domingo, 21 de março de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°928 - HQ "Aniversário da Mônica (Magia)"

Dia 21 de março é comemorado o Aniversário da Mônica. Em homenagem, mostro uma história clássica em que a Mônica se transforma em uma árvore no dia do aniversário dela. Com 22 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 155' (Ed. Abril, 1983).

Capa de 'Mônica Nº 155' (Ed. Abril, 1983)

A história começa no período medieval, quando as pessoas acreditavam em magia e profecias, como preverem quando vai chover e quem não acreditava levava raio na cabeça. Conhecemos, então, o Artur e a Jesebel que entraram no castelo do terrível Mago Mefistos. Artur fica brincando com os objetos de magia do castelo e Jesebel manda irem embora antes do Mago chegar.

Artur deseja comemorar aniversário lá, pois vai fazer 7 anos e quer provar para todos que homem não tem medo de nada, principalmente de mágicos fajutos, quando surge o Mago Mefistos, perguntando quem é mágico fajuto. Jesebeu fala que estão comemorando o aniversário do Artur, que pergunta a ela se está com medo do velhinho e seus truques.

Mefistos fica com raiva e solta raios e Artur enfia um cadeirão na cabeça do Mago falando que o velho está doidão e o casal foge do castelo. Mefistos solta o caldeirão da cabeça, vê que fugiram e lança o raio com a mágica preferida dele e que seria o presente de aniversário do Artur. 

Na hora está chovendo muito e o roteirista congela a imagem para avançar nos séculos, mais precisamente século XX, no ano de 1983, bem na casa da Mônica, que também estava fazendo aniversário, no dia 21 de março.

Os pais e todos amigos estão fazendo surpresa de dar Feliz Aniversário à Mônica quando ela estava dormindo, fazendo acordá-la com a festa e ela fica meio assustada. Cantam Parabéns e ela assopra a vela do bolo na cama.

Eles dão os presentes: Cebolinha dá um papel prometendo que não vai mais pegar o coelhinho da Mônica, mas cruzando os dedos, confirmando como falsa promessa. Cascão dá um lata de lixo nova com Chovinista dentro para cumprimentá-la também. Magali dá uma melancia com uma mordida para testar se estava boa. Bidu dá um osso e Anjinho dá uma nuvem portátil, boa para os dias de Sol.


Os pais dão um vestido novo para Mônica, vermelho igual aos outros dela, e comentam que está ficando mocinha, foi outro dia que Seu Sousa pegou a Moniquinha no colo primeira vez na maternidade e quando deu o Sansão para ela, ainda bebê, foi usado no primeiro dia na cabeça do Cebolinha.

Mônica pede para todos saírem para experimentar o vestido novo. Nessa hora,  o narrador avisa para os leitores olharem o relógio e a folhinha. Era as 10 horas e 5 segundos da manhã do dia 21 de março, exatamente mesmo horário, dia e mês em que o Mago Mefistos estava lançado na Era Medieval o raio da sua mágica contra o Artur, que também estava fazendo aniversário. 

A mágica é desviada por um raio da chuva, atravessa o portal do tempo e vai parar na casa de alguém que fazia aniversário no mesmo horário, dia e mês do lançamento da mágica e atinge a Mônica. Mago Mefistos estranha a mágica ter dado errado e vai consultar seus livros mágicos. Já Mônica estranha ter recebido a mágica, mas a sensação acaba logo e vai para a sala comemorar o aniversário. 

Cascão estranha um brilho debaixo da porta do quarto, mas ninguém liga e todos vão brincar na rua. Correm até uma pedra, mas de repente a Mônica para e fica sem se mexer. Aparecem raízes e folhas na Mônica e logo depois ela se transforma em uma árvore.

Os pais chegam, Dona Luísa desmaia e Seu Sousa manda chamar um médico. Cascão vê que as frutas tem caras da Mônica e ela bate, jogando o galho nele. Magali dá vontade de comer as frutinhas e Cebolinha conta as vantagens de ser árvore como pegar Sol da manhã, respirar ar puro, etc, e Anjinho conta os perigos como a Mônica pegar tempestade de noite, raio atingi-la, ventos fortes, frio no inverno e canivete dos namorados no caule.

Mônica começa a chorar, querendo voltar a ser menina dentuça, gorducha e baixinha como os outros a chama e Seu Sousa a consola e Cascão diz que nunca pensou ouvir isso da Mônica. Nessa hora, surge um engenheiro querendo que o trator derrube a árvore que está no caminho onde vai passar a nova estrada. Seu Sousa dá um soco no engenheiro, falando que ninguém vai derrubar a filha dele e começam a brigar.

Enquanto brigam, surge o Mago Mefistos, descobriu onde foi desviada a mágica, desfaz o encanto e Mônica volta ao normal e Mefistos promete se vingar do moleque Artur se ousar invadir o castelo de novo. Mônica comemora e todos voltam para a festa de aniversário. No final, no período medieval, Artur invade o castelo do mago Mefistos, que dá palmadas de galho na bunda do Artur enquanto canta Parabéns para ele.

História sensacional, muito bem bolada e para soltar a imaginação, com Mônica virando árvore depois de uma mágica do Mago Mefistos desviar através dos séculos e atingir quem estava fazendo aniversário no mesmo dia naquele momento. É envolvente do início ao fim, foi boa essa ligação da Era medieval com a atualidade até então, congelar a cena do raio para mostrar o aniversário da Mônica e poder entender melhor a razão de ela ter recebido a mágica. Com isso, as 6 primeiras páginas sem presença dos personagens da Turma da Mônica.

Até histórias de fábulas naquela época eram boas e de outro nível. Foi engraçado ver o Artur desafiando o mago Mefistos, a Mônica recebendo os presentes dos amigos de acordo com a cara de cada personagem (o presente do Anjinho, inclusive, seria bem útil para todos em dia de calor, bem que podia existir), a Mônica se transformando em árvore e as tiradas como as frutas com a cara da Mônica e Cebolinha contar as vantagens de árvore.

A parte dos personagens escuros, só como sombras mostrando os sorrisos, deram um ar de mistério do que aconteceria e ficou bom. Curioso que a maioria dos personagens sumiram ao longo da trama, apareceram só na hora da surpresa ao acordar a Mônica, como Zé Luís, Xaveco, Franjinha, Bidu e Chovinista. Era normal na época quando tinham muitos personagens em cena, sumirem de repente, provavelmente para agilizar os desenhos.

Eram comuns também histórias dos personagens se transformando em alguma coisa nos anos 1980 e 1990. Geralmente por causa de uma bruxa, uma invenção do Franjinha ou cientista, por exemplo, hoje evitam fazer histórias assim embora não proibidas. O que a torna mais incorreta é o final com o Mago dar coça no Arthur na bunda, isso completamente impublicável nos dias de hoje, assim como a briga do Seu Cebola com o engenheiro, já que não pode mostrar violência nas revistas.

Foi a primeira história de aniversário da Mônica com data fixa, como tudo começou. Aliás,essa revista toda foi especial com todas as histórias da Mônica sendo de aniversário, só as dos secundários foram normais. Nas revistas  da 'Mônica Nº 167' e 'Nº 179', de março de 1984 e de 1985, respectivamente, também tiveram histórias de abertura de aniversário. Depois deram um tempo e voltou com a tradição em 1994, em 'Mônica Nº 87', já na Editora Globo, e colocando também datas fixas de aniversários dos outros personagens principais que tinham revistas. Na Editora Abril, só a Mônica tinha data fixa de aniversário.

Na época, o Sansão ainda não tinha nome, por isso o Cebolinha e os pais o chamarem só de coelhinho. Porém, estava perto de acontecer o batismo do Sansão, que foi na edição de 'Mônica Nº 161', de 1983, como resultado de concurso par aos leitores escolherem o nome dele. Logo, foi uma das últimas em que o Sansão era chamado apenas de coelhinho.

Os traços excelentes e encantadores, principalmente os mostrando o período medieval. Os personagens já estavam com desenhos mais enxutos, só que ainda com uma bochecha meio diferente do que ficou consagrado a partir de 1985, formando bochechas com uma curva só. Anjinho apareceu sem auréola, as vezes não colocavam em algumas histórias daquela época. E esqueceram de colocar lábios com batom na mãe da Mônica em alguns quadrinhos, ficando diferente.

Teve um enquadramento do estilo de 6 quadrinhos por página que deixavam mais bonitos os desenhos, só que as histórias ocupavam mais páginas que o normal. Com enquadramento assim, essa teve 22 páginas, se fosse com 8 quadros normais, teria menos páginas.

Teve propagandas nas laterais, o que era normal na época, isso quando não eram nos rodapés de cada página. Dessa vez, foram propagandas das canetas "Bic", mostrando várias canetas de época. Foi republicada depois em 'Coleção Um Tema Só Nº 21'  - Mônica Aniversários". Custou um pouco a ser reprisada, provavelmente estavam reservando para uma revista temática quando teriam histórias suficientes de aniversários disponíveis para republicações. Embora tinham histórias de aniversários na Editora Abril e na Globo antes de 1994, mas não eram com muita frequência do que quando de todos personagens passaram a ter datas fixas.

Termino mostrando a capa desse 'Coleção Um Tema Só Nº 21'  - Mônica Aniversários". FELIZ ANIVERSÁRIO, MÔNICA!

Capa de 'Coleção Um Tema Só Nº 21' - Mônica Aniversários' (Ed. Globo, 1998)
Créditos ;)  Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/03/hq-aniversario-da-monica-magia.html

Tiras N°15235 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Grande dia! No aniversário de sete anos da nossa baixinha favorita, algumas curiosidades sobre sua GRANDE trajetória. História pra contar é o que não falta. Te amamos Moniquinha! #ParabénsMônica!




Tiras N°15234 : Especial MIX nº597 - Blog do XANDRO!

Tiras N°15233 : HAGAR - Dik e Chris Browne!


Tiras N°15232 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!





Tiras N°15231 : GARFIELD - Jim Davis!

Tiras N°15230 : Toda MAFALDA - Quino!





Tiras N°15229 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!