quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.200 - Cebolinha: HQ "O Aniverfiasco"

Capa de 'Cebolinha Nº 118' (Ed. Globo, 1996)

Dia 24 de outubro é aniversário do Cebolinha e, então, mostro uma história em que ele sabota as brincadeiras da sua festa de aniversário para não passar vergonha como foi no ano anterior. Com 15 páginas, foi publicada em 'Cebolinha Nº 118' (Ed. Globo, 1996).

Dona Cebola prepara os convites da festa de aniversário do Cebolinha para ele entregar para os amigos e ao vê-lo triste pergunta se o filho não está contente em fazer a festinha. Cebolinha responde que está sim e lembra da festa do ano passado que foi um fiasco, passou vários vexames nas brincadeiras como colocar rabo do burro na foto na bunda dele quando era bebê, ao morder maçã, beijou a Mônica na boca, caiu na dança das cadeiras, colocou cara na farinha, no arco e flecha atingiu o Titi e não conseguia assoprar a vela no Parabéns de tão sem fôlego que estava.
Depois de prontos, Cebolinha entrega os convites aos amigos e eles lembram de momentos constrangedores do Cebolinha da festa do ano passado e ele fica com raiva. Ao entregar convite para o Franjinha no laboratório dele, não o encontra lá, mas vê algo interessante que lhe interessa. 
No dia da festa, a turma vai lá  e Franjinha comenta que está preocupado porque sumiu algumas coisas no laboratório dele e Cascão acha bobagem, é melhor eles se divertirem, mesmo que seja a custo do Cebolinha. Eles chegam e Cebolinha atende imitando barulho de campainha, está afobado para eles entrarem logo e Magali pergunta pela comilança. Cebolinha conta que primeiro eles vão brincar.
Começam com a brincadeira de colocar rabo no burro. Cascão consegue rápido e na vez do Cebolinha, Cascão fala para ele não espetar rabo onde não deve. Cebolinha encaixa logo e aproveita para colocar também sela, rédea, ferradura e chapéu de florzinha no burro, deixando Cascão impressionado com a agilidade. 
Depois, brincam de morder a maçã sem usar as mãos e dessa vez foi com a Magali. Cebolinha come toda a maçã e Magali reclama que nem deu um pedacinho para ela. Em seguida, brincam de tirar a farinha com o nariz sem deixar a moeda cair. Mônica tira só um pouquinho e Cebolinha tira quase tudo, deixando só o suficiente da moeda no alto. E no tiro ao alvo, Cebolinha dá um triplo tiro certeiro.
Jeremias resolve colocar música dos Mamonas Assassinas e eles fazem a brincadeira da dança das cadeiras. Cascão cai da cadeira, Cebolinha tinha tirado do lugar e diz que é para quem chega primeiro. Cascão estranha que ele está levando tudo nas brincadeiras e depois Cebolinha senta em todas as cadeiras de uma vez, caindo todos seus amigos no chão.
Na hora do Parabéns, Cascão fala para o Cebolinha não fazer como ano passado. Ele assopra forte, destrói o bolo, caindo nos convidados e sai um vento vindo do seu chapéu e reclama que o invento do Franjinha emperrou. Ele pergunta o que está fazendo com o seu assoprador cibernético de cisco de olho. Caem todas as invenções da camisa do Cebolinha, que diz que ia devolver depois, só não queria repetir a fiasqueira do ano passado.
Cebolinha conta que usou os óculos de raio-x bisbilhotadores embaixo das vendas para enxergar o burro e colocar o rabo, fez desaparecer maçã com raio da invisibilidade, não deixou moeda cair com  o imã segurador de mesadas, com as cadeiras usou o pegador de bananas à distância e atirou as flechas no alvo com a pistola automática miradora de moscas. Mônica diz que dessa vez passa, mas que preferiam aniversário normal, com fiasco e tudo.
Dona Cebola pede outro bolo e as crianças voltam a brincar enquanto espera. Brincam de tudo outra vez e aí fazendo normal, sem trapaças, às vezes Cebolinha se dando bem, outras, se dando mal, sendo que a turma o ajuda em alguns momentos. Chega o bolo, Cebolinha assopra as velas, não tem força pra assoprar, aí tenta mais forte e derruba bolo na turma toda de novo e Mônica fala que uma vez Cebolinha, sempre Cebolinha.
História engraçada em que o Cebolinha sabota as brincadeiras da festa de aniversário já sabendo que ia se dar mal nelas e não queria passar vexame de novo. Encontrou sem querer invenções que eram necessárias no laboratório do Franjinha e usou cada invenção em cada brincadeira. Como todo plano infalível dar errado, a turma descobriu, mas deram outra chance por ser aniversário dele e brincaram de boa, só não escaparam de terem bolo na cara deles no final. 
Foi engraçado ver as lembranças da festa passada do Cebolinha passando vergonha e ele enganar os amigos na festa atual, com destaque o beijão na Mônica, que ela até gostou no dia da festa, mas no ano seguinte sentiu vergonha de lembrar. Invenções do Franjinha sempre são show a parte, inventava coisas muito criativas, a gente sabe que não existem, mas bem que podiam existir de verdade na vida real, muitas dessas iam facilitar a vida da gente. Os nomes que o Franjinha dava as invenções também eram bem engraçados.
Interessante como Cebolinha conseguia mexer nos inventos sem ninguém ver e como ficavam debaixo da camisa sem dar volume e nem cair enquanto andava. Absurdos de histórias em quadrinhos que sempre deixam divertidas. Não teve história de festa de aniversário do Cebolinha na edição "Nº 106" de 1995, então as lembranças da festa passada ficam até como uma justificativa de por que não teve aniversário dele em 1995 e como foi a festa. Era normal o Cebolinha pensar trocando "R" pelo "L", hoje em dia, eles o colocam pensando sem trocar letras de forma fixa para ficar igual a quem tem dislalia na vida real.
Vimos que ainda usavam discos em vinil (LP) nas histórias em 1996, apesar que não estava tão em evidência na época, o CD já estava se popularizando mais. Mostraram personagens curtindo os Mamonas Assassinas com a música "Vira-Vira", grande sucesso de 1995, e mesmo que todos os integrantes da banda haviam morrido em março de 1996, ainda estavam na lembrança da criançada e sempre faziam referência a eles naquela época. Fora também que pode ter a possibilidade da história ter sido roteirizada antes da morte dos Mamonas Assassinas já que os gibis têm antecedência de meses para ficar pronto antes de chegar às bancas. A letra da música não foi parodiada e mesmo sem citarem nome da banda, de cara dá para saber que era música deles.
A história mostrou de forma divertida que não deve trapacear nos jogos e brincadeiras, é natural que tenham vezes que vai ganhar e outras vai perder, faz parte do jogo, e que é mais divertido ser honesto e brincar naturalmente sem trapaças. Apesar da mensagem, é incorreta hoje em dia dessa ideia de Cebolinha querer ganhar brincadeiras na trapaça, mentir para os amigos, beijo na boca da  Mônica, algumas brincadeiras incorretas como passar nariz na farinha, morder maçã e rabo no burro, Cebolinha colocar rabo de burro na sua foto como bebê, se comparando a animal, inventos do Franjinha em forma de armas, pistolas, já que nem armas de brinquedo personagens não pode mais usar atualmente.
Traços muito bonitos, típicos dos anos 1990. Na época o degradê já não estava mais em todos os quadrinhos como foram no segundo semestre de 1995, só em alguns. Em relação a erros, teve um com o Cebolinha falando de boca fechada no segundo quadrinho da 2ª página da história (página 4 do gibi) e no primeiro quadrinho da 5ª página da história (página 7 do gibi). A capa do gibi embora ser com tema de aniversário, foi só uma piadinha sobre o tema e não alusão à história de abertura, eles costumavam fazer piadas também nas capas de aniversário da Globo.

FELIZ ANIVERSÁRIO, CEBOLINHA!!! 

Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/10/cebolinha-hq-o-aniverfiasco.html 

Charges/Cartuns! ★ N°257.201 a N°257.300