sábado, 17 de abril de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°937 - Coelho Caolho: HQ "Boa noite, filho!"

Mostro uma história em que o Coelho Caolho tem dificuldade de dar boa noite a seus filhos e o Raposão tenta ajudá-lo. Com 5 páginas, foi publicada em 'Cebolinha Nº 71' (Ed. Abril, 1978).

Capa de 'Cebolinha Nº 71' (Ed. Abril, 1978)


Coelho Caolho gosta de dar boa noite a todos os seus filhos, só que ele tinha muitos e ficava praticamente a noite toda dando boa noite a cada um dos seus filhos para só depois ir dormir. Ele termina bem na hora de acordar e a sua esposa vendo ele dormindo ,o acorda, reclamando que não é para dormir até tarde e manda ir trabalhar.

No caminho, Coelho Caolho dorme em pé e Raposão estranha e o chama. Coelho Caolho explica ao seu compadre que tem andado dormindo pouco, depois que dar boa noite para a filharada, á é dia e tem que levantar. Raposão tem ideia de dar boa noite a todos de uma vez só. A noite, Coelho Caolho põe em prática, só que todos respondem de uma vez só também tão alto que estremece a toca, derruba tudo e ele tem que arrumar os entulhos a noite toda e não dorme de novo.

No outro dia, Raposão dá ideia de gravar em uma fita e tocar na hora de dizer boa noite. Coelho Caolho faz isso e a princípio dá certo, mas acaba dando defeito no gravador repetindo boa noite sem parar, incomodando o Coelho Caolho, que chuta o gravador e cai em um buraco e ele tem que ficar ouvindo a gravação noite toda e mais uma vez não dorme.

No dia seguinte, Raposão fala para o Coelho Caolho arranjar um papagaio para falar boa noite. Cansado com as ideias dele, Coelho Caolho, coloca o Raposão como o papagaio e termina ele dando boa noite para os afilhados enquanto, finalmente, Coelho Caolho consegue dormir.

Uma boa história retratando a dificuldade do Coelho Caolho dar boa noite a todos os seus filhos e Raposão dar ideias para ajudar o seu compadre, só que nenhuma dar certo. Até que as ideias do Raposão não eram ruins, só que por algum motivo teve infelicidade de não funcionar e Raposão foi quem acabou se dando mal se tornando o papagaio para dar boa noite, como se fosse culpado das ideias propostas não funcionarem.

Eram comuns histórias do Coelho Caolho sofrendo com seus vários filhos, isso quando não sobrava para outros personagens. Estima-se que ele tem 128 a 140 filhos, mas nunca teve uma quantidade fixa nas revistas. Interessante que dessa vez não mostraram os filhos do Coelho Caolho, só os balões mostrando os filhos dando boa noite ao pai. Eles estavam ali perto, mas o roteirista quis focar só no Coelho Caolho. 

Vemos que a esposa dele bem braba e autoritária quando exige que ele saia da cama para ir trabalhar, foi engraçado. Legal também esse parentesco do Coelho Caolho e Raposão serem compadres, no caso o Raposão é padrinho dos filhos dele. O gravador com fita-cassete fica sendo algo datado, hoje teria gravação do áudio em um smartphone. 

Os traços muito lindos da fase dos personagens superfofinhos no final dos anos 1970. Embora chamavam mais atenção com a Turma da Mônica, mas todos os núcleos de personagens foram desenhados com esse estilo de traços e sempre eram bem caprichados assim. Essa fase superfofinha ficou entre 1977 a 1979 e ainda teve uma adaptação desse estilo nas revistas de 1981 como uma espécie de transição para os traços consagrados. Essa história foi republicada depois em 'Almanaque do Cebolinha Nº 4' (Ed. Globo, 1988). Termino mostrando a capa desse almanaque.

Capa de 'Almanaque do Cebolinha Nº 4' (Ed. Globo, 1988)

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/04/coelho-caolho-hq-boa-noite-filho.html

Tiras N°15370 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Pois eu me lembro de tudo, irmão. Eu estava lá também! Só música boa na playlist dos amigos do Limoeiro. A brincadeira é indicar uma música nacional pra pessoa do comentário anterior ao seu. Valendo! #Lemonfy

Tiras N°15369 : HÁ POUCA ELIPSE - Laerte!

Tiras N°15368 : Especial MIX nº621 - Blog do XANDRO!

Tiras N°15367 : Will Tirando - Will Leite!

Tiras N°15366 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!





Tiras N°15365 : GARFIELD - Jim Davis!





Charges/Cartuns! ★ N°124391 a N°124.400 Especial





Charges/Cartuns! ★ N°124381 a N°124390