sábado, 3 de fevereiro de 2024

Arquivos Turma da Mônica N°1.230 - Chico Bento: HQ "Eu guardo o que é meu!"

Capa de 'Chico Bento Nº 21' (Ed. Globo, 1987)

Mostro uma história em que o Chico Bento fica com ciúme por ver sua namorada Rosinha com biquíni para nadar no rio. Com 5 páginas, foi história de abertura de 'Chico Bento Nº 21' (Ed. Globo, 1987).

Chico Bento pensa na Rosinha, quando a encontra de biquíni e pergunta aonde ela vai pelada. Rosinha fala que está de biquíni e vai tomar banho no rio. Chico não deixa e manda tirar. Rosinha tira tudo e fica nua, Chico fica desesperado, manda colocar o biquíni de novo e ir para casa colocar uma roupa. Rosinha diz que ele não é o seu pai. Chico ameaça que não fala mais com ela, não vai ser mais seu namorado e vai ser inimigo número um e Rosinha nem liga e terminam o namoro.

Chico lamenta que não tem mais mulher como antigamente, no tempo da mãe dele não tinha isso. Zé da Roça aparece e dá Parabéns, que tirou a sorte grande, ganhou na loteria por ter uma namorada com um corpinho daquele. Chico fica uma fera e corre atrás dele. Lembra que a Rosinha está sozinha e cheio de "gavião" em cima e vai lá no rio. Ele vê os meninos olhando para Rosinha, rosna e eles saem correndo.

Rosinha pede para o Chico nadar com ela, então ele vai pegar um calção e eles nadam juntos. Depois, Rosinha vê algo e quer que vão embora. No final, descobre que foi porque duas meninas estavam olhando para o Chico e Rosinha ficou com ciúme.

História legal em que o Chico Bento fica com ciúme por ver a Rosinha só de biquíni e nadar no rio com todos os meninos encantados com ela nadando. Até que o casal fazem as pazes, mas no final foi a Rosinha que sentiu ciúme por meninas ficarem olhando para ele. Reclamou tanto do ciúme do Chico e fez a mesma coisa no final, papéis se inverteram. 

Mostrou um Chico ciumento e machista, achando que é dono da Rosinha e namorada dele não pode ficar de biquíni, com pensamento ultrapassado que tem que ser como do tempo da mãe e quem sabe até mesmo da avó dele. História quis mostrar que os tempos eram outros, mulheres estavam mais independentes e não estavam mais submissas a namorados ou maridos, tinham que se vestir como desejassem e não ser controladas por eles.


Foi engraçado a Rosinha tirar o biquíni na frente do Chico, a ciumeira dele de vê-la com aquele biquíni pequeno e os meninos dando em cima dela e Chico furioso com eles, chegando até rosnar como bicho e depois o Chico concordar com eles que a Rosinha era bonita. Foi de rachar de rir o Chico chamando o Zé da Roça de "seu fio daquele qui ronca i fuça", foi até inovador um palavrão mais à mostra, já que normalmente eles colocavam símbolos quando os personagens falavam palavrões.

Teve absurdo de Rosinha aoarecer de cabelo bagunçado dentro do rio e voltar ao normal quando sai logo no quadrinho seguinte, absurdos típicos de histórias em quadrinhos. Dava para ser tranquilamente história protagonizada por Rubão e Mariazinha, que ainda estavam em evidência nos gibis, mas preferiram deixar Chico e Rosinha no lugar. Depois que Rubão e Mariazinha sumiram dos gibis, Chico e Rosinha, Titi e Aninha que assumiram histórias assim de ciúmes e machismo nos anos 1990.

Os traços excelentes da fase consagrada dos personagens, pena as cores mais desbotadas como eram nos gibis do segundo semestre de 1987. Completamente impublicável hoje em dia por ter namoro de crianças, Rosinha aparecer pelada na frente do Chico, machismo, com ele dando ordens a Rosinha como se fosse propriedade dela, crianças agindo como adultos, palavrão mais à mostra. Sem chance. Foi uma história bem curtinha para abertura, hoje a gente estranha história de abertura de 5 páginas, mas na época era muito normal histórias assim curtas na abertura, pelo menos eram bem diretas e sem enrolações, mas se fosse no miolo também não ficaria ruim. 

Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2024/02/chico-bento-hq-eu-guardo-o-que-e-meu.html

Charges/Cartuns! ★ N°268.101 a N°268.200