terça-feira, 19 de abril de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.035 - Turma da Mônica & Garfield: O Lápis Mágico - Uma Omniventura (Parte 1)

Nas bancas o especial "Turma da Mônica & Garfield O lápis mágico Uma Omniventura Nº 1", marcando o encontro da Turma da Mônica e o Garfield, personagem criado por Jim Davis, e nessa postagem mostro tudo sobre essa edição.

Uma parceria da MSP com Nickelodeon, "Turma da Mônica & Garfield" trata-se de uma coleção de minissérie em 3 edições especiais separadas, diferente do crossover com a DC que as histórias saíram completas nos gibis convencionais, em cada gibi um herói diferente. Depois do sucesso do crossover da Turma da Mônica com os super-heróis da Liga da Justiça nos gibis de 2018, resolveram fazer um com o Garfield. Esse projeto de crossover da Turma da Mônica com o Garfield foi anunciado em 2020 para ser lançado em 2021, mas só agora que saíram.

Propaganda com o encontro da Turma da Mônica e Garfield

Cada volume tem formato americano 19 x 27,5 cm, capa envernizada como faziam o título "Clássicos do Cinema", 36 páginas, papel de miolo offset, custando R$ 12,90. Preço acessível, porém por ter só 36 páginas e um material de papel mais de luxo, fica sendo mais caro que gibis mensais, que agora custam R$ 9,90 cada uma. Acharia melhor se esse crossover saísse em gibis normais de bancas.

Em cada volume uma parte da história com 30 páginas, focado em um tema principal, mas que tem interligação com os outros volumes. As 3 edições mensais juntas formam uma história de 90 páginas. A parte 1 da minissérie foi lançada em março, a parte 2, em abril e a parte 3, em maio de 2022.

Não tem um frontispício apresentando o especial, tem só uma ilustração inicial na página 3, seguido de créditos gerais e logo depois vem a história, escrita por Flávio Teixeira de Jesus e coordenação de conteúdo de Paulo Back. Traços seguiram o estilo digital como é atualmente embora não ficou tão ruim no geral. O enquadramento não aparece linhas tradicionais em cada quadrinho e também tem efeitos e sombras nos desenhos, o que não gosto muito, e em algumas páginas, o fundo fica colorido em vez do tradicional branco por conta do cenário de um quadrinho envolver a página toda.

Na trama desse volume "N° 1", Bugu pega o lápis mágico da Marina para de livrar do Bidu e não querer ser mais coadjuvante nas histórias do Bidu e vai parar no universo do Garfield. Lá, o cachorro Odie entra no portal e vai parar no universo da Turma da Mônica e fica perdido e todos da Turma da Mônica e o Garfield se unem para encontrar o Odie. Enquanto procuram, Garfield conhece o universo da Turma da Mônica, contracenando com a turminha. Os termos "omniventura" e "omniverso" são retratados por mistura de universos, no caso, teve universos das turmas da Mônica, do Bidu e do Garfield.

O grande nome na edição, sem dúvida, foi o Bugu, o verdadeiro protagonista da história. Até estranho ver um crossover da Turma da Mônica com o Bugu em histórias, apesar de não ter sido primeira vez, mas sempre fica diferente. Não gostei do Mingau aparecer só em 3 páginas contracenando com o Garfield. Achei pouco, o Mingau podia aparecer mais na trama, podia procurar o Odie durante a história e enfrentar os vilões junto com os outros e não só uma participação só dentro da sua casa, insistem agora só deixá-lo como gato doméstico.

Importante ressaltar que Garfield se pronunciou por pensamento e as crianças da turma não entendiam o que ele pensava, só os bichos entendiam, mas a turminha conversava com o Bugu normalmente, aí provavelmente por causa da metalinguagem ser da própria MSP entre eles. Tiveram aparições rápidas de outros núcleos da MSP como Turma da Tina, Piteco, Chico Bento, Horácio, justificando que todos os personagens do Mauricio se conhecem e se falam em um grupo de Whatsapp de personagens da Turma da Mônica. Destaque também para ver quem come mais, Magali ou Garfield, e brincadeira com Mônica mandar o Bidu não falar no universo dela.

Não apareceu o Jon, dono do Garfield durante a história, apenas citado e uma imagem dele em um porta-retrato, assim como os outros personagens do universo do Garfield, já que quando o Bugu apareceu lá, foi apenas na casa do Garfield e estava sozinho em casa com o Odie. No final, teve um gancho do Capitão Feio junto com o Monstro de Lasanha unindo forças e planejando como vão conquistar as outras dimensões do "omniverso" e que será o foco na próxima edição (capítulo).

Provavelmente, depois de lançarem o terceiro volume e com coleção completa da minissérie, devem lançar um livro de luxo maior ainda em capa dura reunindo as 3 edições em um só livro e custando mais caro, no mínimo preço maior que a soma do valor das 3 edições, no caso, de 40 reais pra cima, com certeza custará bem mais que isso. Aí, o público escolhe se é melhor comprar as edições de banca separadas ou espera ter o luxo de um livro em capa dura.

Como podem ver, a ideia de crossover não foi ruim, a história que ficou meio corrida e teve um lado mais infantil. Atualmente, sempre é o lápis mágico da Marina que serve como fundo para eles irem a outros universos, era bem melhor quando era uma fada, bruxa, invenções do Franjinha, etc, por terem mais variedades. Dava para o Mingau aparecer durante toda a história e não só uma participação. Acho que podia ter saído a história do crossover em gibis convencionais em edições diferentes como já aconteceu na Editora Abril e em algumas no início da Panini, sem precisar criar edições especiais a parte. Essa primeira parte da história foi mais apresentações entre os personagens, vamos ver a sequência da história na próxima edição com eles enfrentando o Capitão Feio e o Monstro de Lasanha. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/04/turma-da-monica-e-garfield-o-lapis-magico-uma-omniventura-parte-1.html

Charges/Cartuns! ★ N°184.001 a N°184.100