terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°914 - Magali: HQ "A dívida"

 

Mostro uma história em que a Magali ficou devendo dinheiro para o Cebolinha e ele infernizou a vida dela para pagá-lo. Com 9 páginas, foi história de abertura de 'Magali Nº 189' (Ed. Globo, 1996).
Capa de 'Magali Nº 189' (Ed. Globo, 1996)
Cebolinha avista a Magali e fica pigarreando e cada vez mais alto para chamar atenção dela. Magali  pergunta se ele está com tosse, Cebolinha diz que não, só estava tentando lembrar que dia era hoje. Magali diz que era dia 15 e ele diz que faz 2 dias que foi dia 13 e 5 dias que foi dia 10 e pergunta se dia 10 não lembra alguma coisa.

Magali diz que dia 10 é o dia que o pai dela dá mesada. Cebolinha pergunta o que faz com a mesada e ela diz que compra doces, balas, sorvetes e ele complementa que paga os amigos. Magali se toca que está devendo dinheiro para ele e Cebolinha diz que deve 8 reais que deu para ela comprar chocolates, já erguendo braços pronto pra receber o dinheiro. Magali põe a mão no bolso e, em vez de dar dinheiro, pega um bloquinho para anotar e lembrar de pagá-lo mês que vem porque já gastou todo o dinheiro da mesada. Cebolinha fica uma fera e a chama de magrela caloteira e vai embora e Magali diz que a zanga dele vai passar logo.


No dia seguinte, Magali se esbarra com Cebolinha vindo do futebol com os meninos. Cascão comenta que venceu a partida, Franjinha diz que foi uma sacola de gols e Cebolinha lembra para Magali que foram 8, uma indireta para a  dívida e Franjinha pensou que ele falava de número de gols. Cebolinha fala que era o dinheiro que a Magali estava devendo na frente de todo mundo, fazendo ela passar vergonha.


No outro dia, Cebolinha telefona para Magali e pergunta de onde fala. Magali diz que é o número do telefone terminado com 8 e ele fala que é isso mesmo, que são 8 reais que está lhe devendo e que bom que ela lembra e a chama de caloteira. Magali encontra a Mônica, que pergunta qual o problema e Cebolinha surge de patins falando que a Magali pediu 8 reais emprestados e em vez de pagar dia 10, torrou toda a mesada. Magali comenta que ele está espalhando para todo mundo e vai ficar com fama de caloteira e pede dinheiro emprestado para a Mônica, que disfarça e diz que tá dura, dura e vai embora. Magali quebra o seu cofrinho em casa e só tinha moedas de chocolate.


No dia seguinte, Magali vê o muro da sua casa rabiscado com "Magali caloteira" e ela se pergunta se vai ser o mês inteiro assim e tinha que acontecer alguma coisa boa para melhorar o humor. Surge o Ivanzinho, o menino fofo da rua de cima, falando que estava procurando por ela. Magali imagina fogos de artificio de tanta felicidade. Ivanzinho a convida para tomar sorvete juntos, só que ele estava sem dinheiro. Magali diz que também está dura e Ivanzinho grita para o Cebolinha, que estava atrás da moita, que ela não tem dinheiro mesmo e o plano não deu certo. Cebolinha se convence que ela não tem dinheiro e vai ter que esperar mês que vem e Ivanzinho diz que pagar 10% da dívida a ele por ter se oferecido à Magali no plano.


Magali não aguenta mais e pede para a mãe adiantar 8 reais da mesada para pagar o Cebolinha. A princípio Dona Lili recusa porque pensava que era para torrar em doces, mas acaba aceitando quando era pagar dívida, mas fala que nunca mais peça dinheiro emprestado para ninguém. Magali devolve o dinheiro para o Cebolinha, que diz que não empresta mais nada para ela. Cebolinha vai a lanchonete e pede um sanduíche e milk-shake. Magali fala que não quer mais ficar devendo nada para ele, mas ao ver o lanche dele, acaba comendo tudo e termina com ela, com boca suja, anotando que está devendo um lanche e milk-shake para ele na próxima mesada. 


História engraçada com a Magali devendo dinheiro para o Cebolinha e ele fazendo de tudo para ela pagar. Ele está certíssimo em cobrar o que ela havia prometido quando recebesse a mesada, pois ela gastou tudo com doces e guloseimas e não pagou o que estava devendo para ele. Foram 8 dias após a mesada para ela pagar, isso com grande insistência dele senão não teria tão cedo. Acabou o Cebolinha perdendo dinheiro e lanche no final. Ele não tinha que comprar lanche na frente dela já sabendo a sua fama de comilona.


Foi divertido o Cebolinha espalhar para todo mundo para deixar a Magali com vergonha, ficar telefonando para lembrar, pichar o muro com Magali caloteira e até plano com Ivanzinho para testar se tinha dinheiro ou não. Engraçado também Cebolinha chamá-la de "magrela caloteira" assim que descobriu que ela não tinha dinheiro para pagá-lo e interessante Magali pedir dinheiro para a Mônica para pagar o Cebolinha, se conseguisse ia dar na mesma, ia só mudar a quem ela ia ficar devendo. Mônica que foi esperta e saiu fora. 


Quem já teve caso de gente que não pagou dinheiro emprestado se identifica bem e ainda pode ver maneiras de cobrar a pessoa que está lhe devendo, de um jeito de deixar o caloteiro bem envergonhado, e ainda ensina para o leitor não emprestar dinheiro para ninguém e não agir como a Magali  se caso pedir dinheiro emprestado a alguém. Impublicável por mostrar Magali caloteira e acharem que Cebolinha pode ter pegado pesado ao envergonhá-la por estar devendo. A expressão "Que inferno!" dita pela Magali não é mais aceita também nos gibis atuais.

Ivanzinho representa o menino fofo que as meninas admiram, cada história era um menino fofo diferente, mas nos anos 1980 era fixo o Reinaldinho, inspirado no roteirista Reinaldo Waisman. Pode até dizer que Magali traiu o Quinzinho já que ela namorado fixo dela na épocam mas as meninas ficavam doidos com o "menino mais fofo da rua" que até esqueciam dos namorados.

Traços ficaram bons típicos dos anos 1990, esqueceram de desenhar o braço da Magali e do Cabolinha no primeiro quadrinho, mas nada que esses erros tire o encanto da história. Durante a história teve propagandas inseridas nas laterais direitas das páginas, dessa vez anunciando chiclete "Ping-Pong" do Corcunda de Notre Dame, que tinha figurinhas par acolar no álbum de figurinhas do filme. No caso, propagandas com charadinhas do personagem, do novo filme da Disney recém-lançado em 1996 e do próprio chiclete. Eram comuns propagandas dentro das histórias, um recurso que até deixaram de lado no início dos anos 1990, mas que voltou a ter na metade daquela década, assim últimas vezes que aconteceram isso de propagandas inseridas nas histórias.

Créditos ;)  Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/01/magali-hq-a-divida.html

Tiras N°14995 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

episodio.png (741×570)

Uma palavra: MARATONA!
DIcuk6tXYAAwTAN.jpg (1019×304)
DIhyrhMXoAApoMC.jpg (1021×308)
DH4haO8XcAA_VBt.jpg (1017×310)
DIbjECrXYAIlVnC.jpg (884×1200)

Tiras N°14994 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

 tioteste.png (603×898)

tiotira.png (317×882)tiotira2.png (301×920)

Tiras N°14993 : Especial MIX nº552 - Blog do XANDRO!

Tiras N°14992 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°14991 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°14990 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°14989 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Tiras N°14988 : GARFIELD - Jim Davis!

Ria...Se Puder! 😁 N°10111 a N°10120





Charges/Cartuns! ★ N°114101 a N°114110