segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Submundo HQ N°337 - O "Livro dos Barcos" (Catarse): Uma Obra-Prima de Marsal (Agora Mar Adentro)...

"Livro dos Barcos"... É mais uma HQ do Marsal, que narra em belíssimas imagens (que nos remetem ao melhor do quadrinho europeu - A arte é detalhadíssima, a ponto dos desenhos parecerem feitos de veludo: Impressionante mesmo, só vendo ao vivo pra entender o que estou dizendo) uma experiência de vida pessoal do artista em uma aventura mar adentro!

Os leitores do "Submundo" devem se lembrar de quando eu comentei aqui a obra anterior do Marsal: "GALÍCIA" (em 2016), neste "LINK"... E não é por termos um parentesco (o Marsal é meu primo e amigo desde a infância), mas a obra dele é, como as próprias imagens constatam, da mais alta qualidade. O "Livro dos Barcos" agora é mais pessoal: É sobre o próprio artista e suas andanças mundo afora (ele largou a vida "comum" pra se aventurar pelo mundo à bordo de um barco)!

Confira abaixo:

"Livro dos Barcos": "De como um idiota abandona terra pra viver no mar... (e continua sendo um idiota)". Essa é a apresentação do projeto no Catarse, rs. E pra quem não conhece o Marsal, acho importante ressaltar que antes de embarcar num barco (redundâncias à parte) e sumir no mundo por quase 4 anos (os quais ele relata - e tem vídeos de viagens em seu perfil nas redes - ter atravessado vários países e continentes) ele tava com a vida feita (digo, pelo menos o que imaginamos de uma vida "normal" e "comum" de pessoas "comuns", que nem eu e muitos dos leitores que estão lendo este texto no momento). Mas, pelo que parece, uma vida assim (cheia de regras, rotinas, burocracias, pessoas com terno e horários pra cumprir) não era suficiente pra um artista em busca de liberdade e novos horizontes a serem explorados! "Largar tudo e sair mundo afora num barco": É um sonho pra muitos, um sonho inalcançável (proibitivo, eu diria, pra quem já tem sua vida "ancorada" na realidade do "lugar-comum"). Todos esses desejos e dilemas parecem ser a tônica do "Livro dos Barcos" (que eu apoiei, mas ainda não li: Tirei essas conclusões com base nas imagens que catei da obra por aí e em relatos do próprio Marsal, é claro)! 
 
Um trecho do projeto diz o seguinte: "Em 2017 fui pra guerra. Em meu pequeno Congresso pessoal, incinerei tudo e usei as leis, agora incandescentes, pra queimar qualquer ilusão de que minha vida andava nos eixos. Amigos e familiares viram, apreensivos, o incêndio torrando minha capital. Hora de morrer. E morri. Deixei pra trás carro, casa e emprego pra viajar o mundo fazendo quadrinhos. No início vivi em meu barco, (minha linda Buca Nera). Mas depois também por terra, atravessando países a pé e de bicicleta. Nesses anos, fiz arte com artistas em 3 continentes. Encontrei amigos e amores. O mundo revelou-se casa acolhedora e generosa. Em retribuição, desenhei tudo. Pus no papel - em nanquin, texto e delírio - tudo o que foi me acontecendo desde que abandonei um bom emprego e simplesmente saí desenhando por aí. Fiz 4 livros até agora. Feitos em cabanas, montanhas, barcos, extensas planícies. As vezes com pouca luz, as vezes me protegendo de chuva ou neve. As vezes com o uivo de lobos ali fora. Desenhos feitos na estrada, cobertos de pó, repletos de histórias"!
 
"O 1º dessa série de livros é "O Livro dos Barcos". Nele, descrevo como foi o ano em que - sem dizer nada pra ninguém - decidi preparar meu veleiro pra sair pelo mundo. Em que descrevo o ridículo e as trapalhadas de um comandante inexperiente que não sabia nem rizar a mestra. Pior: alguém aprendendo aos trancos que mudar de vida é possível, mas não tem mágica. E como, ao final, me descobri em paz. Uma paz que nunca tive antes. Que me encontra satisfeito não apenas quando em movimento, mas também quando parado nas montanhas da Romênia, no tumulto de Malta, ou sentindo o Minuano no Uruguai. A paz de se descobrir em casa nesse nosso planeta grande, lindo e confuso"! O projeto está no Catarse neste "LINK"... Eu apoiei o pacote que traz: "O Livro dos Barcos" + "Galícia" (que eu já tenho e tô pegando uma 2º cópia pra sortear aqui no blog em outra ocasião). No aguardo agora dos próximos livros da série dos "Barcos" e de "Galícia 2" (que parece já estar em produção)!
 
Até+
 
PS: E não percam a seguir, aqui no "Submundo"... Mais um COMBO TRIPLO de notícias (o ÚLTIMO do ano). E logo depois, já vem as tradicionais: "Retrospectiva 2020", "Piores e Melhores CAPAS", Matérias especiais ("4F do BYRNE", "Demolidor" do O'Neil, e "Miracleman") e muito mais!

Submundo.jpg (611 × 452)
Créditos:) Leo Radd: http://submundo-hq.blogspot.com/2020/11/o-livro-dos-barcos-catarse-uma-obra.html

Tiras N°14613 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Anunciadas na #ccxpworlds, as quatro Graphics MSP de 2021! Chico Bento, por Orlandeli. Piteco, por Eduardo Ferigato. Franjinha, por Vitor Cafaggi. Magali, por Lu Cafaggi! Sim, os irmãos voltaram ao selo! Duas sequências e duas inéditas! Curtiram?
Estamos na 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo com o espaço “Conexão Turma da Mônica”! Que tal conferir a programação completa para toda a família!? #bienaldolivrosp

Tiras N°14612 : Especial MIX nº503 - Blog do XANDRO!

Tiras N°14611 : Will Tirando/Dona Anésia - Will Leite!

Tiras N°14610 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°14609 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°14608 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Tiras N°14607 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°14606 : GARFIELD - Jim Davis!

Ria...Se Puder! 😁 N°9461 a N°9470