domingo, 13 de setembro de 2015

Arquivos Turma da Mônica N°359 - A evolução da Tina e sua turma (Parte 2)!

_Logo_Tina_2.jpg (373×177)
Na postagem anterior, mostrei a evolução desde a sua criação em 19870 até o final dos anos anos 80. Nessa postagem mostro como foi a evolução da Tina e da sua turma nos anos 90 até os dias atuais.

Nos anos 90, a mudança mais significativa foi na Tina, com mudanças não só nos traços, como também na personalidade. A partir de 1991 seus cabelos ficaram mais alongados, até no meio das costas e ela se tornou a gostosona, se vestindo com minissaias e com barriga de fora ou biquíni fio dental quando ia à praia. Gostava de Lambada e passou a ser mais independente e decidida. Abaixo mostro 2 tipos de traços que prevaleceram na década, já que assim como nos anos 80, também tinham leves diferenças em cada história de acordo com o estilo de cada desenhista.  
_Tina_8.jpg (175×300)_Tina_9.jpg (137×300)
Tina nos Anos 90
Eram comuns histórias com vários homens a seus pés, fascinados com sua beleza e doidos com suas pernas de fora e ela sempre se fazendo de difícil. As vezes ficava a dúvida se ela se vestia daquele jeito só para provocar os homens ou não. Até camisola curtinha com barriga de fora ela usava com direito a pernas cruzadas. Sensualíssima.
_Tina_10.jpg (661×300)
Tina nos Anos 90
Como ela havia se separado do Jaime de forma definitiva, em cada história ela aparecia com um namorado diferente, mostrando seus conflitos amorosos. Tiveram algumas histórias com ela com problemas de acne e olheiras e foram poucas com ela ajudando seus amigos a resolverem seus problemas como era nos anos 80. Tina apareceu sem óculos com mais frequência, sem ser em situações de estar na praia ou dormindo.  Descobrimos também que o nome da Tina é realmente Cristina e na metade dos anos 90 foi revelado que ela faz faculdade de Jornalismo (até então só sabia que fazia faculdade, mas sem curso definido).

Já Rolo, Pipa e Zecão não tiveram mudanças significativas em relação aos anos 80. Os traços praticamente os mesmos, só com eles usando roupas mais voltadas aos anos 90 e a Pipa usando menos roupa colegial de camisa branca e saia preta. Pipa continuava a namorada ciumenta possessiva e fazendo regime e Zecão aturando as crises de ciúme dela. 
_Rolo_7.jpg (197×300)_Zecao_2.jpg (176×300)_Pipa_5.jpg (169×300)
Rolo, Zecão e Pipa nos anos 90
Rolo continuava o mulherengo nato e agora mostrava história com sua banda de rock com mais frequência. O pai e a mãe do Rolo passaram a aparecer nessa época, com intenção de mostrar relação familiar entre pais e filho jovem. A mãe do Rolo era gorda e tinha traços semelhantes com a mãe do Titi e o pai do Rolo era gordo também, careca, com cabelos marrons e o que mudava que às vezes aparecia com bigode e em outras vezes, não.
_Pais_do_Rolo_1.jpg (344×300)
Mãe e pai do Rolo nos anos 90
Apesar do Rolo não ter mudanças no visual nas histórias, curiosamente nas capas dos almanaques entre 1997 a inicio de 1999, ele aparecia diferente, com olhos iguais aos personagens da Turma da Mônica (sem os olhos redondos), com uma orelha separando o cabelo da barba e nariz diferente. Provavelmente foi para a MSP fazer uma experiência para ver se o público gostava dele assim. Lembrando que foram só nas capas dos almanaques e nas histórias desse período continuou tudo a mesma coisa. Abaixo, uma capa de almanaque que ele apareceu assim:
_AMG_15.jpg (515×730)
Rolo com traços diferentes em capas de almanaques
Ainda nos anos 90, o pai da Tina e a Vovoca apareciam de vez em quando, com traços iguais aos anos 80. Já Toneco (irmão da Tina) voltou a aparecer, participando de vez em quando nas histórias. Surpreendentemente, em vez como criança, agora como um adolescente por volta de 12 a 13 anos. 
_Personagens_Anos_90.jpg (540×300)
Pai da Tina, Vovoca e Toneco nos anos 90
No início dos anos 2000, a diferença foi detalhes na Tina, com ela aparecendo mais vezes sem óculos e colocaram algumas mechas no seu cabelo. E o Rolo seguiu um estilo motoqueiro, com uma bandana na cabeça. E Pipa e Zecão sem mudança nenhuma, Já personalidade deles foi a mesma, tanto dela, como dos outros personagens da sua turma.
_Tina_11.JPG (162×300)_Rolo_8.jpg (200×300)
Tina e Rolo no início dos anos 2000
O Jaime retornou, com justificativa de estar estudando fora do país, e tentando se reconciliar com Tina, mas não conseguiram retomar namoro. Naquela época, Rolo apareceu também com barba e cabelo consagrados, mas com um nariz bem grande em algumas histórias de 1999 e 2000 e capa de almanaques, como nessa capa do 'Almanaque do Cebolinha Nº 52'. Logo, voltou a aparecer normal, tanto em histórias, como nas capas dos almanaques.
_ACB_52.jpg (504×730)
Rolo com narigão em capas de almanaques e histórias no inicio dos anos 2000
Já em 2004 uma grande mudança aconteceu e começou a avacalhação com a Turma da Tina. Todos os personagens ficaram com traços mais soltos com um ar mais cômico. Boca grande parecendo até a goela (ou mostrando dentes quando aberta) e olhos arregalados e com um ponto branco dentro, corpos magros ou gordos demais, de acordo com os personagens eram as características principais. Gosto de chamar da fase "Radical Chic". Os personagens pareciam imagens de cartunistas de jornais, realçando a sua principal característica física como a Radical Chic. Tinham muitas caras e bocas que não correspondiam com o roteiro das histórias. Um horror.

Então, era comum ver a Tina com cabelos com rabo de cavalo, as mechas pretas ficaram maiores do que as marrons, boca enorme de batom preto e dentes à mostra (e boca pequena demais quando ficava fechada), supermagra e com bunda grande. Abaixo, uma versão com a Tina de cabelos soltos nessa fase e com cabelos com rabo de cavalo. Terrível. 
_Tina_12.jpg (142×300)_Tina_13.jpg (226×300)
Tina entre 2004 a 2007
Pipa ficou supergorda, e às vezes usar cabelos com "maria chiquinha", usando macação com frequência e muito raramente usava roupa colegial de camisa branca e saia preta.
_Pipa_6.jpg (129×300)_Rolo_9.jpg (179×300)_Zec%C3%A3o_3.jpg (174×300)
Pipa, Rolo e Zecão entre 2004 a 2007
Zecão supermagro com pernas finas, olho encostando no cabelo e nariz sem as tradicionais bolinhas na ponta e o Rolo foi quem mudou menos só com boca grande mais magro como de costume.

De personalidade todos ficaram mais cômicos, inclusive a Tina, que assim perdeu a sensualidade. E passou a mostrar mais histórias do cotidiano, com celulares, tecnologia, Orkut, etc. Nessa fase, Tina ganhou uma mãe, a Dona Dulce, que nunca havia aparecido, já que até os anos 90 a Tina morava com o pai e a Vovoca, dando a entender que não tinha mãe. Achava o máximo a Tina não ter mãe para mostrar situações de família na vida real de quem não tem mãe. Já o pai da Tina que era gordo, agora ficou magro, ganhou um nome, seu Durval, com personalidade  maior de ciúme da filha, de não querer que ela saia de casa. 
_Pais_Tina.jpg (198×300)_Pais_do_Rolo_2.jpg (388×300)
Pai e mãe da Tina e Rolo entre 2004 a 2007
Aliás, os pais dos personagens apareciam com frequência mostrando situações familiares, entre pais e jovens. O pai do Rolo mudou, agora ficou magro, careca e com cabelos azuis.


Vovoca agora mais deslocada e nos traços usando batom. Quem voltou a aparecer com bastante frequência foi Toneco, como um adolescente chato.
_Toneco_3.jpg (286×300)
Toneco entre 2004 a 2007
Essa fase "Radical Chic" ficou até em 2007. Esses desenhos não agradaram e nos primeiros números da Panini, em algumas histórias, a turma da Tina apareceu com os traços bem semelhantes aos anos 90, com pequena diferença da Tina com cabelo preto e mechas brancas sem o tradicional marrom. Mas infelizmente não foi a volta aos estilo clássico, foi apenas experiência. 

Em 2007, já na Editora Panini, Tina havia ganhado revistas de aventuras em minisséries, "Tina e os caçadores de enigmas" e seus traços mudaram completamente. Primeiro, os traços eram exclusivos nessas revistas minisséries, mas em 2008 os traços apareceram também nos gibis convencionais, surgindo, assim a fase "Barbie".

Agora, Tina om cabelos pretos, brilhosos e longos, com pontas quadradas, passando da cintura. Os traços do rosto, porém, até lembram os dos anos 90. Pipa agora magra, com batom e olhos com cílios. Zecão com nariz pequeno, como se estivesse feito plástica e olhos com cílios, sem fundo branco.  e Rolo, com orelha separando o cabelo da barba, olhos com cílios, nariz pontiagudo e musculoso. Ou seja, um verdadeiro circo dos horrores, uma avacalhação total.
_Tina_14.jpg (131×300)_Rolo_10.JPG (139×300)_Pipa_7.jpg (165×300)_Zecao_4.jpg (312×300)
Tina, Rolo, Pipa e Zecão na fase "Barbie"
A mudança não agradou em nada os leitores, principalmente os veteranos, que cresceram com os personagens no jeito antigo. Foi uma mudança tão radical que causou revolta dos leitores, achando desrespeito, que não tinha nada a ver com os personagens do Mauricio. 

Com o lançamento da revista mensal da Tina, em 2009, que durou 30 edições, os traços ainda ficaram assim nos gibis daquele ano, mas em 2010 tiveram certas mudanças para neutralizar isso e tentar agradar. Sendo que os desenhos são feitos agora por computador, com personagens com mesmas expressões parecendo carimbo, com contornos finos e com todas as proporções corretas. Tina continuou com os cabelos longos, sedosos e pretos, mas o brilho passou a ser marrom, para lembrar um pouco como era nos anos 90. 
_Tina_15.jpg (174×300)_Pipa_8.jpg (178×300)Capturar2.JPG (170×300)_Rolo_11.jpg (178×300)
Tina,Pipa, Zecão e Rolo atual
Pipa voltou a ser um pouco mais gorda, com olhos de fundo branco e agora com brilho no cabelo com efeito digital. Zecão voltou a ter olhos com fundo branco como os outros personagens da Turma da Mônica, nariz maior, mas não tão narigudo como era antes (atualmente personagens como Chico Bento, Seu Cebola e Zecão não tem narizes tão grandes para não soar como preconceito).


O Rolo ficou com olhos brancos e menos musculoso, mas a orelha separando o cabelo da barba e o nariz pontiagudo permaneceram (bem parecido como nas capas de almanaques entre 1997 a 1999). O que parece´e que Mauricio nunca gostou o Rolo com cabelo de flor e fez questão de mudar isso. Outro detalhe que os tons de cores nos fundos das histórias também eram diferentes, mais escuros e sóbrios em relação à história dos outros personagens. os traços continuam assim até hoje nos gibis mensais convencionais.
_Pais_Tina_2.jpg (381×300)_Pais_Rolo_3.jpg (395×300)
Pai e mãe da Tina e Rolo na fase atual
Os tipos de histórias são agora mais voltadas ao mundo adolescente e voltadas ao politicamente correto, com Tina mais futil, querendo saber mais que roupa deve usar, tipo de penteado, o Rolo menos mulherengo, Pipa menos ciumenta e assim por diante. E agora todos fazem faculdade de Jornalismo. Os pais dos personagens continuam aparecendo, com desenhos à base como eram da fase "Radical Chic", mas adaptados a esse estilo "Barbie".
_Vovoca_Toneco.jpg (317×300)
Vovoca e Toneco na fase atual
Assim como aconteceu com Toneco e Vovoca, que ficou deprimente nessa nova fase.


Outra mudança nos personagens aconteceu em 2014, quando Tina teve uma uma nova série de revistas, que durou 6 edições, com os personagens mais adultos entre 21 a 23 anos, com tramas ambientadas em uma faculdade. Com essa nova revista, os traços foram mudados, todos de forma vetorial, feitos em "Flash" ou programas de computador similar, algo completamente diferente do que já foi visto na MSP. Esses traços foram exclusivos para essa revista e nos gibis convencionais seguiram os traços adotados a partir de 2010 e que continua assim até hoje.
_Tina_16.jpg (112×300)_Zecao_6.jpg (108×300)_Pipa_9.jpg (111×300)_Rolo_12.jpg (110×300)
Tina, Zecão, Pipa e Rolo em 2014
Como pode ver, foram muitas mudanças nesses 45 anos de criação da Tina. A ideia de um núcleo jovem para discutir temas da atualidade é boa. O que estragou foram essas mudanças desnecessárias, sobretudo a partir de 2004, que fez com que os personagens perdessem a identidade. Se deixassem os traços como eram nos anos 90, abordando temas atuais, seria excelente. Quem sabe em 2020, a MSP não faça um livro "Tina 50 Anos" reunindo suas histórias com todos esses traços.

Não deixe de conferir a primeira parte da postagem da evolução da Tina em que eu mostro as mudanças desde a sua criação em 1970 até o final dos anos 80.
mauricio80anos.png (713 × 227)
Créditos;)  Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2015/09/a-evolucao-da-tina-e-sua-turma-parte-2.html

Charge N°40490!

chargedodia06.jpg (567×412)

Tiras N°6914 : Fala Menino - Luis Augusto!

Fala Menino! : Álibi.

Fala Menino! : Pirraça Sem Sentido.

Charge N°40489!

chargedodia05.jpg (567×412)

Ria...Se Puder N°4613 - 12 coisas que você não sabia sobre BATMAN!

Charge N°40488!

chargedodia04.jpg (567×412)

Tiras N°6913 : Rua Paraiso - Amorim!

quadrinhos.jpg (567×170)
quadrinhos2.jpg (567×170)
quadrinhos3.jpg (567×170)
quadrinhos4.jpg (567×169)

Charge N°40487!

chargedodia03.jpg (567×412)

Animação do DIA : Espinha e Fimose - Amor verde!

Charge N°40486!

chargedodia02.jpg (567×412)

Tiras N°6913 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

CNddV5BW8AAKyTF.jpg (597×177)
CMqQqq2WwAAh6EJ.png (597×188)
CMz1gAJWoAI4ghp.jpg (600×186)
CMvfgWUWgAAKLH6.png (599×182)
11987152_706632866134847_5718387434731723708_n.jpg (698×720)
Tu te tornas eternamente responsável pelos livros que te cativam 💚 📖

Além de "O Pequeno Príncipe", a Girassol Brasil está com vários outros lançamentos tão encantadores quanto na #BienaldoLivro! Aqui, você pode conferir todos eles:http://bit.ly/mspbienal2015