sexta-feira, 26 de março de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°930 - TOP 5 Momentos que extrapolaram com o incorreto

A Turma da Mônica, na sua fase de ouro, sempre foi envolvida com atitudes incorretas, que deixavam as revistas bem mais divertidas. Só que em algumas vezes, extrapolaram com o incorreto, que até quem não apoia o politicamente correto, estranha terem feito certas coisas. Pesquisando, mostro nessa postagem o "TOP 5" com o ranking de momentos, na minha opinião, que eles conseguiram extrapolar com o incorreto, indo longe demais e impensável que fizeram tais coisas um dia nas revistas.

5º LUGAR: Cascão comendo bolinho que caiu no chão

Como sabem, o Cascão nas revistas antigas, além de não tomar banho, adorava se sujar na lama, no lixão e ainda fazia apologia à sujeira. Tudo isso era bem frequente e não existe mais nas revistas atuais. Só que teve uma vez que foi além disso e extrapolou na história "Influências opostas" (Cascão Nº 111 - Ed. Globo, 1991). 

O Renato, um menino bastante asseado e com mania de limpeza, havia se mudado para o bairro do Limoeiro e foi vizinho do Cascão. A sua mãe, Dona Lurdinha, chama o Cascão para fazer amizade com o Renato e Cascão se assusta quando ela grita que estava comendo de mãos sujas e deixa o bolinho cair no chão. Depois, ele confirma que vai visitar o Renato depois que comer o bolinho que caiu no chão. Doma Lurdinha faz cara de nojo, mas deixa, sem repreendê-lo.

Além de estar comendo com mãos sujas, Cascão ainda pega o bolinho que tinha caído no chão contaminado, cheio de micróbios e bactérias e a mãe nem dá bronca, isso que foi mais pesado. Ele até já comeu de mãos sujas, mas pegar algo do chão para comer foi a única vez que fez isso e foi surpresa para todo mundo, com risco de crianças imitarem e comerem comidas que caem no chão. Quando foi republicada na Editora Panini, eles alteraram a cena, colocando uma lata de lixo e com ele falando que vai colocar o bolinho na lata de lixo. Como foi só essa cena incorreta, aí republicaram, mas com alteração na tal cena. Já na republicação da Globo sem alterações, como sempre.

Trecho da HQ "Influências opostas" (Cascão Nº 111 - Ed. Globo, 1991)


4º LUGAR:
 Chico Bento dentro de um caixão onde tinha um defunto

Embora tinham brincadeiras com os mortos nas revistas antigas, principalmente nas histórias da Turma do Penadinho, mas alguém vivo entrar em um caixão com gente morta dentro do caixão é pesado. Isso aconteceu com o Chico na história "Que lugar para se dormir" (Chico Bento Nº 76 - Ed. Abril, 1985).

Nela, estava chovendo muito e ele entra na igreja para abrigar da chuva, só que estava sem luz e resolve tirar sono, pensando que era uma cama, sem saber que entrou em um caixão com um defunto. Acontece o velório e a família do morto ouve barulho dentro do caixão e pensa que o morto ressuscitou e todos se assustam, inclusive o padre. Depois que Chico consegue sair, ele se assusta e sai correndo ao ver que estava o tempo dentro de um caixão em cima de corpo de morto. 

Trecho da HQ "Que lugar para se dormir" (Chico Bento Nº 76 - Ed. Abril, 1985)


Fica sendo uma piada de humor negro e de mau gosto com criança dentro de caixão, ainda mais com defunto dentro. Até já teve antes a história "Mônica no caixão" (Mônica Nº 105 - Ed. Abril, 1978), que já foi bem surpreendente, mas essa do Chico ganha porque tinha um defunto dentro com ele. 

Chegou a ser republicada em 1997, no 'Almanaque do Chico Bento Nº 40', no limite que aceitavam coisas incorretas nas revistas, se deixassem para anos 2000 em diante não seria. Em tempo: essa história também serviria bem para o Cascão, já que o Chico entrou lá na igreja por causa da chuva.

Trecho da HQ "Que lugar para se dormir" (Chico Bento Nº 76 - Ed. Abril, 1985)

3º LUGAR: Humberto assaltando um banco

Eram comum nas revistas antigas histórias com bandidos. Tiveram histórias de vários tipos como bandidos assaltando os personagens, mantendo como reféns, sequestros e até só fazendo participação na história do nada, sem nem ter necessidade de estarem nas histórias. Só que já aconteceu também de personagem da turminha agindo como criminoso, como aconteceu na história "O grande chefe", originalmente por volta de 1982 e republicada no 'Almanaque da Mônica Nº 14' - Ed. Globo, 1989.

Nela, os ladrões confundem o Humberto com o chefe da quadrilha deles e mandam Humberto executar o plano deles para assaltar o banco. Humberto deixa cair sem querer a arma do policial que estava em frente ao banco e ao devolver, rende o policial e o leva como refém ao banco e os bandidos mandam todos irem ao banheiro enquanto sacam o banco. O chefe da quadrilha chega lá, tem umas atrapalhadas e os bandidos acabam sendo presos pelo policial e Humberto fica com trauma de armas, até pra brincar de faroeste com os amigos.

Aparecerem bandidos assaltando personagens até é normal, mas os próprios personagens principais assaltarem e agindo como criminosos é pesado. Só o fato de ter bandidos em uma história e Humberto segurar arma já não seria publicada hoje e Humberto assaltar o banco deixa o povo do politicamente correto de cabelo em pé. Tiveram outras histórias assim com Cebolinha e com Cascão, de vez em quando tinham histórias com bandidos como sósias dos personagens e sendo confundidos, mas essa foi pior porque o Humberto realmente ajudou no assalto do banco, ficou mais real. Foi republicada porque foi ainda nos próprios anos 1980, época em que tudo era permitido, mas se fossem para republicar depois dos anos 2000, não seria. Uma nova republicação é descartada completamente.

Trecho da HQ "O grande chefe" (tirada de Almanaque da Mônica Nº 14 - Ed. Globo, 1989)

2º LUGAR: Titi fumando cigarro

Atualmente não é mais permitido aparecer personagens fumando nas revistas, mas nas antigas era comum aparecer os pais fumando ou até adultos fumando em figuração, como algo do cotidiano ou até histórias de conscientização contra o fumo. Porém, surpreendentemente pegaram pesado colocando o Titi fumando em uma história para  conscientizar os malefícios do fumo.

Em "Não acabe com você", de Mônica Nº 184' - Ed. Abril, 1985), Mônica vê fumaça saindo da casa do Titi e ao arrombar a porta do banheiro, flagra Titi lá fumando cigarro. Ela conta sobre os malefícios do cigarro, mesmo assim ele fuma e ao tossir e ficar tonto, desiste da ideia e joga o cigarro no vaso e no final pede para a Mônica convencer o pai dele a parar de fumar.

Trecho da HQ "Não acabe com a sua vida" (Mônica Nº 184 - Ed. Abril, 1985)

Ter histórias com adultos fumando tudo bem, super normal, mas uma criança foi mais forte. Além de Titi fumar e ainda joga cigarro no vaso sanitário. Geralmente faziam histórias assim de  conscientização com adultos, como já aconteceu com o Rolo, por exemplo, porém hoje nem isso mais. Até já teve história com Cebolinha com cigarro na mão e a Mônica pensando que ele estava fumando ('Mônica Nº 20' - Ed. Globo, 1988) e na revista institucional "Parem de fumar perto de mim", de 1988, que apareceu Titi com maço na mão jogando no lixo, mas essa  de 1985 da postagem do Titi foi pior porque apareceu ele fumando, de fato. Essa nunca foi republicada até hoje, nem em almanaques da Globo, pelo visto acarem bem impactante para republicação.

Trecho da HQ "Não acabe com a sua vida" (Mônica Nº 184 - Ed. Abril, 1985)


1º LUGAR:
 Chico Bento tomando bebida alcoólica

Bebidas alcoólicas eram normais nas histórias antigas, era normal aparecerem adultos bebendo nas histórias, em bares ou em casa mesmo, ou com garrafa na mão e hoje em dia isso foi completamente banido nas revistas. Com adultos sempre normal aceitar, mas mostrar crianças bebendo se torna completamente estranho e surpreendente, ainda mais em revistas infantis, como quando mostraram o Chico Bento bebendo whisky na história "O almoço da concórdia" (Chico Bento Nº 18 - Ed. Globo, 1987).

Rosinha convida o Chico para almoçar na casa dela, mas fala que não era para ele agir como criança na frente dos pais dela. Então, o Chico passa a agir como adulto, usando terno e pede para o pai da Rosinha servir whisky para ele, bebe, cospe fogo por esquentar a garganta e fica tonto e bêbado, chegando até a ver 2 Rosinhas, causando muitas confusões lá e no final deixando Rosinha com vergonha e raiva do Chico ao mesmo tempo.

Para mim, foi a cena mais incorreta e impactante das revistas da MSP de todos os tempos, não só pelo Chico beber whisky e ficar bêbado, mas também a surpresa do pai da Rosinha servir bebida para uma criança e ficar contente, achando tudo normal. Se ele se recusasse a dar, nada disso teria acontecido. Nos anos 1980 achavam até normal, mas hoje em dia é algo bem inusitado ver isso mesmo em uma história antiga.

Já apareceu o Chico bebendo ou prestes a tomar bebidas alcoólicas, como vinho e champanhe, em mais outras 3 histórias que eu tenho conhecimento, mas essa de 1987 foi pior porque mostrou nitidamente bebendo e pior pelo pai da Rosinha servi-lo. Essa de 1987 nunca foi republicada, por tão impactante que foi. E olha que quase todas as histórias de 1987 já foram republicadas depois em almanaques, mas essa não.

Trecho da HQ "O almoço da concórdia" (Chico Bento Nº 18 - Ed. Globo, 1987)


Deu para ver que foram situações bem chocantes, até quem não liga para as coisas incorretas, fica bem surpreendido em ver tais cenas, nem tanto por terem colocado isso nas revistas, mas porque foram protagonizadas pelas crianças. Se fossem por adultos, seriam menos impactantes. Ou seja, já teve de tudo na MSP que possa imaginar. E ainda pode notar que muitas delas  nem foram republicadas depois de tão pesadas que foram. Na época ninguém ligava, mas depois viram que eram coisas pesadas demais para revista infantil. Se fosse hoje, seria no mínimo processo para a MSP e eles devem ter vergonha de terem produzidos histórias assim no passado. Tem outras situações também bem incorretas, mas essas foram as que eu achei mais impactantes de todos os tempos para montar o "Top 5". Cada um terá sua ordem do ranking do que achou pior. Em breve posto outros "Top 5" no Blog. 

Créditos ;)  Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/03/top-5-momentos-que-extrapolaram-com-o-incorreto-na-turma-da-monica.html

Tiras N°15270 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

A Páscoa da sua família fica mais divertida com o coelho mais famoso do Brasil!

---
A fofura tem nome: Dalila #pascoa #TurmaDaMônica

Tiras N°15269 : Especial MIX nº602 - Blog do XANDRO!





Tiras N°15268 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°15267 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Tiras N°15266 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!





Tiras N°15265 : Toda MAFALDA - Quino!



Tiras N°15264 : HAGAR - Dik e Chris Browne!


Tiras N°15263 : GARFIELD - Jim Davis!





Charges/Cartuns! ★ N°120801 a N°120810