domingo, 16 de janeiro de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.013 - Tina: HQ "A moderninha"

Mostro uma história em que a Tina perdeu o top do biquíni na praia, causando muita confusão. Com 4 páginas, foi publicada em 'Cebolinha Nº 92' (Ed. Abril 1980). 
Capa de 'Cebolinha Nº 92' (Ed. Abril, 1980)
Na praia, Tina dá um mergulho no mar e a onda faz sumir com o top do biquíni. Com vergonha, ela se abaixa e em seguida, Rolo resolve dar mergulho, só que ele bate com a cabeça por ser uma área rasa e pensa que era um truque miserável da Tina e a manda levantar.

Tina fala que não pode, Rolo avista a Pipa e pensa que é para pregar a mesma peça nela. Rolo convida Pipa para dar mergulho, falando que está fundo. Pipa entra no mar e o peso dela forma uma onda, levando Tina e Rolo para areia da praia. Tina cai com barriga para baixo, Rolo se propõe a levantar a Tina, que diz que não precisa, que queria ficar naquela posição para queimar as costas.

Aparece um cachorro carregando o top do biquíni na boca e Rolo deduz que a Tina está sem top e fica bem interessado para ver os seios dela. Rolo resolve tacar areia quente nas costas dela para se levantar. Pipa impede sentando nas costas da Tina e reclama que não vai deixar a amiga ser olhada como um objeto, que ela é um ser humano com sentimento e com atitude dele assim, está machucando profundamente um ser humano. Pergunta sobre a consciência e maturidade do Rolo, que ela está assim por acidente e não para ser notada, não é mulher desse tipo.

Rolo fica sem jeito pelo sermão da Pipa, entrega uma toalha para Tina. Nessa hora, aparece um homem perguntando para a Pipa se era ali que tinha uma garota de topless. Ele vai embora, Pipa se apaixona e resolve fazer topless para agradá-lo e precisa no final Tina e Rolo segurar a Pipa no mar para ela não ficar andando de topless na praia a procura de homem.

História bem engraçada com Tina perdendo o top do biquíni na praia e Rolo com desejo de vê-la sem o top. Precisou a Pipa tirar a ideia dele com um belo discurso, mas no final não adiantou nada o sermão porque na primeira oportunidade de conquistar um cara que conheceu na praia, resolve fazer topless para ele, mostrando que é uma mulher para ser notada.

Foi tudo bem divertido, bem legal ver a Tina sem o top, o Rolo caindo de cabeça no mergulho e pensar que era brincadeira da Tina e ainda resolver fazer o mesmo com a Pipa e que ainda se deu mal por causa do peso dela, o cachorro sem vergonha carregando o biquíni na boca, o desejo do Rolo de ver a amiga gostosona sem top, a Pipa sentar na Tina a sufocando por conta do seu peso e o final da Pipa querer também topless para agradar o cara.

Em 1980 estava uma moda de topless na praia na vida real, retratava uma novidade e modernidade na sociedade até então, já foi tema até de novela "Água Viva" da Rede Globo de Televisão e o roteirista não perdeu a oportunidade de fazer uma história assim, aproveitando a beleza da Tina e os olhares que podia receber dos homens e por isso título ser "A moderninha". Hoje esse tema central de topless na praia a se torna impublicável nos gibis. O peso da Pipa teve piada duas vezes, uma de tão gorda que fez formar onda no mar, arrastando seus amigos para areia da praia e ela sentar na Tina a deixando sufocada enquanto fazia o discurso para o Rolo. Piadas com gordos também são inaceitáveis nos gibis de hoje, assim como namoro e  Rolo querer tacar areia quente na Tina, podia machucá-la, sem chance uma história assim, definitivamente. O termo "pregar peça" dito pelo Rolo é datado hoje, trocariam por zoar ou algo do tipo. Era legal ver esses termos típicos de uma época nos gibis. 

A história segue um estilo de humor pastelão dos anos 1970, começado com a dupla Tina e Rolo hippies e que depois da reformulação dos personagens em 1977 juntou a Pipa com eles. Esse trio arrebentava. Mostrou que nessa fase eles não tinham características definidas, o Rolo se interessava pela Tina, a Pipa se interessava pelo Rolo, as vezes a Tina gostava do Rolo, tudo como experiência para ver o que daria certo. O homem perguntando sobre topless no final foi apenas uma figuração nessa história, não era personagem fixo.

Os traços muito bons, típicos dos anos 1970, com a Tina com cabeça pequena, olhos pequenos com cílios em destaque, dessa vez sem óculos porque estava na praia, mas quando usava óculos eram bem pequenos e a curva nas bochechas dos personagens ainda bem aparente. Essa história foi republicada depois na própria Editora Abril ainda, em 'Almanaque da Turma da Mônica Nº 30', de 1986. Termino mostrando a capa desse almanaque.

Capa de 'Almanaque da Turma da Mônica Nº 30' (Ed. Abril, 1986) 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/01/tina-hq-a-moderninha.html

Charges/Cartuns! ★ N°168.201 a N°168.300