domingo, 19 de setembro de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°979 - Chico Bento: HQ "Leitinho incrementado"

Em setembro de 1991, há exatos 30 anos, era lançada a história "Leitinho incrementado" em que o Chico Bento descobre que a vaca Mimosa estava dando outras coisas sem ser leite, causando muita confusão. Com 17 páginas, foi publicada em 'Chico Bento Nº 122' - Ed. Globo, 1991).

Capa de 'Chico Bento Nº 122' (Ed. Globo, 1991)

Começa o narrador-observador contando que o cientista Pasteul, em uma cidade do interior, conseguiu criar uma fórmula para ficar rico e que estava desenvolvendo há anos. O narrador pergunta o que a fórmula faz e Pasteur o manda ler a historinha para saber.

O narrador mostra que a noite cai e não se machuca e tudo era paz no sítio ali perto, todos dormindo, até que Chico Bento e sua família acordam com barulho das galinhas. Seu Bento pega a espingarda e vai lá fora, pensando que era ladrão e quando vê, todas as galinhas, porcos, cabras e bichos do sítio estavam lá. Seu Bento fala à família que está tudo em paz, pensa que os bichos tiveram pesadelo e todos voltam a dormir e depois o narrador avisa que se Seu Bento reparasse melhor, veria que a vaca está estranha.

Quando cai o dia, Dona Cotinha manda o Chico tirar leite da Mimosa para tomarem o café-da-manhã. Chico vai e estranha os bezerros tudo longe da Mimosa e com medo. Chico ordenha a Mimosa, se cansa e resolve tomar um pouco de leite e recuperar forças, só que para sua surpresa, quando toma não era leite puro, e, sim, leite com café. 

Chico se espanta e vai direto para casa mostrar aos pais, que não acreditam. Seu Bento chama o filho de mentiroso e Dona Cotinha pensa que ele pegou o bule sem ela ver. Chico leva os pais até à Mimosa, Seu Bento ordenha e por sair líquido branco pensa que era leite, mas quando vai provar se assusta que era iogurte de coco. 

Seu Bento pergunta à esposa se alguém deu coco para vaca e ela diz que come só capim e Chico entende por que os bezerros estavam assustados. Seu Bento fica animado que alguém lá de cima gosta deles e fez milagre para eles ficarem ricos. Assim, ele tem ideia do Chico levar a Mimosa até a vila e vão vender iogurte de coco feito na hora a 50 Cruzeiros o copo. Dona Cotinha pensa que a vaca está doente e Seu Bento diz que está muito bem e combina com Chico de se encontrar na vila depois de fazer uma placa.

Na vila, Chico passa a vender iogurte de coco, aparecem Zé da Roça e um homem como clientes. Zé da Roça acha legal Chico virar comerciante e o homem estranha o Chico ordenhando a Mimosa e pergunta se ainda vai preparar o iogurte. Chico diz que o iogurte já está pronto ao sair da vaca. O homem acha gozação e quando provam não era mais iogurte de coco, e, sim, leite com morango. Ainda assim, Zé da Roça e o homem ficam impressionados e vão espalhar a notícia para vila toda.

Seu Bento leva a placa com a vaca que dá iogurte de coco, Chico avisa que agora deu leite com morango e  muda toda hora e Seu Bento muda a placa para ver a incrível vaca Mimosa que ao pedir copo de leite tem uma surpresa.  O povo aparece em peso e ficam maravilhados, para um a Mimosa deu chocolate quente, para outro vitamina completa, para outro suco de laranja e todos acham que a vaca é mágica. Seu Bento fica feliz que logo vão ficar ricos e Chico diz que a Mimosa vai ficar vazia, com ela já cansada de tanto ser ordenhada.

Aparecem o Delegado, o Padre Lino e a professora Marocas. O Seu Bento  acha uma honra os 3 juntos e conta que a vaca está dando outras bebidas sem ser leite. Eles admiram, achando curioso, um milagre e Marocas não acredita. Seu Bento dá o copo de graça e não diz o que é porque toda hora é uma coisa. Quando eles tomam, é cachaça e da forte e o Delegado prende Seu Bento por vender bebida alcoólica sem autorização.

Surge o cientista Pasteur mandando soltar o Seu Bento e diz que ele é inocente. Pasteul conta que criou uma fórmula capaz de alterar metabolismo de certos animais como vaca passar a produzir diversos tipos de bebidas e galinhas, ovos fritos. mexidos e doces. Como cobaia, fez com que a Mimosa bebesse a fórmula na calada da noite. 

O barulho da noite era ele lá no sítio, pois não tinha dinheiro pra comprar uma vaca e agora que a invenção deu certo, ele pode indenizar Seu Bento com o dinheiro que outros agricultores na região que vão comprar a fórmula. Para surpresa do Pasteul, todos recusam, reclamam que os bezerros nunca iam mamar porcaria, as vacas iam emagrecer e adoecer e as galinhas não iam mais botar ovos por ficarem traumatizadas. 

Seu Bento pergunta como vai ficar a Mimosa, Pasteul dá um antídoto para ela voltar a dar leite normal. Pasteur fica arrasado, queria ficar rico, mas foi tudo em vão. Seu Bento comenta que tem outras formas de ganhar a vida sem fórmulas e sugere que arrume outro negócio e dá o dinheiro que ganhou enquanto vendia as bebidas da Mimosa. 

Pasteul fica feliz por recomeçar e pretende criar uma fórmula que todas as árvores deem todos os tipos de frutas e até cachorros-quentes. No final, Mimosa volta a dar leite, Chico e seu pai voltam para casa para tomar o café-da-manhã e quando a Dona Cotinha serve leite puro, Chico comenta com a mãe que bem que podia colocar umas frutas ou um chocolatinho para incrementar.

Uma história muito legal e criativa com a vaca Mimosa passando a produzir vários tipos de bebidas cada vez que era ordenhada por causa de uma invenção de um cientista que queria ficar rico e Seu Bento também querer ganhar dinheiro e se tornar rico a custa da sua vaca. Seu Bento quase se deu mal, mas pelo menos o cientista Pasteur chegou na hora e só não teve sorte do povo não aceitar a fórmula porque ia acabar com os animais.

Interessante que primeiro a vaca dava só derivados de leite, depois passou a fornecer outras bebidas, até cachaça. Seria bom se fosse verdade e acontecer na vida real, mas, logicamente, é apenas uma fantasia de histórias em quadrinhos. Dessa vez a magia não aconteceu por causa de uma bruxa, mago, fada ou mágico, e, sim, por um cientista, se roteirista quisesse adaptar com toque de fábula também daria certo.

Foi legal a interação do Pasteul com o narrador-observador no início da história, com eles conversando e até o Pasteul dando bronca para ele ler a história. Eu gostava quando tinha narrador contando a história e interagindo com os personagens, ficava engraçado. No caso, ele seria o roteirista. Já o Pasteul não voltou mais, só apareceu nesta história, como de praxe de personagens secundários.

Engraçado também brincadeira de cair noite sem ela se machucar e cair dia com  Sol caindo no chão mostrada pelo narrador, a gente tentar descobrir qual bebida a Mimosa ia dar em cada ordenhada, já que era sempre diferente, o Seu Bento querer tirar proveito da Mimosa pra comercializar o que ela produzia e quase ser preso e também ver o Padre Lino beber cachaça sem querer. Os traços muito bons, como era bom ver desenhos assim.

A vaca do Chico não tinha um nome definido, nessa história apareceu como Mimosa, mas também teve outros nomes e o nome mais conhecido e utilizado é Malhada. Em relação ao caipirês, ainda dava para ver que a palavra melhor ainda era escrita "mió", depois preferiram mudar para "mior", mesmo que o caipirês já estava mais padronizado na época.


Impublicável atualmente por ter sofrimento de bichos, já que além de alterar metabolismo da Mimosa, ela era ordenhada sem parar pelo Chico Bento, ficando cansada. além de mostrar Seu Bento com espingarda na mão, envolver cachaça fazendo padre tomar bebida alcoólica e perigo de risco da Mimosa dar cachaça enquanto fosse criança tomando, Chico trabalhando em ordenar vaca, palavra "gozar" dita pelo homem, significando "zoar com a cara dele", também seria proibida por ter duplo sentido, definitivamente sem chance uma história assim hoje em dia. Foi muito bom relembrar essa história marcante há exatos 30 anos. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/09/chico-bento-hq-leitinho-incrementado.html

Tiras N°16075 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°16074 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

E na categoria de melhor ilusão... VandaValéria!
ATENÇÃO! Nossas apostas para o #Emmy começaram. Segundo o Espetaculoso Cast, Ted Lasso, ops, Ceb Laço, fará a limpa hoje na premiação. Mais indicações ao longo do dia.

Quem da Turminha te representa nesse final de semana? Por aqui estamos igual a Mô!

Tiras N°16073 : Especial MIX nº743 - Blog do XANDRO!

Tiras N°16072 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°16071 : HAGAR - Dik e Chris Browne!

Tiras N°16070 : GARFIELD - Jim Davis!

Tiras N°16069 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!





Charges/Cartuns! ★ N°150201 a N°150300