domingo, 4 de outubro de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°877 - Bidu: HQ "Injeção, nem de graça!"

Dia 4 de outubro é o Dia dos Animais, em homenagem compartilho uma história em que o Bidu fez de tudo para não tomar vacina contra a raiva. Com 5 páginas, foi publicada em 'Chico Bento nº 89' (Ed. Abril, 1986).

Franjinha estava vendo televisão com Bidu. Quando mostra a campanha de vacinação dos cachorros, Bidu apavora e corre. Franjinha fala que vão agora mesmo e vê que Bidu havia sumido. Ele vai procurá-lo na rua e o vê disfarçado com placa que não viu o Bidu. Franjinha leva Bidu aos prantos para o veterinário. Quando vê a seringa com agulha, Bidu esperneia e consegue fugir.


Um amigo cachorro pergunta do que ele escapou e Bidu diz que foi da vacina. O cachorro pergunta se era vacina contra raiva e Bidu responde que sim, mas fugiu a tempo. O cachorro pergunta se ele quer ficar doente e Bidu pergunta se ele não tem medo da baita agulhona. O cachorro fala que não tem motivo para medo, a vacina é uma proteção e sem ela poderia contrair raiva e ser um perigo ambulante, não iria poder ficar perto do dono e nem iria reconhecê-lo mais. Bidu pergunta se ele tomou vacina e ele diz que sim porque o dono gosta muito dele e que o dono do Bidu também deve gostar.

O cachorro vai embora, esperando que Bidu mude de ideia e que não gosta de ficar papeando com quem não foi vacinado para não facilitar. Bidu se convence que foi um covarde e volta ao veterinário. Ele toma a vacina, aos gritos, e Bidu o leva para casa, gostando de que ele percebeu que a vacina é uma coisa boa.  Aparece a mãe do Franjinha com um médico para dar vacina nele que estava faltando e Franjinha faz escândalo se pendurando em galho na árvore para não tomar vacina enquanto Bidu fala com seu amigo cachorro que ele tomou a vacina, agora quem devia dar exemplo está fazendo escândalo.

Uma história legal, dessa vez com Bidu apenas como um cãozinho comum e mostrando aos leitores a importância da vacina contra raiva de cães e gatos. Procurou mostrar a visão do Bidu de não gostar de tomar vacina e aprender que mesmo não gostando é importante para não ficar com raiva e se proteger. O seu amigo cachorro serviu pra explicar sobre a doença. Serviu para as crianças aprenderem que deve vacinar seus bichinhos de estimação assim como crianças não ter medo de tomar vacina, que é importante para ter anticorpos e não ficarem doentes.

Foi engraçado ver o Bidu correndo para não tomar vacina, se disfarçando, o escândalo na ida ao veterinário e o escândalo do Franjinha para não tomar a vacina no final, agindo até pior que o Bidu. Queria que o seu cachorro tomasse vacina, mas não deu exemplo. Ficou final aberto pra imaginar se Franjinha tomou vacina e, se sim, como ele tomou.

O amigo cachorro do Bidu não teve nome e só apareceu nessa história, como de costume em personagens secundários na época. Pelo lado educativo, até que daria pra fazerem uma história assim hoje, mas pode ser que mudassem o final com Franjinha dando mal exemplo em não tomar vacina no final. Curiosamente, nunca foi republicada até hoje, só quem tem essa revista que conhece.

Os traços ficaram bons, bem fofos, e chama a atenção do Bidu ser colorido quase branco. Nos gibis entre janeiro a março de 1986, o Bidu aparecia assim quase branco. Viviam mudando as cores e nesse período era assim e depois voltou a tonalidade azul normal. Outra curiosidade ter história do Bidu em uma revista do Chico Bento. Normalmente tinham em revistas do Cascão, mas em 1986 e primeiras edições de 1987 na Globo, deixaram algumas revistas do Chico com histórias do Bidu no lugar do Papa-Capim, provavelmente como forma de experiência. Depois voltou ao normal, com Bidu e Penadinho nas revistas do Cascão e Papa-Capim nas revistas do Chico.

Créditos ;)  Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2020/10/bidu-hq-injecao-nem-de-graca.html

Tiras N°14198 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Dia de refletir a importância dos animais e da natureza!
Você sabe o que é biodiversidade? São as plantas, animais e microrganismos que vivem no mundo natural e nos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima que usamos. Nossa vida está diretamente ligada à biodiversidade, mas ela está sendo ameaçada. O último Relatório Planeta Vivo do @wwfbrasil mostra que mamíferos, aves, peixes, anfíbios e répteis tiveram um declínio de 68% em suas populações nos últimos 50 anos. Por isso, hoje, Dia da Natureza e dos Animais, a gente traz o boto-cor-de-rosa, exemplo de animal poderoso, que trabalha como “sentinela” da Amazônia. Por ser um predador topo de cadeia, ele concentra em seu organismo quaisquer elementos nocivos à nossa saúde que possam estar nos rios, como contaminantes, poluentes e mercúrio. Se os botos apresentam sintomas, eles “acionam o alarme” para nós humanos de que há contaminantes naquela água. Aliás, qual animal que vive na natureza se conecta de alguma forma com a sua vida?

#DiaDaNatureza #DiaDosAnimais #ConectadoNoPlaneta #JuntosÉPossível

"WWF-Brasil e Mauricio de Sousa Produções trabalhando em conjunto pela educação e conscientização em defesa da natureza."

Tiras N°14197 : Especial MIX nº450 - Blog do XANDRO!

Ria...Se Puder! 😁 N°8911 a N°8920





Charges/Cartuns! ★ N°102511 a N°102520





Charges/Cartuns! ★ N°102501 a N°102510





Charges/Cartuns! ★ N°102491 a ESPECIAL N°102.500