segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Arquivos Turma da Mônica N°756 - Saiba Mais Nº 141 e Nº 144 - Editora Panini

Capas de 'Saiba Mais Nº 141" e"Nº 144"
Nessa postagem comento sobre as edições de "Saiba Mais Nº 141" e "Nº 144" da Editora Panini que falaram sobre o filme "Laços"  e sobre os 60 anos da MSP, respectivamente.

Essas edições saíram mais recentemente, sendo a edição "Nº 141" foi lançada em junho de 2019 e a "Nº 144", em setembro de 2019. Essa revista depois do "Nº 100" se tornou mais reedição de revistas anteriores, colocando o mesmo conteúdo interno, só mudando a capa. Quase todas foram reedições, mas em alguns números eles lançam temas novos e essas 2 edições foram inéditas e com referência ao universo da Turma da Mônica. Curiosamente único título que não reiniciou numeração após o "Nº 100".

A distribuição desse título é horrorosa, é muito raro chegar aqui, uma vez ou o outra aparece e quando tem, vem só em algumas bancas e de 1 a 3 exemplares por banca no máximo. Essa edição "Nº 141" de junho só consegui encontrar no início de agosto em uma banca no Centro da cidade por acaso perdida no meio de outros gibis e a edição "Nº 144' de setembro até que chegou aqui perto, só que foi só 1 exemplar e em apenas 1 banca. Podiam melhorar essa distribuição, pelo menos quando forem temas inéditos ou que tenham referência a MSP.

No geral, as revistas "Saiba Mais" têm periodicidade mensal, 36 páginas, formato 19 x 27,5 cm, capa em papel couché e miolo em off-set, custando atualmente R$ 9,00. O preço aumentou bastante, um absurdo custar isso, por muito tempo custava R$ 5,70. Seguem o estilo das anteriores, com uma história, 4 páginas de passatempos, páginas de curiosidades e jogo de montar. Os passatempos são relacionados ao tema, estilo "exercícios de fixação" do que foi falado na história. A seguir comento sobre cada edição

Saiba Mais Nº 141 - Como se faz um um filme

Lançada em junho de 2019, com 20 páginas no total divida em 2 partes, a história mostra os bastidores do filme "Laços", que foi lançado nos cinemas no final de junho. Escrita por Flavio Teixeira de Jesus, a gente acompanha o Louco no set de filmagem do filme "Laços", mostrando desde como tiveram a ideia de criar o filme, passando pelos primeiros preparativos,  a escolha dos atores, os profissionais envolvidos no filme, como foi a filmagem. Mostra também as funções de diretor e produtores em um filme, o que é "story board" e coisas que acontecem em uma filmagem de qualquer filme convencional, daí o tema ser sobre como criar um filme e não terem colocado apenas que foi sobre o filme "Laços".

Trecho de "Saiba Mais Nº 141 - Como se faz um filme"
O Louco é quem comanda a edição, que interage com o diretor Daniel Rezende do filme, que  vai explicando sobre os bastidores, com mistura de humor e explicações. Legal ver realidade e ficção juntas, ver como foi os bastidores do filme misturado com a metalinguagem dos quadrinhos, ver atores e diretores contracenando com a turminha e todas as curiosidades envolvidas. Eles até colocaram Mônica Iozzi, Paulinho Vilhena e Rodrigo Santoro na história, assim como os atores que fizeram a turminha no filme contracenando com os personagens. Bem interessante.

Quando criaram o filme "Mônica e a sereia do rio" em 1987, chegaram a criar uma história no gibi da 'Mônica Nº 5' da Editora Globo mostrando os bastidores, mas criando uma aventura imaginária com o Capitão Feio invadindo o set de filmagem. Já nessa "Saiba Mais" sobre "Laços" foram os bastidores reais só com uns elementos imaginários de personagens em quadrinhos interagindo com atores para ter um pouco de humor na edição.

Trecho de "Saiba Mais Nº 141 - Como se faz um filme"
Os traços que ficam a desejar um pouco, normalmente nessas revistas "Saiba Mais " os desenhos ficam bem digitais mesmo, mas pelo menos o roteiro foi bom. Depois vem passatempos sobre o conteúdo da história e no final da revista há uma página de outras curiosidades que ficaram de fora da história, comentando um pouco mais detalhado o que foi citado na história e não dava para dar detalhes nela para não deixar tão didático.

No meio veio de brinde de montar uma cena 3D. Curioso que diz que é para a criança pedir para um adulto cortar a miniatura, deixando bem politicamente correto, com intenção da criança não se machucar ao usar uma tesoura. Do jeito que colocaram, é como que crianças não podem mais mexer em tesoura, só que assim nunca têm coordenação motora para cortar, o ideal seria elas cortarem com uma tesoura sem pontas, mas não impedir de elas terem essa tarefa, até para se divertirem cortando a sua miniatura.

Trecho de "Saiba Mais Nº 141 - Como se faz um filme"
Saiba Mais Nº 144 - 60 anos de Mauricio de Sousa Produções

Lançada em setembro de 2019, com 20 páginas no total divida em 2 partes, a história mostra uma homenagem aos 60 anos da MSP, contando um pouco sobre o histórico da MSP e onde está e como é o estúdio atualmente. Com isso, mostra a trajetória da MSP, desde a sua criação até a atualidade.

Nela, a turminha se disfarça como leitores visitantes para poderem conhecer a MSP e é guiada pela recepcionista de visitantes da MSP. Mônica se passa por Molica; Cebolinha, por Celinha; Cascão, por Casnicão; e Magali , por Magabo.

Trecho de "Saiba Mais Nº 144- 60 anos e Mauricio de Sousa Produções"
A primeira parte concentrou nas sedes anteriores, mostrou desde como Mauricio iniciou sua carreira de quadrinhista e montando a sua equipe aos poucos e mudando as sedes à medida que ia crescendo a equipe. Curioso  que vemos que durante a fase clássica do período de 1964 a 1988 o estúdio era em um prédio do jornal Folha de São Paulo, dava para comportar tudo e ainda que eram poucos roteiristas e funcionários na equipe esse tempo todo. Depois que precisaram de mais gente, aí se mudaram em 1988 na Rua do Curtume até em 2017, quando foram para a sede atual. 

Já a segunda parte teve foco  na sede atual. Mostra boa parte das instalações, como os setores de editoriais, MSP ao vivo (que cuida dos espetáculos de teatro da turma), departamentos de exposições e de roteiros, gazebo para os visitantes tirarem fotos, entre outros. A sede atual foi pensada nas visitações dos leitores para se sentirem como se estivessem no universo da Turma da Mônica,. As instalações são todas temáticas com os personagens, tem até uma "Pracinha da Mônica" lá, que é um parquinho para as crianças brincarem quando visitarem. Até pensei que na edição "Turma da Mônica Nº 51" era com capa ambientada no Parque da Mônica por causa de eles estarem em brinquedos de parque, mas era essa Pracinha dentro da MSP.

Trecho de "Saiba Mais Nº 144- 60 anos e Mauricio de Sousa Produções"
A história dessa revista sempre mesclada com humor, com a turma fingindo em ser visitante s e tentando disfarçar quando dava alguma mancada que entregava que eles eram os personagens disfarçados. Também tem eles querendo ir ao banheiro toda hora durante a visita, dando um mistério do que eles fazem tanto no banheiro e o que tem nos banheiros da MSP. Os traços que ficaram a desejar, bem digitais, mas o roteiro ficou legal.

No final, tem 4 páginas de passatempos com conteúdo do que foi falado na história e 2 páginas de curiosidades dando um aprofundamento maior de coisas que ficaram vagas na história, como o que a turma foi fazer no banheiro durante a história e sobre a cadela Maria da Penha que apareceu na história, entre outras curiosidades. No meio, veio de brinde uma miniatura do Carrossel da MSP e mais uma vez falando para os adultos cortarem a miniatura, e não as crianças.

Trecho de "Saiba Mais Nº 144- 60 anos e Mauricio de Sousa Produções"
Como podem ver são edições interessantes sobre a MSP, misturam informações com humor e ajudam a se informar sobre os bastidores do filme "Laços" e da MSP. Não sou de comprar esse título, ainda mais que agora praticamente vive de reedições, mas quando envolve metalinguagem da MSP acho válido. Pena que traços não são muito bons, vale por esses conteúdos especiais e até tive de achar por acaso ou então pode comprar na internet, como no site da Panini ou sites que vendem gibis ou Mercado Livre. Fica a dica.

Créditos ;)  Marcos Alves: http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2019/10/saiba-mais-n-141-e-n-144-editora-panini.html

Tiras N°12242 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Querem diria, hein?! Mauricio de Sousa também é gamer! 
Esse é só um spoiler do que vem por aí, né, Overwatch?
No sábado (12), Dia das Crianças, Mauricio de Sousa teve seu nome escolhido para a Biblioteca do Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo!

O criador da Turma da Mônica visitou o espaço e compartilhou o relato em suas redes sociais. Confira:

"Deu gosto visitar o clube que frequentei com meus filhos quando crianças e perceber as melhorias que os associados usufruem atualmente. Fui muito bem recebido pela diretoria e pelos frequentadores. Principalmentes as crianças. Pena que não deu para dar a devida atenção a todas. Mas a minha vontade é retornar um dia com mais tempo para curtirmos um novo encontro com mais calma."

Além do texto, Mauricio mostrou a placa prateada que recebeu do Clube durante o evento. Incrível, né?

Tiras N°12241 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°12240 : Especial MIX nº187 - Blog do XANDRO!

Tiras N°12239 : Will Tirando - Will Leite!

Ria...Se Puder N°6128 - Tava dando uma faxina aqui em casa...

Tiras N°12238 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°12237 : GARFIELD & A SUA TURMA - Jim Davis!

Tiras N°12236 : Calvin and Hobbes/Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°12235 : NíQUEL NáUSEA - Fernando Gonsales!

Charges/Cartuns N°80730!

Charges/Cartuns N°80729!

Charges/Cartuns N°80728!

Charges/Cartuns N°80727!

Charges/Cartuns N°80726!

Charges/Cartuns N°80725!

Charges/Cartuns N°80724!

Charges/Cartuns N°80723!

Charges/Cartuns N°80722!

Charges/Cartuns N°80721!

Charges/Cartuns N°80720!

Charges/Cartuns N°80719!

Charges/Cartuns N°80718!

Charges/Cartuns N°80717!

Charges/Cartuns N°80716!

Charges/Cartuns N°80715!

Charges/Cartuns N°80714!

Charges/Cartuns N°80713!