sábado, 14 de outubro de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.197 - HQ "A Mônica Cresceu"

Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 10' (Ed. Abril, 1981)

"Dia das Crianças" e compartilho uma história em que a Mônica pensava que já era adulta e os meninos fizeram plano para ver se ela tirasse essa ideia da cabeça. Com 7 páginas, foi história de abertura de 'Almanaque da Mônica Nº 10' (Ed. Abril, 1981).

Mônica deseja feliz Dia das Crianças para o Cebolinha e o Cascão, apertando bochecha do Cebolinha e dando abraço forte no Cascão e fala que tem saudades do seu tempo de criança, mas a vida continua. Cebolinha querem saber que história é essa, que ela é tão criança quanto eles a não ser que ela seja uma anãzinha e estava fingindo esse tempo todo e Cascão diz que por isso ela é tão forte e que os dentões são dentadura.

Mônica os chamam de crianças levadas e diz ao Cebolinha que se ele se comportar, promete levá-lo para tomar sorvete e Cascão pergunta se ele se comportar, o leva também. Cebolinha fala que não é para ele entrar na onda da Mônica, só está bancando ser gente grande para gozar da cara deles. Cascão diz que é por um sorvete e Cebolinha fala que nem mil sorvetes vão convencê-lo que é adulta, tem o mesmo tamanho e mesma idade.

Mônica diz que a diferença está na cabeça, Cebolinha acha que está falando do cabelo e ela diz que as mulheres amadurecem  mais depressa que os homens e Cascão diz que para ela ter cuidado para não cair de madura. Mônica conta que ouviu conversa da sua nova vizinha que mulheres ficam mais adultas primeiro que eles e que vai procurar adultos como ela para conversar e se despede desejando Feliz Dia das Crianças para eles.

Cebolinha tem um plano infalível e faz Cascão empurrar carro do Seu Cebola e pergunta se o pai dele não vai bronquear por ter pego o carro. Cebolinha manda não reclamar e pergunta se levou as revistas que pediu. Mônica se aproxima, Cebolinha faz "psiu!" para chamar atenção da Mônica, que achou que era um aranha falante. Cebolinha a manda entrar no carro dele para conversarem como adultos, fala que o pai disse que todo homem deve ter o próprio carro e o último papo que tiveram, o fez abrir os olhos e amadurecer, resolveu largar brincadeiras bobas como jogar pião e bafo e que devem conversar sobre a influência mundial na economia dos países do Terceiro Mundo, ou crescente desequilíbrio ecológico ou as novas descobertas do raio laser na Medicina.

Mônica pergunta se precisam falar disso mesmo e Cebolinha diz que podem falar sobre eles, dois adultos juntos sem compromisso no meio de um mundo cheio de perigos. Cascão chama e avisa que o pai dele, Seu Cebola, estava no lado de fora. Cebolinha tenta explicar para o pai que pegou carro porque queria mostrar para a Mônica que era ridículo ela querer ser adulta antes do tempo. Seu Cebola manda sair do carro, diz que ele só não vai ficar de castigo porque é Dia da Criança, mas depois vai explicar tudo.

Depois, Mônica fala com o Cebolinha que ele tinha razão, que estava bancando a boba, deseja Feliz Dia das Crianças e lhe dá um beijo no rosto. No final, Cascão pede ajuda ao Franjinha com Cebolinha paralisado após o beijo que ganhou da Mônica e Cascão diz que ele não está acostumado com os planos darem certo.

História legal em que a Mônica acha que não é mais criança depois de ouvir a vizinha falar que as mulheres amadurecem mais cedo que os homens, e, então, Cebolinha cria um plano infalível para Mônica não querer mais agir como adulta antes da hora. Pega o carro do pai, finge que é adulto que conversa sobre temas adultos e deseja namorar com a Mônica, que desiste e ao dar beijo no Cebolinha, fica paralisado.

Mostra mensagem de forma divertida de não querer deixar de ser criança antes do seu tempo, não pular etapas. O plano do Cebolinha foi boa ação para convencer a Mônica desistir da ideia de ser adulta, deu certo por ser boa ação por parte dele e não era azucrinação. Por pouco não dava certo por causa do Seu Cebola que chegou na hora, mas o que Cebolinha tinha falado, já deixou a Mônica assustada, só não conseguiu prolongar o plano e fazer mais insinuações para ela.

Fica a dúvida se ele ficou paralisado por realmente um plano dar certo ou por que não contava que iria receber um beijo da Mônica, mesmo que sem intenção de namoro. De fato, as meninas amadurecem mais cedo que os meninos, mas a Mônica levou a sério demais, o amadurecimento seria na adolescência, não com 6 anos de idade. Teve absurdo de Cascão empurrar carro sozinho com Cebolinha dentro e interessante dessa vez Cebolinha que dizer que a Mônica tem mesma altura dele, não teria necessidade, então, de chamá-la de baixinha. 

Os traços ficaram bons, típicos de histórias do início dos anos 1980. Teve um erro de camisa branca do Cebolinha no carro na 5ª página da história (página 8 do gibi).  Incorreta atualmente por mostrar criança querer ser adulta antes da hora, Cebolinha pegar carro do pai, fazer Cascão empurrar carro sozinho, conversas de namoro, e dar ideia que queria também sexo, casamento e constituir família, pai do Cebolinha com intenção de dar castigo ao filho, Mônica apertar bochecha do Cebolinha e dar abraço no Cascão fortes, mesmo que com intenção carinhosa, além da palavra "gozar" ser proibida nos gibis de hoje.

Foi uma das raras histórias com tema de Dia das Crianças, como os personagens são crianças, tudo indica que não viam necessidade de histórias temáticas assim e as que envolvem apenas brincado já podem ser consideradas de Dia das Crianças. Essa foi história inédita de almanaque, como aconteceram em alguns almanaques da Mônica da Editora Abril temáticos como de Natal, Dia das Crianças e Férias, por exemplo. Nesse Almanaque "Nº 10" apenas essa história e a tirinha final foram inéditas e as demais foram republicações de até 1975 e essa história "A Mônica cresceu" nunca foi republicada até hoje, assim como outras inéditas de almanaques da Editora Abril, então se torna rara e só quem tem esse Almanaque que a conhecia.

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!!!

Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/10/hq-a-monica-cresceu.html

Charges/Cartuns! ★ N°256.001 a N°256.100