sábado, 11 de abril de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°821 - Pipa: HQ "Igual à Xuxa!"

No dia do aniversário da Xuxa(27 de março), compartilho uma história de quando a Pipa ficou com ciúmes do Zecão por ser fã da Xuxa e ainda ele teve uma lição da Xuxa por ter humilhado a Pipa. Com 8 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 4' (Ed. Globo, 1987).

Nela, Pipa vê o Zecão suspirando lendo revista e pergunta se o preço da gasolina subiu. Ele estava olhando a Xuxa na revista, sua musa, fala que é linda, um tesouro, elogia rosto, corpo. Pipa fica com ciúme, fala que a Xuxa é bem feinha, toma a revista dele e liga a televisão para ver se ele esfria a cabeça. Na TV estava passando o "Xou da Xuxa" e Zecão volta a suspirar, falando que a Xuxa é a garota que todo cara quer namorar. Pipa fica furiosa, manda o Zecão ficar com ela e termina o namoro entre eles, indo embora batendo forte a porta da casa dele.

Na rua, Pipa não se conforma o Zecão preferir a boboca da Xuxa, diz que ela tem mais qualidades que a Xuxa, mas quando se olha no espelho reconhece que a Xuxa era mais bonita e ao tentar fazer maria-chiquinha no cabelo tem ideia de se vestir como a Xuxa para agradar o Zecão.

Pipá vai na casa dele vestida de Xuxa e ele dar gargalhadas e fala que está parecendo uma maluca com os rabichos, mas que seria bom que fosse igual à ela. Pipa vai embora chorando com a ofensa do Zecão, achando que fez papel de boba e confirma que o Zecão a acha feia.

No caminho, encontra uma mulher com problemas no carro e quando vê era a Xuxa em pessoa. Ela estava voltando da gravação do programa e o carro pifou. Pipa fala para irem na casa dela para telefonar para uma oficina. Já na casa da Pipa, elas tomam café e Pipa comenta que a Xuxa é legal, mas que há meia hora atrás queria trucidá-la. Depois de contar toda a história do Zecão, Xuxa fala que o namorado é um cabeçudo, não devia tratar assim e mereceria uma lição.

Pipa vai preparar uns canapés para elas e nessa hora a campainha toca. Era o Zecão querendo fazer as pazes por ter sido injusto com a Pipa. Xuxa atende a campainha e ele se espanta, pensando que era a Pipa que fez plástica para ficar igual à Xuxa. Ela resolve entrar na onda e se passa como a Pipa que se transformou em Xuxa.

Zecão fala que ficou linda e a leva à rua para mostrar a todo mundo que ficou bonita. Zecão encontro Rolo e seus outros amigos conversando e mostra a Xuxa .Eles se espantam e Zecão fala que não era a Xuxa,e, sim a Pipa depois de um trato geral. Eles acham a "Pipa" uma gata e ficam só olhando apaixonados por ela. Zecão vê, fica com ciúme e fala que já sabem da novidade e vão embora.

Rolo pede para conversarem com ela mais um pouco e perguntam se ela aceita um sorvete. Zecão fala que vão embora e chama a Xuxa de benzinho. Ela diz que não é para chamá-la de benzinho, que agora que ficou bonita merece um namorado à altura como o Fábio Junior e nenhum deles serve. Zecão estranha o comportamento dela e pergunta cadê a namorada, meiga e apaixona que ele conhece. Ela diz que não se parecia nada com a Xuxa e agora era tarde.

Zecão fica desesperado e diz que não quer que ela se pareça mais com a Xuxa e quer a sua Pipa de volta. Pipa verdadeira aparece perguntando o que aconteceu e ele a abraça, reconhecendo que a outra não era ela e que a Pipa continua a mesma e só agora percebe como é feliz.

Xuxa fala para Pipa que fez uma brincadeira com o Zecão e fica na casa da Pipa esperando o mecânico enquanto o casal passeia. Zecão faz declaração que a Pipa é linda como está e manda prometer não mudar nunca. Em seguida pergunta quem era a moça tão parecida com a Xuxa. Pipa responde que era a própria Xuxa. Zecão se surpreende e desmaia por saber que estava conversando com a Xuxa e Pipa fala com os leitores que um dia o Zecão aprende a lição, terminando assim.

Muito engraçada essa história,  também eram bem divertidos os ciúmes da Pipa com o Zecão. Dessa vez foi ciúme com a Xuxa, quem o Zecão era fã declarado. Por ele ter humilhado a Pipa, a própria Xuxa deu uma lição nele se passando pela Pipa que fez uma plástica para ficar igual à Xuxa. O Zecão aprendeu a lição em parte, valorizou a Pipa, mas não deixou de ser fã da Xuxa por causa disso.

Foi engraçado ver a Xuxa em cena com problemas no carro quebrado, dar lição no Zecão, a cara qe o Rolo e os amigos fizeram ao verem a Xuxa, a Pipa vestida de Xuxa, o Zecão achar a Pipa maluca por conta disso, mas em contrapartida deu pena dela da humilhação dele, mereciam terminar de vez o namoro. Ele mereceu o castigo da Xuxa, mas foi ingênuo ele pensar que a Pipa conseguiu se transformar em Xuxa em tão pouco tempo, no mesmo dia. Absurdos de histórias em quadrinhos que sempre são bons. No final pode até imaginar a continuação, se ele voltou para casa da Pipa para conversar com a Xuxa, pegar autógrafo dela, essas coisas.

Zecão ainda teve outra história admirando a Xuxa, vendo programa dela, em 'Cebolinha Nº 18' de 1988, confirmando que ele era fã dela, mas nem tanto por causa do programa infantil e, sim, para admirar o corpo e as pernas dela no "Xou da Xuxa".  Não acho tão incorreta, acho que davam para pelo menos republicarem, só que teria alteração da palavra "Droga!" dita pela Xuxa com o carro pifado e também mudariam o nome dela durante a história.

Os nomes da Xuxa e Fábio Junior não foram parodiados dessa vez. Na Editora Abril nem sempre os nomes dos artistas eram parodiados, ficou mais frequente na Globo a partir dos anos 1990. Quando parodiavam, colocavam nomes como Chucha, Xoxa, Catuxa, entre outros. Em tempo, teve paródia do nome da Revista "Contigo", colocando Revista "Comigo".

Eu gostava quando tinham artistas contracenando com personagens, eram boas interações e Xuxa teve frequências marcantes nos gibis, foi a artista que mais apareceu e até mais citada nas histórias. A Xuxa passou a aparecer nos gibis a partir de 1983, sendo mais frequente a partir de 1985 e durante os anos 1990. Normalmente aparições eram nos programa dela o algum envolvimento com o programas, sobretudo "Xou da Xuxa", mas dessa vez ela teve uma trama própria fora do ritmo de gravação.

Traços lindos, bem típicos dos anos 1980,. saudades da Turma da Tina com desenhos assim, com direito ao Zecão com nariz bem grande, sem frescura. E  a Xuxa foi bem desenhada também, isso foi antes de ela ganhar gibi próprio pela Editora Globo entre 1988 e 1993, mas nos gibis da Turma da Mônica ela era sempre desenhada diferente no estilo da MSP mesmo e de acordo com cada desenhista. As cores com tons de pele mais rosados característicos das primeiras edições da Globo de 1987. 

Créditos ;)  Marcos Alves:  http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2020/03/pipa-hq-igual-xuxa.html

Tiras N°13213 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

O Horácio já está seguindo as recomendações contra o coronavírus, e você?
Cuidar da sua vida é um ato de amor!
#todosjuntoscontraocoronavirus #ficaemcasa #laveasmaos

Tiras N°13212 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°13211 : Especial MIX nº327 - Blog do XANDRO!


Tiras N°13210 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Ria...Se Puder! N°7240

Ria...Se Puder! N°7239

Ria...Se Puder! N°7238

Ria...Se Puder! N°7237

Ria...Se Puder! N°7236

Ria...Se Puder! N°7235

Ria...Se Puder! N°7234

Ria...Se Puder! N°7233

Ria...Se Puder! N°7232

Ria...Se Puder! N°7231

Charges/Cartuns! ★ N°90890

Charges/Cartuns! ★ N°90889

Charges/Cartuns! ★ N°90888

Charges/Cartuns! ★ N°90887

Charges/Cartuns! ★ N°90886

Charges/Cartuns! ★ N°90885

Charges/Cartuns! ★ N°90884

Charges/Cartuns! ★ N°90883

Charges/Cartuns! ★ N°90882

Charges/Cartuns! ★ N°90881

Charges/Cartuns! ★ N°90880

Charges/Cartuns! ★ N°90879

Charges/Cartuns! ★ N°90878