani.jpg (480×287)

Charge N°42755!

iotti.jpg (346×360)

Animação do DIA : Tobby entrevista - Mercado Financeiro!

Charge N°42754!

biratan.jpg (464×360)

Charge N°42753!

AUTO_santiago.jpg (331×360)