quinta-feira, 25 de abril de 2013

Arquivos TM N°3 : Turma da Mônica Coleção Histórica nº 34!

(Xandro > Nesta foto alguns gibis da minha coleção; Alguns primeiros Almanaques da/dessa fase da Ed.Globo, a Caixa TMColeção Histórica Vol.1 e a revistinha da Mônica N°1 da Ed.Abril...logo abaixo texto e fotos/imagens do amigo Marcos!)
painelarquivosTM2.png (617×185)
Esta coleção é formada pelas 5 revistas números 34: Mônica (1973), Cebolinha (1975), Chico Bento e Cascão (1983), e Magali (1990). Sempre que eu comentar sobre a Coleção Histórica, eu colocarei o título e a sinopse da história de abertura de cada um, e vou comentar o que acho relevante e curioso em cada revista e vou procurar falar também sobre as modificações toscas que eles fizeram em relação aos gibis originais.

Sobre a capa dessa edição, gostei muito. Já estava na hora de colocarem alguém da turma da Magali na capa. Ficou ótimo o Mingau antigo. Adorava os traços dele com pelo mais arrepiado nos primeiros anos. As capas da TMColeção Histórica eles costumam tirar imagens dos primeiros números, ou seja, a primeira vez que algum personagem apareceu nos box. No caso, essa imagem do Mingau foi tirada da 1ª história dele de Magali nº 1 de 1989. E a escolha do personagem na capa é, de preferência, de alguém que tenha algum destaque no box atual, mas não é regra isso. 

Histórias de abertura e comentários gerais:

Dessas histórias de abertura, eu só não tinha lido antes a da Mônica. E dentre as outras histórias de miolo, tenho todas da Magali e é impressionante o box estar no nº 34 e eu tenho todas as histórias que saíram do Cascão e Chico Bento nos almanaques da Globo, sem exceção até agora. Nessa edição não foi diferente. Vamos aos comentários:

Mônica – "Levitação" - Mônica compra um livro de levitação pensando que era um livro pra subir na vida. E faz a Magali levitar com as lições do livro para ela pegar as maçãs da árvore, mas não sabe como desfazer a levitação. Só tem 5 páginas. É uma história bem curta para nível de abertura.

Aliás, o gibi marca por só ter histórias curtas de até 5 páginas. A maioria são de 3 páginas. Com isso, esse gibi tem impressionantes 19 histórias no total, incluindo a tirinha final. Diferente dos outros 2 anos anteriores, não tem nenhuma história de Carnaval na edição, só a capa que é carnavalesca. E na revista original veio a 1ª parte do "Teatrinho da Mônica" para montar que logicamente não veio nessa edição. Apenas informou. A 2ª parte veio em Cebolinha nº 2 com os personagens.

Cebolinha - "O Planão" - Sensacional história em que o Cebolinha arma um plano infalível onde o Cascão se fantasia de um costureiro francês com jeito tipo Clodovil para que a Mônica se torne mais elegante e não bata mais neles. Afinal, menina elegante não fica batendo em meninos na rua. O costureiro foi inspirado em Dener que era muito famoso na época.

Os traços dessa época já estavam ficando bem parecido com  o que conhecemos, não sei porque as capas tinham desenhos tão diferentes. Acho feias essas capas da Ed. Abril entre 1974 e 1976. A Mônica fica com um dentão, parecendo as caricaturas dos meninos nos muros. 

Nos comentários, o Paulo Back errou dizendo que a edição original era de outubro/77, quando na verdade é de outubro/75. Até curioso que nos primeiros números da TMColeção Histórica, não eram colocados as datas e os preços das revistas originais nos comentários. De tanto que o pessoal reclamou, passaram a fazer isso nos comentários.  

Chico Bento - "Um papo com o Sol" - Sem chover há vários dias e um calor infernal, Chico Bento começa a conversar com o Sol contando os problemas causados pelo calor forte e a grande seca da região.

Não curto muito histórias filosóficas assim, mas a arte dessa história é espetacular. A história que mais gostei  dessa edição dele foi a última em que ele acorda atrasado para ir à escola, encontra ninguém na portae pensa que todos já entraram e resolve mata aula para enganar a mãe.

Em relação às propagandas, infelizmente não mostraram o anúncio da revista do Cebolinha nº 132 de dezembro/1983, com a história "Um papai Noel na minha cama". Capaz de não terem colocado também a propaganda da Lojinha da Mônica que sempre vinha na Ed. Abril. E uma pena não mostrar a faixa e o texto da cartela milionária, embora já era previsível isso. Até  em Chico Bento nº 44 e Cascão nº 45 apareceram isso nas capas originais da edição deles.

Cascão – "Mãos para o alto" - Quando o Cascão ia pegar o Sansão, a Mônica amarra as mãos dele no coelhinho e gira o Cascão junto com o Sansão igual como ela faz quando vai bater neles. Só que uma abelha pica a Mônica e com a sua força arremessa o Cascão para ao Céu. Os anjos pensando que era diabo invadindo o Céu, aciona uma máquina de raio temporal que iria levá-lo a à pré-história . Como estava em fase de conserto, a máquina o leva para a época de Moisés exatamente no momento da travessia do Mar Vermelho.

Nesse gibi tem também uma história do Penadinho que satiriza o filme "E.T., o Extraterrestre" em que na história ele é chamado de "Iti". E, assim como em Chico Bento, não mostra a cartela milionária na capa, nem por dentro. Mostro a capa original com o selo e texto da cartela milionária.
Cascão nº 34 original
Magali – "Animal sagrado" - Mingau cansado de seus donos não darem atenção a ele, sai de casa. Ao passar em frente ao laboratório de 2 cientistas que inventaram uma máquina do tempo, eles pegam o Mingau para testar a máquina. E ele vai parar no Antigo Egito aonde os gatos eram sagrados. Lá, o Mingau é tratado como rei com todas as mordomias possíveis pelo Faraó que o acolhe e passa a se chamar de Mingófis I.

No gibi, Mingau ainda aparece em mais 2 histórias. E na 3ª que tem a participação-chave dele, a Denise aparece com cabelo preto e está bem diferente da atual. Naquela época, em cada história que ela aparecia, ela era desenhada de uma forma diferente. Denise só ficou definida do jeito que a gente conhece só em 1998. 
Magali nº 34 original
Na capa, gostei deles terem preservado o texto do direito das crianças. Em outubro/90, todas as revistas principais da turma tinham esses direitos em um círculo na capa em homenagem ao "Estatuto da criança e adolescente" que era recém-lançado na época. Em Magali nº 35 também vai ter. Só não gostei de não colocar o selo da revista original onde tinha a Mônica e Cebolinha com dizeres de "Outubro - mês da criança". Colocaram no lugar o selo da capa da TMColeção Histórica. E nos comentários, Paulo Back falou que a revista promocional do "Estatuto" foi lançada em 1993, mas na verdade, teve uma versão original em 1990 mesmo, e em 1993 que foi relançada. Abaixo, a capa original com o selo que vinha nas revistas da época e que foi omitido nessa TMColeção Histórica.
painelarquivosTM2.png (617×185)

Charge N°27652!

Charge N°27651!

Tiras N°4485 : XAXADO - Antonio Cedraz!

Charge N°27650!

Charge N°27649!

HQs : Horácio N°347 - Mauricio de Sousa!

Charge N°27648!

Charge N°27647!

Ria...Se Puder N°3853!

Charge N°27646!

Charge N°27645!

Tiras N°4484 : Snoopy - Charles Schulz!

Charge N°27644!

Charge N°27643!

Revista : Atrevidinha N°108 - Nas bancas!

Edição 108 - R$4,90 - http://atrevidinha.uol.com.br/
Edição anterior; Revista : Atrevidinha N°107!
atrevidinha107.png (586×792)

Charge N°27642!

Charge N°27641!

Tiras N°4483 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Charge N°27640!

Charge N°27639!


Animação do DIA : Garçom e marajá!

Charge N°27638!

Charge N°27637!

Tiras N°4482 : Tirinhas do Zé - José James!

Charge N°27636!

Charge N°27635!