sábado, 27 de março de 2021

Submundo HQ N°353 - "Coringa - Antologia": Os 80 Anos do "Palhaço do Crime"...

"Coringa" comemora seus 80 Anos (com atraso aqui no Brasil - o aniversário seria em 2020) nesta edição de luxo da linha "Antologia" (dedicada à seleções de histórias variadas de um determinado herói ou vilão)!

A 1º aparição do "Coringa" (em "Batman" Nº 1 - de 1940), Seu passado como "Capuz Vermelho", A estreia do "Coringamóvel" (rs), O plano dos "Peixes Risonhos", O "Homem Que Ri", e as melhores histórias do palhaço pelas mãos de: Neal Adams, Alan Davis, Marshall Rogers, e muitos outros escritores e artistas!

Confira abaixo essa "Coringada":

O "Coringa" foi criado em 1940... Por Bob Kane, Bill Finger, e Jerry Robinson: E fez sua 1º aparição no Nº 1 da revista do "Batman" (que também estrelava a revista: "Detective Comics" - em plena Era de Ouro dos quadrinhos). O visual e feições do "Coringa" foram inspirados no ator Conrad Veidt, do filme: "O Homem Que Ri" (de 1928) - Eu contei a História desse filme (com FOTOS do ator que é a cara do "Coringa" mesmo, rs) em uma antiga postagem da coluna: "Retrato Falado", nos primórdios do "Submundo" (vale uma conferida ou relembrada neste "LINK"). Reza a lenda, que o "Coringa" deveria ter morrido em sua 1º história, mas foi salvo por uma intervenção editorial que teria notado o potencial do vilão e garantiu a longevidade do mesmo como sendo o arqui-inimigo principal do "Batman". verdade ou não, logo em seguida os confrontos do palhaço com o morcego se tornaram antológicos e frequentes nas bat-revistas. As muitas facetas do vilão (assim como sua personalidade) foram mudando e se adaptando conforme a época e as tendências do momento em questão. Nos anos 40, ele era um bandido psicótico e trágico. Nas décadas de 50 e 60 ele já adotaria um tom mais "circense e trapalhão" (de acordo com o "Código de Ética" em vigor e logo depois no embalo do seriado de TV de 1966). Muitas histórias dessa fase de Ouro e Prata estão contidas aqui, nesta "Antologia" (selecionei algumas capas acima)!

A misteriosa e polêmica origem do "Coringa", ainda sob a identidade de "Capuz Vermelho", data desse período (em "Detective Comics" nº 168 - de 1951) e foi revisitada várias vezes nos anos seguintes (inclusive na "Piada Mortal", de Alan Moore). É nesta HQ clássica, que vemos o "Coringa" mergulhando num tanque de dejetos químicos e tendo sua pele esbranquiçada e o cabelo esverdeado (além do sorriso desfigurado). Os anos passam, e os novos tempos (década de 70 e 80) vão ficando menos "engraçadinhos" e mais "sombrios e violentos": É a Era de Bronze chegando aos quadrinhos e refletindo nos gibis algumas das amarguras da vida real naquele período. Assim, o "Coringa" foi se tornando cada vez mais psicótico e cruel com suas vítimas, chegando ao clímax de matar brutalmente um dos "Robins" (Jason Todd). Alguns dos artistas que produziram HQs com o "Coringa" nessa fase são: Neal Adams, Alan Davis, e Marshall Rogers... Todas essas HQs foram CAPAS das respectivas edições de "Batman - Lendas do Cav. das Trevas" (Panini) dedicadas à esses artistas (e que eu postei acima)!   
    
A "Antologia" também traz o especial: "O Homem Que Ri" (republicado diversas vezes no Brasil, inclusive pela Eaglemoss) e uma HQ baseada no estilo do desenho animado do "Batman" (Adventures Annual 1), mostrando o namoro e parceria do criminoso com a "Arlequina" (na versão cartunesca do desenho, é claro). Além de histórias modernas, tipo a da saga "Vilania Eterna" ("Batman" nº 23.1 da Panini - com capa metalizada) e que atualizam o perfil doentio e psicótico do "Coringa" pros dias atuais! A edição da Panini tem capa-dura (bela imagem de Alex Ross), 368 pág, e custa R$ 132,90 (sempre procurem descontos nesses casos, é a minha recomendação). O conteúdo completo reúne: "Batman" nº 1, 37, 73, 251, 321 e 353, "Batman" (2011) nº 23.1, "Batman Adventures Annual 1", "Batman: The Man Who Laughs", "Detective Comics" nº 85, 168, 341, 475, 570 e 617, "DC Countdown 31", e "Robin 85"! Particularmente, achei uma boa seleção de histórias pra essa "Antologia", apesar de muitos repetécos recentes ("Lendas DC" da panini e na futura coleção: "A Saga do Batman", também da editora italiana)!

Até+

Submundo.jpg (611 × 452)
Créditos:) Leo Radd: http://submundo-hq.blogspot.com/2021/03/coringa-antologia-os-80-anos-do-palhaco.html

Tiras N°15277 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Cuidar da natureza é cuidar da vida no planeta! Hoje, a Hora do Planeta acontece no mundo inteiro. E mais uma vez, Chico Bento, embaixador do WWF-Brasil, convidou toda a Turma da Vila Abobrinha para se juntar a ele nessa missão! Você pode participar apagando as luzes às 20h30 para mostrar que #JuntosÉPossível! Um simples gesto simbólico já é um grande passo para ajudar nossos ecossistemas. Criada pela Rede WWF, a Hora do Planeta reúne pessoas do mundo todo para falar sobre temas como acesso justo à água, o desmatamento, as queimadas, a poluição e outros problemas que ameaçam a vida. Que tal juntar-se a nós na Hora do Planeta 2021?

Tiras N°15276 : Especial MIX nº603 - Blog do XANDRO!





Tiras N°15275 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°15274 : HAGAR - Dik e Chris Browne!

Tiras N°15273 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°15272 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!





Tiras N°15271 : GARFIELD - Jim Davis!





Charges/Cartuns! ★ N°120961 a N°120970