domingo, 14 de novembro de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°994 - Pipa e Zecão: HQ "Soco de amor não dói"

Mostro uma história em que a Pipa deu um soco no Zecão e se desespera com o risco de perder o namorado. Com 9 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 19' (Ed. Globo, 1988).
Capa de 'Mônica Nº 19' (Ed. Globo, 1988)
Nela, Pipa comenta com Zecão que adora o Tulio Iglesios, é o cantor favorito dela. Zecão reclama que ele é derretido e metido a galã e e ela tem mau gosto. Pipa reclama como ousa criticá-la se ele gosta do Roberto Legal e ela não diz nada. Zecão fala que não poderia porque o Roberto Legal é muito legal.
Pipa chama o Zecão de chato por sempre discordar das coisas que ela gosta e Zecão diz que é melhor ser chato do que brega como ela. Pipa fica furiosa e dá um soco na cara do Zecão. Pipa se toca que bateu nele, diz que não queria, se descontrolou e pergunta se está doendo. Zecão diz que mordeu a língua, não deixa Pipa ver e vai embora.
Pipa faz escândalo e começa a chorar nos ombros do homem passava na rua, nos postes, falando que nunca vai perdoá-la, tudo por causa do Tulio Iglesios e diz que agora detesta o cantor. Passa a andar na rua sem rumo, na frente do trânsito com carros em movimento e risco de ser atropelada, se culpa que é uma boba e diz que em um homem não se bate nem com um martelo e se bate dizendo que foi uma estúpida.
Pipa chega em casa, chora muito e telefona para Tina. Ela atende  e ouve pipa contando tudo muito rápido e chorando ao mesmo tempo, com as lágrimas saindo em jato no lado da linha da Tina. Depois de falar mais devagar, Tina fica chocada que a Pipa deu um soco no Zecão, não devia ter feito isso e sugere pedir desculpas a ele. Pipa diz que não pode e já tentou e ele foi embora. Ela quer a Tina fale com Zecão por ela.
Tina diz que não quer se meter no assunto deles e Pipa implora porque ela não vai conseguir e a vida sem o Zecão é tão chata e começa a chorar. Tina vai até o Zecão, reclamando que a briga dos dois sempre sobra para ela e que o Zecão não devia ter implicado com a Pipa, sabendo que ela é sensível. 

Tina chega na casa do Zecão. já enquadra o chamando de monstro e o que ele fez com a pobrezinha da Pipa. Ele diz que Pipa bateu nele e Tina emenda que ele deve ter dado bom motivo pra isso, que é contra a violência, mas ele podia ser mais gentil com a Pipa e que agora ela está cheio de remorso, insegura e que ele devia pedir desculpas e ainda podia bater nele também, mas não vai porque é contra a violência. Tina vai embora esperando que eles façam as pazes.

Zecão vai à casa da Pipa, que fica envergonhada, sem saber como pedir desculpas a ele. Zecão diz que ele que tem que se desculpar porque não devia ter a irritado. ficou um pouco brabo, mas com vergonha também, se sentiu um bobão e chato após ela ter dado o soquinho e iria fazer as pazes mesmo se a Tina ter ido lá na casa dele.

No final, o casal se beija e Zecão dá um presente para a Pipa. Ela abre e vê que era luva de boxe. Ele diz que é para não desperdiçar o talento dela. Pipa corre atrás dele com as luvas na mão e bater nele enquanto ele diz que ela tem que ensiná-lo aquela de direita , que é de arrasar.

História muito boa com a Pipa louca perdendo a cabeça após mais uma discussão com o Zecão e dar soco nele. Fica com remorso e com chance de perder o namorado e restou a Tina o serviço de fazer com que eles façam as pazes. Mesmo voltando às boas no final, Zecão não perdeu a oportunidade de zoar a Pipa lhe dando um par de luvas de boxe pra treinar o talento de nocautear.

Pipa brigava sempre por motivos banais, dessa vez por discordância de gostos musicais, ela por gostar do Tuio Iglesios e ele por gostar do Roberto Legal. Fica a discussão quem tinha razão ou errado na história já que a Pipa deu o soco no Zecão, mas ela fez foi revidar a provocação dele. O ideal seria ele ficar calado e ignorar quando ela falava do Tulio Iglesios, mas ficou com ciúme e acabou levando soco. Ele tem que aprender que gosto musical não se discute.

Foi divertido ver o Zecão levando soco, a Pipa descontrolada após achar que perdeu namorado a ponto de chorar no ombro do homem e até ser quase atropelada, fazer queixa com a Tina, sair lágrimas da Pipa no telefone da Tina, a bronca da Tina no Zecão e ele dar luva de boxe no final trolando a namorada.

Percebe também que Pipa, além de ciúme doentio, tinha também uma paixão doentia, não aceitar ser abandonada pelo Zecão, o que sempre se dava mal nisso. Se Tina não resolvesse, Pipa seria capaz de suicídio se ficar sem Zecão, ficando de entender quando falou que a vida sem Zecão é muito chata. Era caso pra se tratar com psiquiatra. História impublicável atualmente por, além envolver namoro e paixão doentia assim, ter também violência física com soco explícito ainda por cima, nem colocarem onomatopeia no lugar.  Ainda seria pior se fosse o contrário, se Zecão tivesse batido na Pipa.  E hoje evitam também absurdos como telefone sair lágrimas do outro lado da linha, o que é uma pena também por se tornar engraçado.

O telefone eles colocariam hoje um celular para ficar mais atual. Os cantores parodiados foram Julio Iglesias e Roberto Leal. A MSP sempre procuram parodiar artistas que estavam em evidência em sua época e que continuam até hoje. 

Os traços muito bons, típicos dos anos 1980. A Tina apareceu sem óculos enquanto estava em casa para variar um pouco, como se precisasse usar óculos só na rua ou então tinha tirado um momento breve e já ia colocar quando a Pipa chamou no telefone. Tanto que depois que foi na casa do Zecão, ela colocou óculos normalmente. A Tina nas histórias dos anos 1980 aparecia mais para conciliar o namoro dos seus amigos e dar conselhos, ficando bem claro nessa história. Eles brigavam e Tina que tinha que resolver. A partir dos anos 1990 mudaram isso e eles próprios que resolviam as suas brigas, deixando a Tina com tramas próprias. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/11/pipa-e-zecao-hq-soco-de-amor-nao-doi.html

Tiras N°16283 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

“Fazer uma criança ler é um dom”. No Dia Nacional da Alfabetização, uma frase do criador da Turma da Mônica. A alfabetização é direito de todos, seja criança, jovem ou adulto. É um processo multifacetado que compreende, além da inserção ao mundo codificado da leitura e da escrita, a compreensão e exercício da cidadania por meio do uso efetivo da linguagem. #dianacionaldaalfabetização
A alfabetização possui um mundo cheio de possibilidades e histórias incríveis.
Ser gentil é um ato de amor ao próximo. Já foi gentil com alguém hoje?
“Porque não tem como você saber quem eu sou sem me conhecer por dentro”. No processo criativo de Jeremias Alma, Jefferson Costa esboçou todas as páginas da Graphic , inclusive com o espaço para os balões. O próximo passo foi desenhar e finalizar o traço. Logo depois, há duas etapas para fazer as cores de base. A primeira feita pelo próprio Jefferson, e a segunda por Rafael Calça. Em seguida, o desenhista aplica as sombras e luzes e espalha detalhes pelos quadros. Por fim, insere os balões sobre a arte finalizada. #GraphicMSP

Tiras N°16282 : Especial MIX nº778 - Blog do XANDRO!

Tiras N°16281 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°16280 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Charges/Cartuns! ★ N°159001 a N°159100