domingo, 28 de janeiro de 2024

Arquivos Turma da Mônica N°1.228 - Bidu: HQ "Corta! Corta!"

Capa de 'Mônica Nº 44' (Ed. Globo, 1990)

Mostro uma história em que o Bidu sofreu com um gerente financeiro que ficou no lugar do Manfredo enquanto tirava férias e que queria cortas todas as despesas altas da história por causa da crise econômica que estavam passando. Com 7 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 44' (Ed. Globo, 1990).

Bidu se prepara para filmar a sua história com superprodução sobre "Romeu e Julieta", quando o Charles, o gerente financeiro, manda cortar. Bidu estranha porque nem começaram ainda e pergunta pelo Manfredo. Charles diz que o Manfredo saiu de férias por motivo de economia, no momento só podem gastar o que é extremamente necessário.

Charles manda a produção tirar todo o cenário, tudo que é supérfluo para economizar. Tira até a atriz Julieta porque o cache dela é alto e deixa o Bidu porque é o personagem principal. Bidu reclama que acabou a superprodução dele e Charles diz que estão em tempos de crise, não podem gastar, só cortar, cortar, até recuperarem a economia.

Bidu pede, então, outro roteiro. Charles diz que não vão desperdiçar roteiro que já foi pago. Bidu pergunta como vai fazer "Romeu e Julieta" sem balcão, cenário e atriz. Charles diz que vai ser improvisando como um bom ator e que a Dona Pedra será a Julieta, contando que ela só não foi cortada porque ninguém conseguiu levantá-la.

Começa a gravação e assim que Bidu e Dona Pedra encenam suas falas, Charles manda cortar porque o texto está muito comprido e o letrista cobra muito caro. Charles faz alterações no roteiro, deixando bem simplificado. Bidu e Dona Pedra voltam a encenar, Charles corta de novo e reclama que agora o problema é o nariz do Bidu, muito grande e preto, fazendo gastar mais nanquim e cobre o nariz com pó-de-arroz.

Logo depois, Charles corta novamente, reclamando da requadração das páginas, mandando juntar dois traços em um para economizar e manda o colorista pintar os fundos dos quadrinhos com a mesma cor em vez de 3 cores diferentes. Bidu volta a encenar, Bugu aparece, Bidu tenta expulsá-lo e ele conta que foi convidado pelo Charles por achar que o Bugu incrementa a história e não cobra cachê. 

Bidu grita que jamais trabalha com o Bugu, Charles fala que não é pra exaltar porque letras grandes custam mais e propõe que Bidu e suas pulgas tirem férias, descansar e na próxima revista as coisas já possam ter melhorado. Bidu acha uma boa ideia, está precisando de paz, tranquilidade e uma prainha deserta, só que no final, para sua surpresa, vários grandes nomes dos quadrinhos e desenhos animados também tiveram férias forçadas.

Uma história legal em que um gerente financeiro quer cortar as despesas das histórias do Bidu para economizar por conta da crise financeira que estavam passando. Dá férias para o Manfredo e fica no lugar dele na direção da história, tirando toda a superprodução que seria, tudo que era supérfluo e com alto custo era cortado da história. Com tantos cortes, a solução foi dar férias para o Bidu, mas ele não contava que outros personagens estavam de férias também. Ou seja, a crise era tão alta que atingiu também outros personagens de vários universos, não foi só com o Bidu, era geral com crise.

Não tinham dinheiro nem para contratar outro diretor para substituir o Manfredo nas férias,  jeito foi improvisar com gerente financeiro.  Coitado do Bidu que justamente quando teria uma história com superprodução para sair da mesmice das histórias conversando com a Dona Pedra não conseguiu o que queria e ao invés de ficar em uma praia deserta nas suas férias, teve que dividir com os outros personagens. Se deu mal do início ao fim.

Foi do estilo de histórias do Bidu como ator e com metalinguagens, ele ficava bem brabo e impaciente em histórias assim, e foi divertido como uma espécie de bastidores de gravações, como se histórias em quadrinhos fosse gravação de filme para o cinema. Foi engraçado a partir de Shakespeare como "Auau-kespeare" como se fosse cachorro, Charles dizer que emagreceu para cortar uns quilinhos extras dele, tirar cenários, atriz que cobra cachê alto, cortar textos longos no roteiro, deixar nariz do Bidu branco para economizar nariz, mexer nas cores de fundo e no enquadramento convidar Bugu para atuar porque não ia cobrar cachê. 

Charles acabou mudando roteiro pago de qualquer forma quando fez as reduções para economizar. Nem precisaria mexer em roteiro já que roteiristas e coloristas ganham por trabalhar, independente da quantidade de trabalho que tem, seria melhor pensar no gasto de tinta para imprimir o gibi. E ao usar o pó-de-arroz no nariz do Bidu, até economizaria nanquim, mas teria gasto com pó-de-arroz, não adiantaria grande coisa na economia. O título teria sido "Romeu e Julieta" se não fosse o Charles mandar cortar até o título, aí ficou representado oficialmente pela sua fala.

O normal é o Manfredo ser contrarregra do Bidu e, às vezes, exercia também função de diretor, sendo que sempre era o Bidu o chefe que mandava nele, aí dessa vez foi o Bidu que foi mandado por um superior, o gerente era acima da sua autoridade. O Charles devia existir na MSP e o roteirista quis fazer uma brincadeira retratando caricatura dele como cachorro, ele apareceu só nessa história, como de praxe de personagens secundários. 

A história critica de forma divertida a hiperinflação no Brasil da época que gerava crises nas empresas, até as revistas em quadrinhos estavam passando por crise de vendas, e roteirista resolveu atingir essa crise nas histórias do Bidu e nas de outros personagens. Muitas vezes roteiristas gostavam de retratar o que estava passando nos bastidores da MSP nas histórias do Bidu ou nas envolvendo metalinguagem com outros personagens, mesmo que indiretamente, aí pelo visto, eles estavam passando de fato uma crise econômica. E, de certa, a história forma ensina os leitores a economizarem, saber tirar tudo que é supérfluo, tudo que não tem necessidade de gasto, para sobrar mais dinheiro.


O grande destaque, sem dúvida, foi o final com crossover de vários universos do mundo infantil. Além dos diferentes núcleos da Turma da Mônica teve também universos de outros personagens de quadrinhos concorrentes da MSP. Muito legal ver os personagens da MSP Bidu, Mônica, Cebolinha, Manfredo, Jotalhão, Horácio e Tina juntos na praia com seus concorrentes Super-Homem, Pernalonga, Batman, Mickey, Snoopy e Xuxa. Todos com férias forçadas por causa da crise econômica. Sensacional.

Xuxa também se enquadra em personagens de histórias em quadrinhos nesse caso já que ela tinha gibi mensal na época pela Editora Globo, mas também seria férias com as despesas do programa "Xou da Xuxa" na TV Globo, tirou férias dos quadrinhos e do programa de TV. Até Snoopy tinha gibi na época pela Editora Record. E interessante o universo do Bidu de metalinguagem junto com os outros personagens da MSP, inimaginável ver o Manfredo junto com eles em uma situação normal e ainda verem Bidu falando e andando com duas patas. 

Os traços ficaram muito bem caprichados que dava gosto de ver. Teve um erro de impressão deixando umas partes brancas na terceira e quinta páginas da história, isso foi em todos os lotes deste gibi da 'Mônica Nº 44'. O detalhe do "Fim" cortado com tesoura para economizar também foi bem criativo. 

Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2024/01/bidu-hq-corta-corta.html

Tiras N°17.840 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°17.839 : HAGAR o Horrível - Dik e Chris Browne!

Charges/Cartuns! ★ N°267.401 a N°267.500