sábado, 24 de abril de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°939 - Magali Nº 2 - Panini - 2021

Nas bancas, 'Magali Nº 2' lançada em abril de 2021 pela Editora Panini. Nessa postagem mostro como foi essa edição.

A revistas da MSP tiveram numeração reiniciada em março de 2021 formando uma terceira série na Panini. Após o reiniciamento, revistas da Magali passam a ter 84 páginas, formato canoa (não tem mais formato lombada quadrada as revistas com 84 páginas), com 1 página de seção de correspondências, mais 9 páginas de passatempos e  as seções "Turma do Mauricio" (mostrando fichas dos personagens) e tiras clássicas a partir dos anos 1960, custando R$ 7,90. Com essas inclusões, acaba tendo a mesma quantidade de páginas com histórias de antes quando tinha 68 páginas, pagando mais.

Na distribuição chegou aqui dia 9 de abril, uma data de média que costuma chegar as revistas nas bancas. A capa com logotipo em HD e com alusão à história de abertura com extensão na contracapa para justificar preço, código de barras, QR Code e selos não aparecerem na capa. 
Capa com desenho se estendendo com a contracapa

A revista tem 9 histórias, incluindo a tirinha final,  e a história de abertura é "Não perca o bonde da história", com 24 páginas. Escrita por Edson Itaborahy e dividia em 3 partes, a turminha é convidada pelo Ariovaldo a entrar em um bonde em que eles se tornariam celebridades conhecidas mundialmente e vários seguidores, cada um com sua especialidade, para entrarem na História da Fama. Mônica se tornou cantora, Cebolinha, um pintor, Cascão, um jogador de futebol, e mais a tarde a Magali, uma chef de cozinha.

Só que essa fama a qualquer custo era passageira e a intenção não era para eles "entrarem na História" e serem conhecidos e ficarem lembrados para sempre por uma carreira de sucesso e, sim, por uma tragédia ou notícia ruim bombástica sobre eles. Tipo, alguns famosos na vida real que deixam de ser famosos e depois de alguns anos são lembrados só por coisas ruins que aconteceram com eles nos bastidores e que foram mais impactantes que a carreira no auge. E a história também dá recado a pessoas que querem ser celebridades a qualquer custo, fazem de tudo para serem famosas.
Trecho da HQ "Não perca o bonde da história"

Até que achei um tema bem interessante e atual para alertar pessoas assim que querem fama repentina e o tombo pode ser feio. Ficou melhor após a reviravolta dos personagens se darem mal após terem seus minutos de fama. Gostei do vilão Ariovaldo, teve direto até assinatura de contrato com os personagens quando entraram no bonde mágico, se fosse criada na fase incorreta, o vilão até poderia ser um diabo disfarçado, mas nessa história colocaram como um bruxo. Ele ainda prometeu que ia voltar, então tem possibilidade desse personagem voltar nas revistas no futuro.

Pode-se dizer que teve situação incorreta da turminha entrar em um bonde de uma pessoa que não conheciam, aceitarem carona de desconhecido. Pelo visto deixaram passar isso. Os traços não ficaram ruins, quando tem arte-final de Kazuo Yamassake, os desenhos ficam bons. O final que podia terem colocado uma piadinha em vez de mostrar lição de moral e mensagem educativa, coisa que está predominante nas revistas atuais, mas no geral achei uma boa história para os padrões atuais.
Trecho da HQ "Não perca o bonde da história"

No resto da revista segue o estilo atual com traços e letras de PC e voltadas ao conteúdo didático e dar lição de moral e continua em todas as histórias um texto "Mauricio Apresenta" antes de cada título. Foram poucas histórias da Magali, pouco espaço na própria revista, o que vem acontecendo nos últimos anos, devia aparecer mais, e dessa vez sem muito foco em comida. De secundários, tiveram histórias com Tina, Dorinha, Dudu com Anjinho, Turma da Mata e Mingau. Na história da Tina, "Mantendo-se no agora", de 6 páginas, Tina tenta mostrar para Pipa, Zecão e Rolo que eles devem focar no presente e não ficarem pensando no que aconteceu no passado e não se preocupar com o futuro, com coisas que podem nem acontecer.
Trecho da HQ "Mantendo-se no agora"

Em "Fios brancos", de 2 páginas, Magali encontra e fica arrancando fios de cabelo brancos dos seus pais. Em "Para onde eu vou?", de 4 páginas, Dorinha fica indecisa se vai lanchar uma maçã ou um bolinho e Xaveco tenta ajudar. Tem participação da Magali nessa, mas o foco maior é da Dorinha e Xaveco. Durante a história teve mensagem educativa, mas até que teve piadinha no final.
Trecho da HQ "Para onde eu vou?"

Em "Os agentes", de 5 páginas, Dudu pede para o Anjinho buscar seu boneco que um pombo levou para um casarão abandonado com mensagem durante a história. Essa foi a única história que a Milena participou e foi só alguns quadrinhos no final, pelo menos não ficou uma série de histórias com ela, pelo menos nessa revista. Em "Se eu fosse igual a eles...", de 4 páginas, Jotalhão fica imaginando como seria se ele fosse como os seus amigos bichos; 

Mingau teve 2 histórias nessa edição. Em "Mingau X ginasta X carro X avestruz", de 5 páginas, ele fica brincando com bonecos que encontravam onde andava pela casa. E em seguida, na história de encerramento "Videoaula", de 7 páginas, Mingau fica atrapalhando a Magali em sua aula de ginástica online que estava assistindo ao vivo pelo canal de Youtube no laptop. Como a MSP gosta de sempre colocar histórias com situações atuais, nada mais normal histórias assim envolvendo videoaulas e canais de Youtube. Essa de encerramento não foi ruim, só os traços que podiam ser melhores.
Trecho da HQ "Videoaula"

Na seção "Turma do Mauricio", sempre com 2 páginas, mostra as fichas dos personagens Milena, André, Nefasta, Fuxico e Caudinha. Nas tiras clássicas, tiveram 4 tiras da Magali dos anos 1960 e 4 da Tina dos anos 1970. O que me motivou a comprar essa revista foi essas tirinhas da Tina, são do primeiro semestre de 1977 e ainda na fase hippie,  umas das últimas com ela assim. Vimos tirinhas até com o irmão Toneco e o pai dela, que estavam sumidos das revistas mensais na época, mas que apareciam nas tiras de jornais. 

Essas tiras de jornais foram as melhores coisas que fizeram quando reiniciaram as revistas, tem um valor histórico e até motiva a adultos comprarem só por causa disso ou quem fica desanimado comprar vendo tantas páginas de passatempos, afinal, ninguém faz passatempos. Colocam as tiras exatamente como saíram nos jornais e não só com os personagens da Turma da Mônica. As raridades são as tiras dos secundários porque as da Turma da Mônica já são mais conhecidas até recentemente pelos livros "As Tiras Clássicas da Turma da Mônica" e os livros pockets da Editora L&PM. Como eu não tinha nenhuma tirinha da Tina hippie, aí não resisti a comprar a revista. 

Bem que podiam depois de um tempo, criarem livro especial reunindo essas tirinhas que saíram nas revistas dessa terceira série da Panini. Ideal mesmo eram não ter cancelado os pockets da Editora L&PM e terem criado livros com tiras de jornais da Tina, Turma da Mata, Piteco, Astronauta, etc. Agora ficam criando livros de capas duras caros com reedições da Panini recentes e esse material histórico ficam de fora.
Uma das páginas de Tiras Clássicas da Tina da edição (1977)

No expediente final junto com a tirinha atual tem agora numeração real da revista desde o lançamento da revista da Magali da Editora Globo em 1989 ao lado do número da série atual. Contando todas as séries, vemos que essa é a edição Nº 575 da Magali.
Expediente final mostrando também numeração real da revista

Achei que não foi ruim por completo essa revista da Magali, mesmo inicialmente ter comprado só pelas tirinhas da Tina, mas até que achei legal a história de abertura e de encerramento. Podiam não focar tanto no politicamente correto e não ficarem se preocupando o tempo todo em ensinar boas maneiras e conteúdo didático, aí seria melhor. E podia ter mais histórias da Magali. As outras revistas do mês de abril eu não comprei, não vi nada de mais folheando, até poderia pelas tiras nas revistas do Cascão, Chico Bento e Turma da Mônica, mas não achei tão raras quanto as da Tina. Fica a dica.

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/04/magali-n-2-panini-2021.html

Tiras N°15418 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

De biscoito ela entende né, Magali?! Não, Pera aí...

Tiras N°15417 : Especial MIX nº627 - Blog do XANDRO!

Tiras N°15416 : Toda MAFALDA - Quino!



Tiras N°15415 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!





Tiras N°15414 : GARFIELD - Jim Davis!





Tiras N°15413 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Ria...Se Puder! 😁 N°10901 a N°10910





Ria...Se Puder! 😁 N°10891 a N°10.900 especial