sábado, 26 de março de 2022

Submundo HQ N°409 - "Fim da Linha": Bate-Papo Sobre Cortes de Gastos com HQs e Sonhos de Consumo...

"Fim da Linha" é o título que me veio à cabeça quando resolvi escrevi esta postagem (que poderia perfeitamente ser o obituário do "Submundo-HQ", rs)! Explico: A situação atual do mercado e os altos custos dos gibis, me fez ampliar a lista de "cortes de gastos" no meu orçamento, de modo que tive de encerrar coleções antes da hora e deixar de comprar materiais que muito me interessariam, tipo:  

"Mulher-Hulk: OMNIBUS" (BYRNE), "Vingadores da Costa Oeste" (2º arco do BYRNE), "Liga da Justiça 15" (a "engraçadinha"), "Titãs 22", "Sandman 12 - Caçadores de Sonhos", "Hellblazer Especial - Love Street", "El Sueñero - O Sentinela dos Sonhos", "Escória", "Rocketeer - Carga Mortal", e "Carnificina - Preto, Branco, e Sangue"!

Confira abaixo:

A realidade de um colecionador de quadrinhos pode variar muito de leitor pra leitor... Temos empregos diferentes, rendas diferentes, problemas diferentes, prioridades diferentes, e por aí vai. Somos um grupo bastante segmentado dentro do colecionismo e cada vez mais separado por interesses pessoais e divisões diversas (políticas, ideológicas, e sociais). A pandemia global escancarou a crise no setor e os preços dos gibis dispararam de forma absurda: com editoras que continuam apostando em formatos cada vez mais luxuosos e inacessíveis pra maioria dos - já bastante reduzidos - leitores de quadrinhos, gráficas com orçamentos altíssimos (que atribuem os altos custos oferecidos ao preço do papel - tabelado em dólar), lojas virtuais e distribuidoras gananciosas que ajudaram a quebrar várias bancas e editoras pelo caminho, livrarias que deram calotes milionários em editoras, especuladores superfaturando preços, desinteresse geral dos leitores com os rumos, adulterações, e lacrações de seus personagens preferidos, etc e etc: Elementos intermináveis de uma clara situação de CRISE no mercado de quadrinhos e no hobby do colecionismo! Dito isso, já peço desculpas antecipadas pelo tom de desabafo nesta postagem, rs. Mas achei por bem expor minha situação pessoal aqui, já que muitos devem se identificar com o meu relato e compartilhar dos mesmos problemas (e soluções - entre elas: O fatídico corte de HQs no orçamento do mês)!
 
Este ano marcou um aumento absurdo nos meus gastos mensais, pois entrou na conta a escola do meu filho (que é prioridade máxima pra mim) e os "acordões" que fiz com 5 bancos pra reduzir minhas dívidas astronômicas (resultado de juros e multas de empréstimos que fiz pras minhas empresas). Assim, me vi obrigado a pisar bruscamente no freio em relação aos gibis e ampliei vertiginosamente a minha lista de "cortes": Decidi cancelar coleções antes da hora e riscar da lista encadernados que eu gostaria muito de ter e que não poderei comprar em prol de outras edições mais "essenciais" pro meu gosto. Não vou abandonar o hobby de quadrinhos (e nem o blog), mas daqui pra frente vou me "readaptar" ao mercado, mesclando gibis impressos (que continuarei comprando de forma mais restrita e calculada) com arquivos digitais (scans)! Entre as HQs que eu desisti de comprar então: "Mulher-Hulk" (OMNIBUS) e "Vingadores da Costa Oeste" (Marvel Vintage), ambas do BYRNE, com a 1º custando quase 300 reais (num TIJOLÃO vindo no embalo da série de TV da verdona) e a 2º custando 100 reais (justamente o arco que mostrava o colapso nervoso da "Feiticeira Escarlate" depois que a verdade sobre seus filhos é revelada)!
 
Também desisti de 3 HQs independentes que achei muito interessantes: "El Sueñero" (de Enrique Breccia), uma HQ argentina que é considerada seu melhor trabalho (pela editora Trem Fantasma); "Escória" (A fábula pós-apocalíptica clássica de Carlos Trillo e Juan Giménez  - "A Casta dos Metabarões"); e "Rocketeer - Carga Mortal" (elogiada HQ de Mark Waid e INÉDITA no Brasil)! Entre as coleções que eu tava fazendo e decidi encerrar antes da hora: "Liga da Justiça 15" (a última edição que eu comprei - sei que a série vai até o Vol. 19, mas paro por aqui); "Titãs 22" (comprei e parei aí - mesmo sabendo que se encerrará oficialmente no Vol. 23); e "Sandman 12" (com os "Caçadores de Sonhos" na versão prosa de Yoshitaka Amano - Vou pular a próxima edição, que será a versão HQ da mesma história)! "Hellblazer Especial 4" traz a mini "Love Street" (que eu sempre quis ler e já saiu aqui pela Brainstore), mas foi pro CORTE! e pra encerrar: "Carnificina" (capa abaixo), são 12 histórias curtas com o serial-killer sanguinário (mas R$ 120 por apenas 136 pág foi uma FACADA digna do assassino, rs)!

Até+

PS: Outras HQs que acabei desistindo de comprar (mas que eu gostaria muito de ter)... "CONAN - OMNIBUS 3" (recomendo, mas não tive como encarar pelo preço); "Sociedade da Justiça - OMNIBUS" (500 contos); "Starman" (sempre quis ler esse material, mas em formato luxo não rola); "Silly Simphonies" (bela coleção de clássicos Disney); e "Bill Raio Beta" (R$ 62 - e que me foi bem recomendado)! 

Submundo.jpg (611 × 452)
Créditos:) Leo Radd: http://submundo-hq.blogspot.com/2022/03/fim-da-linha-bate-papo-sobre-cortes-de.html

Charges/Cartuns! ★ N°180.601 a N°180.700