terça-feira, 12 de outubro de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°984 - Cebolinha: HQ "Um show de mágicas"

Compartilho uma história clássica que completa 40 anos agora em outubro, em que o Cebolinha era mágico e queria fazer um show, mas as coisas não saíram muito bem como ele esperava. Com 8 páginas, foi história de abertura de 'Cebolinha Nº 106' (Ed. Abril, 1981).
Capa de 'Cebolinha Nº 106' (Ed. Abril, 1981)
Começa com Cebolinha como mágico, fazendo vários truques e depois anuncia que vai fazer o seu assistente Cascão desaparecer. Com a capa, ele some, ficando debaixo do alçapão do palco, só que descobre-se que eles estavam apenas ensaiando sem plateia. Cebolinha vê que já estão preparados para receber o público e Cascão comenta que vai ser difícil convencer os amigos pães-duros a pagarem. 
Mônica aparece e Cebolinha diz que estava pensando nela. Mônica pensa que era mais um plano infalível e ele fala que é um proposta de ganhar um ingresso de graça se ela conseguir vender todos os outros ingressos. Mônica aceita, na condição de trocar o ingresso por uma entrada no cinema e Cebolinha topa.

Os meninos estão jogando bolinha de gude e Mônica vai lá vender as entradas do show de mágica. Zé Luís dá desculpa que não pode ir, Jeremias, que não gosta de mágicas e Xaveco, que não tem dinheiro. Mônica ameaça em dar soco neles se não comprarem e logo eles pagam, com Zé Luís falando que ela consegue convencer bem, Jeremias passa a gostar de mágica e Xaveco encontra dinheiro do nada. Com outros meninos, ela faz a mesma coisa de obrigar a comprarem com ameaça de surra com Franjinha comprando 2 entradas, pra ele e Bidu, e Humberto dando adeus ao seu dinheiro. Depois Mônica entrega o dinheiro de todas as entradas vendidas para o Cebolinha e ela vai ao cinema.
Com a plateia em frente ao palco antes do show, Zé Luís espera que o show seja bom mesmo e o Jeremias reclama que com o dinheiro gasto, podia ter comprado 2 sorvetes. Cebolinha acha uma emoção ter muita gente e começa o show. Tenta levitar um livro, mas Jeremias entrega o truque que era um fio amarrado no dedo e todos dão gargalhada. Cebolinha, então, faz mágica de tirar vários pombos da cartola. Não sai nenhum pombo e quando vai ver, Franjinha estava dando comida para eles.

Cebolinha avisa que vai apresentar o seu mais sensacional número. Xaveco debocha que é o número quatro e Jeremias que prefere o número oito. O truque era desaparecer o assistente Cascão. Jeremias fala que não vale tentar jogar água no Cascão. Cebolinha conta até 3 com a capa em suspense e quando tira, Cascão ainda estava lá e alega que a alavanca do alçapão emperrou.

A plateia dá sonora vaia, puxado pelo Jeremias, falam que são mágicos fajutos, querem dinheiro de volta e não consegue fazer ninguém desaparecer. Cebolinha diz que não vai devolver dinheiro e Cascão complementa que eles que azucrinaram com o show. Os meninos falam que eles vão devolver nem que seja na marra e ao cercarem Cebolinha e Cascão para partirem para a briga, eles desaparecem e todos ficam sem entender. Mostram 2 pontos indo para a biblioteca do bairro e lá eram Cebolinha e Cascão, que conseguiram desaparecer sem truque nenhum e ficam procurando nos livros uma forma de desfazer a mágica.

História excelente com Cebolinha querendo fazer apresentação de mágica e Cascão como assistente, mas como a plateia foi forçada a ir para não apanhar da Mônica, resolvem estragar as apresentações do Cebolinha e ser considerado mágico fajuto e conseguirem dinheiro de volta. No sufoco para não apanharem, termina Cebolinha fazendo mágica de verdade de desaparecer e ele com Cascão tentam uma forma de voltarem ao normal procurando em livros de mágicos. Na hora do desespero os personagens faziam coisas mais absurdas.

Foi divertido ver a Mônica obrigando os meninos irem ao show à força, se não pagassem, apanhavam. Na época ela era autoritária ao extremo e os outros tinham que fazer o que ela mandava. Veja bem, a Mônica mandou os outros comprarem as entradas, mas ela não queria assistir e foi ao cinema com o dinheiro de uma entrada, até ela sabia que o show não seria bom, mas os outros tinham que ir assistir mágica para ela poder ir ao cinema. Muito interesseira. A revolta dos meninos foi boa também, desvendando vários segredos de mágicos. O mais sacana de todos foi o Jeremias, quem liderou a azucrinação com o Cebolinha. 

Era legal quando qualquer personagem podia ser mágico nas histórias ou até ter um mágico adulto profissional. Desde que o Nimbus adotou característica de ser mágico, só ele que passou a ser o mágico oficial nas histórias, perdendo a graça. Tipo, se colocassem o Nimbus no lugar do Cebolinha não teria nem metade da diversão que foi, era muito melhor qualquer personagem ser mágico. As vezes era comum personagens sumirem ao longo da história quando tinham muitos reunidos, como aconteceu com figurantes e com o Bidu, que foram abordados pela Mônica, mas não apareceram depois assistindo show.

Traços muito bons da transição dos personagens pontiagudos dos anos 1970 com o que eles queria deixar consagrado ao longo dos anos 1980. Chama a atenção do Jeremias todo preto, é que quando ele foi criado em 1960 ele era preto porque não tinham recursos pra diferenciar personagens negros dos brancos nos gibis e nas tiras de jornais em preto e branco da época. Nos primeiros números da Mônica de 1970, já com gibis coloridos, ele era preto também, aí o personagem ficou sumido ao longo dos anos 1970 e quando voltou em 1981 foi do mesmo preto de antes. ficando assim até em março de 1982, quando resolveram colocar pele de cor marrom, ficando assim até hoje. Mudaram, provavelmente, porque o pessoal da época reclamou que era esculacho com os negros pintando tão preto assim, e em 1983 ainda sofreu outra mudança tirando círculo rosa em volta na boca e deixando uns lábios comuns, ficando assim até hoje. 

Impublicável hoje por mostrar Mônica autoritária obrigando outros a assistirem show que não querem na ameaça de surra, os meninos quererem estragar os truques agindo como vilões e fora que pombos são proibidos nas histórias hoje e ainda mais dando comida a eles porque são tratados como bichos sujos e o Jeremias estar pintado todo preto desse jeito iriam implicar demais. Foi republicada depois em 'Almanaque do Cebolinha Nº 5' (Ed. Globo, 1989) como história de miolo, já que geralmente histórias de abertura curtas originais eram republicadas no miolo em almanaques. Muito bom relembrar esse clássico há exatos 40 anos.

Capa de 'Almanaque do Cebolinha Nº 5' (Ed. Globo, 1989) 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/10/cebolinha-hq-um-show-de-magicas.html


Tiras N°16151 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Hoje é o primeiro dia das crianças de muita gente. Um dia especial pra fazer todas as vontades dos pequenos. Conta pra gente seus planos e quantos pontos marcaram?
Capa de “Sou um Rio”, novo livro de Mauricio de Sousa. Com uma mensagem sobre o meio ambiente, é uma obra em prosa inspirada em lembranças da sua infância. E será lançado no dia do aniversário do autor, 27 de outubro.
Hora de brincar, muita história para contar! Campanha de arrecadação de livros 2021, participe. As crianças agradecem! Confira no site https://cmecmulher.com.br/diadascriancas/ os pontos de arrecadação mais perto de você.

Tiras N°16150 : Especial MIX nº756 - Blog do XANDRO!

Tiras N°16149 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!





Tiras N°16148 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°16147 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°16146 : GARFIELD - Jim Davis!

Charges/Cartuns! ★ N°153901 a N°154.000 * Especial