sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°896 - Tina: HQ "Telefonema Inoportuno"

Mostro uma história em que a Tina foi perturbada por um telefonema enquanto dormia durante a madrugada. Foi história de encerramento de 'Gibizinho da Tina Nº 21' (Ed. Globo, 1992). 

Escrita por Flavio Teixeira de Jesus, começa com o telefone tocando às duas e meia da madrugada enquanto Tina estava dormindo. Ela não acredita, pensa que é um sonho, mas o telefone toca de novo e ela acha um pesadelo. 

O telefone continua tocando e Tina resiste a atender, fala que pode tocar que não atende e com a insistência, resolve atender senão não dorme. O homem da outro lado da linha a chama de amorzinho. Tina quer saber que história é essa de "amorzinho" e pergunta quem está falando. Ele fala para Tina adivinhar e ela diz que deve ser um palhaço que não tem o que fazer.


O homem a chama de amor e Tina se irrita, manda parar de chamá-la de amor e quer saber quem está falando. Ele fala que é a sua paixão e Tina manda o engraçadinho dar cantada em outra e pergunta se ele sabe que horas são. Ele fala que são duas e meia. Tina fala que era madrugada e ele diz que era de tarde lá na Austrália.

Tina estranha ele falar da Austrália e saber o nome dela e o homem pergunta se deu amnésia nela e se esqueceu da voz dele. Fala ainda que vão se casar mês que vem e que vão morar na casa que o tio rico dele de Chicago deu de presente. Ele é milionário, não precisava, mas o tio insistiu. Tina começa a ficar interessada nele ao revelar essas coisas e o homem pergunta quando ela vai para lá, só que a chama de Betina. Ela diz que o nome "Tina " dela é de Cristina. O homem diz que foi engano e desliga.

No final, Tina fica uma fera, acha ridícula a piadinha, um absurdo acordá-la no meio da noite por nada e acha que foi um trote do Rolo. Tina resolve, então, telefonar para o Rolo para dar o troco, só que telefona para número errado e vai parar na casa de um casal e uma mulher atende e estranha a Tina chamar o marido de amorzinho e perguntar para adivinhar quem está falando e o marido dela fala que não conhece ninguém.

História legal com a Tina sendo perturbada com um telefonema de madrugada. Mostra telefonemas inconvenientes ou trotes que recebemos enquanto estamos dormindo ou  a qualquer hora do dia e como lidamos com isso. Ela pensou que era trote, mas era real, o homem apenas telefonou errado e por coincidência as duas mulheres tinham apelido de Tina. 

Foi engraçado a Tina ter que se levantar da cama para atender o telefone, ficar irritada com o homem da outra linha e ao pensar que era trote do Rolo, querer dar troco nele, mas acabou ligando errado, para casa de um casal. Engraçado também ela se interessar ao saber que ele era milionário, morava na Austrália, tinha tio rico que ia bancar casa para eles. O que justifica uma ligação da Austrália para o Brasil porque é caríssimo. 

Mostrou uma Tina interesseira, mudando de ideia de ter recebido ligação no meio da madrugada só porque o homem era rico. Quem se deu bem foi a noiva dele, Betina ficou milionária. Confirmamos que o nome da Tina é de Cristina e o Flávio quis colocar uma Betina como a mulher do milionário como forma de rima do apelido Tina. 

Se fosse hoje, ela poderia ter recebido ligação de celular e ter atendido na cama, não dando trabalho de se levantar até à sala já que não tinha telefone no quarto. Era caro ter telefone na época, tanto obter uma linha e comprar aparelho, ter uma linha já era difícil e seria muito luxo se tivesse extensão no quarto, mas o casal para quem ela ligou tinha no quarto. Interessante também homem milionário falar de orelhão, mas na época era comum e os celulares, que só os ricos tinham, era impopular ainda. Legal ter rádio relógio e um telefone de teclas em discos pra rodar, coisas não usadas mais hoje.

Os traços muito bons com Tina sensualíssima, como era a ordem na MSP nos anos 1990 de deixar a Tina bem gostosona com cabelos compridos e roupas curtinhas com pernas e barriga de fora, dessa vez ficou com camisola justinha com decote à mostra. Ela já havia parecido de camisola sexy na história "Quero dormir", de 'Mônica Nº 52', de 1991. Ela só não apareceu de óculos porque estava dormindo e queria atender logo o telefone. Impublicável justamente por mostrar essa sensualidade excessiva em gibi infantil e envolver trote telefônico, coisa que podia incentivar as criança a fazerem igual, fora ela falar palavrão antes de atender o telefone. Um clássicos da Tina em seus 50 anos de criação agora em 2020.

Foram 11 páginas no formato Gibizinho, mas se tivesse saído em gibi convencional ia ser menos páginas. Nos gibizinhos eu gostava dos quadrinhos tendo outras formas além do quadrado e retângulos convencionais, como círculos, lados diagonais formando trapézios, triângulos, por exemplo. Como o espaço era pequeno, eles podiam ousar e, de quebra, ainda melhoravam ainda mais os traços das histórias. 

Para saber mais detalhes da série "Gibizinho", entre AQUI e AQUI.

Créditos ;)  Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2020/11/tina-hq-telefone-inoportuno.html

Tiras N°14589 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

A tradicional Lojinha da Mônica é sempre um destaque no maior festival de cultura pop do mundo. Memes atualizados com sucesso. #MSPnaCCXP

Tiras N°14588 : Especial MIX nº500 - Blog do XANDRO!

Tiras N°14587 : Recruta Zero - Mort Walker!

Tiras N°14586 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°14585 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°14584 : Will Tirando/Dona Anésia - Will Leite!

Tiras N°14583 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Tiras N°14582 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°14581 : GARFIELD - Jim Davis!

Ria...Se Puder! 😁 N°9431 a N°9440