terça-feira, 13 de outubro de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°880 - Papa-Capim: HQ "Um indiozinho casca-grossa"

Mostro uma história em que o Papa-Capim teve que impedir um menino fantasiado de indiozinho de caçar os animais da floresta. Com 4 páginas, foi publicada em 'Chico Bento Nº 34' (Ed. Globo, 1988).
Papa-Capim está olhando um pássaro cantando, quando uma flecha quase atinge o pássaro. Foi tacada por um menino vestido de indiozinho, que reclama que errou o alvo. Papa-Capim fala que aquele é um dos pássaros mais raros da floresta e com canto mais bonito que se pode ouvir e que Tupã nunca o perdoaria por uma maldade daquela.

O menino resolve caçar outra coisa e Papa-Capim logo vê uma anta correndo. Ela se esconde atrás do Papa-Capim e o menino manda a anta do Papa-Capim sair da frente da anta. Papa-Capim fala que ela é só um filhote e tão inofensivo como o menino. Ele resolve atacá-la, alegando que se é "inofensiva como ele", seria perigosa, mas ainda assim Papa-Capim o impede de atacá-la e manda caçar outra coisa.

Depois o menino passa, então, caçar um jacaré. Papa-Capim impede, falando que jacarés estão em extinção e proibido caçá-los. O menino desiste e volta para casa que era perto da floresta e reclama com a mãe que tinha um índio chato que perseguia em todo lugar que ia. A mãe fala para ele se se arrumar que vai levá-lo ao parque de diversões. Papa-Capim olha e descobre que ele não era um indiozinho e precisa se preparar porque dará muito mais trabalho quando for adulto enquanto está junto com os bichos que salvou mais outros da floresta.

Uma boa história mostrando um menino vestido como indiozinho querendo brincar de caçar bichos em extinção na floresta e Papa-Capim impedindo. Tem uma boa mensagem de alertar sobre caça de animais silvestres extintos e preservação de natureza. Mensagem boa no final de que se o menino criança já estava com aquela índole ruim, ia piorar quando fosse adulto e se ainda morasse lá, Papa-Capim teria muito mais trabalho para salvar os bichos quando crescesse. 

Ele era bem perverso, sem pena nenhuma dos animais. Inclusive foi boa a comparação do menino não se achar inofensivo quando estava caçando a anta e reconheceu que era perigoso com suas atitudes. Interessante também nessa história ter uma família morando perto do início da selva do Papa-Capim e, com isso, mais fácil o acesso de "caraíbas" à aldeia. Mas muitas vezes era retratado como aldeia ser em lugar bem distante da civilização. O menino não teve nome e apareceu só nessa história. 

Impublicável hoje pelo tema de ter caça de animais selvagens mesmo que seja para ensinar alguma coisa, fora que não costuma mais ter personagens contracenando com esses animais selvagens, mesmo se não fossem maltratados. Palavra "Droga!" também proibido e menino chamar Papa-Capim de anta também não seria bem vindo hoje.

Além disso, linguagem informal como "deixe ela em paz", "caçando eles", hoje eles estão procurando colocar linguagens mais formais sem ser coloquial. O que é uma pena, gibis pedem linguagem informal, fora que em situações assim professores podem colocar como material de sala de aula com exercícios para alunos transcreverem diálogos com a norma culta. Os traços excelentes, tanto personagens como a floresta como um todo foram bem desenhados, dava gosto de ver traços assim. Como era bom ver Papa-Capim sem roupa como índio primitivo raiz, a partir deste ano, mudaram colocando o indiozinho com  roupa assim como os outros índios e deixando uma tribo de índios moderna, inclusive morando agora em casas simples em vez de ocas.

Créditos ;)  Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2020/10/papa-capim-hq-um-indiozinho-casca-grossa.html

Ria...Se Puder! 😁 N°9001 a N°9010





Tiras N°14264 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

O que é que eu vou fazer com essa tal liberdade? A pedidos, a segunda parte da playlist com os hits que são sucesso no Limoeiro! Indicações de sucesso que sejam a cara dos nossos personagens? #Lemonfy

Tiras N°14263 : Especial MIX nº458 - Blog do XANDRO!

Tiras N°13262 : HÁ POUCA ELIPSE - Laerte!

Tiras N°14261 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Tiras N°14260 : O Coelho Nero - Omar Viñole!

Tiras N°14259 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°14258 : Recruta Zero - Mort Walker!

Tiras N°14257 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°14256 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°14255 : GARFIELD - Jim Davis!