quinta-feira, 1 de julho de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°958 - Chico Bento: HQ "É o meu aniversário (E o dele também)"

Dia Primeiro de Julho é o aniversário do Chico Bento. Em comemoração, mostro uma história em que o Genesinho resolveu comemorar aniversário dele no mesmo dia que o Chico, causando muita confusão. Com 14 páginas, foi publicada em 'Chico Bento Nº 299' (Ed. Globo, 1998).

Nela, Chico Bento conta para a Rosinha que na sua festa de aniversário, a mãe prometeu fazer muito pé-de-moleque, suco de caju e vai ter corrida de burro e brincadeira de porco lambuzado. Rosinha acha que a festa vai ser muito legal. Chico comenta que será semana que vem, dia primeiro de julho e não terá aula na escola porque começam as férias, todos vão poder ir e não terá encrenca no aniversário.
Genesinho aparece, beija a mão da Rosinha, a chama de flor e anjo dos anjos e dá um peteleco no chapéu do Chico. Ele entrega convites para a sua festa de aniversário, fala que é no dia 4 de julho, mas como vai cair sábado e ele vai viajar sexta, resolveu comemorar no dia primeiro de julho, bem no dia no aniversário do Chico, e ainda debocha perguntando se na festinha do Chico vai ter bolo de fubá.
Chico fica com raiva, acha uma sem-vergonhice. Rosinha pensa que foi coincidência e ele diz que depois dos elogios do Genesinho de chamar Rosinha de flor e anjo dos anjos, tem certeza que ele quer que a Rosinha vai à festa sem ele. Rosinha diz que Chico está com ciúmes e sugere que eles comemorem juntos os aniversários. Chico diz que não porque Genesinho vai ficar o tempo todo contando vantagens em cima dele, aí prefere fazer festa sozinho com bolo de fubá e tudo e que vai ser engraçado ninguém ir na festa do Genesinho.
Enquanto fala, Rosinha está olhando para o convite do Genesinho interessada. Ela diz que na festa dele vai ter balão, brincadeiras, palhaço, show de música, passeio de bugue e de barco. Chico vendo o interesse dela, trata logo de convidar toda a turma se quiser honrar seu bolo de fubá e ainda fez uma lista porque conhece muita gente e não pode esquecer de alguém.
Quando convida Hiro e Zé da Roça, Chico vê que o Genesinho acabara de ter mandado o convite para a festa para eles. Chico os chama de amigos-da-onça e eles falam que Chico também vai ser convidado pelo Genesinho, a vila toda foi convidada. Chico vê Zé Lelé com convite do Genesinho dizendo que vai ter docinhos, salgadinhos e refrigerante, só de imaginar a barriga ronca e Chico pergunta se esqueceu do aniversário dele e Zé Lelé pensa que nasceram no mesmo dia e são gêmeos. 
Logo depois, Chico vê a vila toda empolgada com a festa do Genesinho, gostando que vai mandar motorista buscá-los, vão usar melhor vestido, ficar dia todo sem comer antes da festa e vai ser melhor que o arrasta-pé do Nhô Anacleto. Rosinha pergunta se Chico convidou todo mundo e ele responde que mais ou menos, mas sabe que os verdadeiros amigos vão aparecer na sua festa.
No dia da festa, Chico ninguém foi, os pais cantam Parabéns para ele e Seu Bento fala que não é para ficar triste, pelo menos sobra mais comida para eles. Enquanto come o bolo, Chico comenta que os amigos desnaturados não sabem o doce de carambola que estão perdendo. Rosinha aparece, dá o presente de uma calça e pergunta pelo pessoal. Chico diz que não foi ninguém e Rosinha conta que a festa do Genesinho era mais cedo, já dava para todos estarem lá. Ela dá desculpa que tem que ir porque tem compromisso de dar milho para as galinhas e Chico pensa que ela quer ir para a festa do Genesinho.
Na verdade, Rosinha foi investigar porque ninguém apareceu na festa do Chico. Ela vê que o tronco de árvore que fazia ponte no atalho à casa do Genesinho foi posta para o outro lado e aí ninguém podia sair de lá. Quando chega lá, vê todos entediados com o show do Genesinho andando de bicicleta. Hiro conta para a Rosinha que tentaram fugir, mas a ponte do atalho estava afastada e foram lá porque o motorista buscou todos. 
Com a ponte de volta ao lugar, todos vão à festa do Chico. Genesinho gosta de ver a Rosinha, mas ela diz que tem que ir para a festa do Chico e Genesinho conta que na próxima pede ao Jarbas afastar mais a ponte, entregando, assim, que foi plano dele para ninguém ir para a festa do Chico. Rosinha fica braba e vai embora.
Todos chegam à festa do Chico cantando que ele era um grande amigo do coração e ele fica feliz. Só que sente falta do Genesinho e vai até a casa dele buscá-lo e no final os dois comemoram os seus aniversários no sítio do Chico assoprando vela do bolo juntos e Chico comenta que o melhor do aniversário não é a festança, é a lembrança.
História muito legal com o Chico tendo problemas quando o Genesinho resolveu comemorar o aniversário dele no mesmo dia do aniversário do Chico e, com medo de ninguém ir, criou um plano infalível de  tirar do lugar o tronco da árvore que servia de atalho para a casa dele só para ninguém ir para a festa do Chico. Apesar de tudo, no final o Chico não guardou rancor, ficou com pena do Genesinho e resolveu buscá-lo para comemorarem juntos seus aniversários no sítio, provando que tem coração puro e não guarda mágoas.
A história mostra também a diferença entre festas de ricos e festas de pobres e decidir qual tipo de festa é melhor. Os amigos do Chico ficaram empolgados com o luxo da festa do Genesinho, como refrigerantes, show de música, palhaço, passeio de barco, etc, mas depois viram que a simplicidade da festa do Chico era melhor. Tem também mensagem de amizade, de ver quem são os verdadeiros amigos na hora que precisamos, quem gostasse do Chico iria na festa dele sem se preocupar com o luxo da festa do Genesinho, e também bonita a mensagem de Chico não sentir raiva do Genesinho depois de tudo que ele aprontou e os dois comemoram aniversário juntos. 
Foi legal ver o ciúme do Chico enquanto Genesinho entregava convite para a Rosinha, a preocupação do Chico de ninguém ir por ver seus amigos deslumbrados com o luxo que ia ter na festa do Genesinho e Zé Lelé achar que o Genesinho era irmão gêmeo do Chico por pensar que nasceram no mesmo dia. Se fosse, Genesinho também seria primo dele já que Chico e Zé Lelé são primos. 

Dessa vez o Genesinho não ficou focado em conquistar o coração da Rosinha, intenção foi só perturbar o Chico tirando os amigos dele na festa. O Genesinho foi criado em 1991 para ser o rival do Chico, principalmente em tirar a Rosinha dele, mas também tinham outros conflitos sem ser isso e ter contraste entre menino pobre e menino rico, como aconteceu nessa história. 
Tudo indica que foi escrita pelo Paulo Back, tem jeito de ser dele, mas nada confirmado. Deu para notar que tiveram vários personagens secundários contracenando com eles, como eram poucas crianças interagindo na Turma do Chico Bento, aí precisaram colocar secundários. Ainda assim, faltaram colocar a Ritinha e a Maria Cafufa e chama a atenção, dentre tantos secundários, que não teve nenhum negro, provavelmente esquecimento deles e fora que na época ninguém prestava atenção nisso. Hoje o pessoal ia implicar e reclamar disso, que seria falta de representatividade. De curiosidade, os dias da semana ao falarem que dia 1º de julho caiu quarta-feira e 4 de julho caiu sábado, por exemplo, seguiu exatamente o calendário de 1998.
Traços muito bons, típicos dos anos 1990. Não considero incorreta, daria para pelo menos republicarem. No máximo, podiam deixar o Genesinho menos metido, talvez alterariam desenho colocando algumas crianças negras e mudariam  parte que Genesinho diz que Chico era namoradinho da Rosinha, pois hoje não são mais mostrados como namorados nas histórias. FELIZ ANIVERSÁRIO, CHICO BENTO!!!

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/07/chico-bento-hq-e-o-meu-aniversario-e-o-dele-tambem.html

Tiras N°15754 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Chico é a representação da sabedoria popular no interior do Brasil Nesse dia tão especial, algumas curiosidades sobre Chico Bento, o menino que mora entre vacas e galinhas, usa chapéu de palha e tem um coração gigante! É ou não é o caipirinha mais amado do Brasil? #ParabénsChico #ChicoBento60
No aniversário do nosso caipira favorito, o WWF-Brasil parabeniza o Chico pelos 60 anos desde a primeira aparição do personagem. Chico é embaixador da organização desde 2020. Eita dia bão!
No aniversário do Chico Bento, uma homenagem à obra O Violeiro, de Almeida Júnior. Criada em 1899, a tela envolve o universo caipira numa época em que não era comum pintar pessoas simples. A original pertence ao Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Chico Bento e Giserda num dia de pescaria? Ara, que é confusão na certa, sô! O novo episódio marca o início das comemorações de aniversário do nosso querido caipira. Disponível no canal da Turma da Mônica no YouTube: https://youtu.be/8B71vi1C9-8

Tiras N°15753 : Especial MIX nº686 - Blog do XANDRO!

Tiras N°15752 : HAGAR - Dik e Chris Browne!

Tiras N°15751 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°15750 : Toda MAFALDA - Quino!




Tiras N°15749 : GARFIELD - Jim Davis!





Tiras N°15748 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!




Charges/Cartuns! ★ N°134101 a N°134110