quinta-feira, 7 de abril de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.032 - Cebolinha: HQ "Plano 1.000"

Em março de 1992, há exatos 30 anos, era lançada a história "Plano 1.000" em que o Cebolinha atinge a marca de mil planos infalíveis contra a Mônica criados. Com 9 páginas, foi história de encerramento de 'Cebolinha Nº 63' (Ed. Globo, 1992).
Capa de 'Cebolinha Nº 63' (Ed. Globo, 1992)
Cebolinha chega voando com cabelo formando hélice e com cara de ter planejado plano infalível contra a Mônica e Cascão tenta fugir, sabendo que era mais um plano. Cebolinha diz que é um plano especial, o título lá de cima indica que é o plano mil. Cascão se impressiona pelo feito e diz que são mil vezes que eles apanham e não vai participar.

Cebolinha fala que vai ficar com as glórias sozinho e ser o dono da rua. Cascão fala que nada vai fazê-lo mudar de ideia, até que segura um manto mágico que deixa tudo invisível e fica com uma parte invisível ao colocar na sua frente. Cascão se assusta e ouve o plano para participar.

Depois de tudo explicado, Cascão está invisível por estar vestido com o manto mágico e pergunta se esse plano realmente vai dar certo. Cebolinha diz que vai, não é um plano comum, é o de número mil, comemorativo. Cascão canta parodiando a música do Parabéns, que vão levar coelhada e Cebolinha manda parar de agourar o plano, não esquecer o que combinaram e o manda fechar a boca. Cascão pergunta quantos planos foram arruinados por causa dele e Cebolinha pergunta se ele quer que pergunte aos leitores.

Chega a Mônica, Cebolinha avisa que ela vai tropeçar e acaba tropeçando mesmo. Mônica pergunta como ele fez isso, ele diz que não fez nada, ainda a preveniu e que possui poderes paranormais. Mônica não acredita e pensa que é um plano. Cebolinha finge que está fazendo força com a mente e faz a bola levitar e taca nela.

Cebolinha diz que com o tempo os poderes vão crescer e vai passar a levantar carros e aviões. Cascão intervém e fala baixinho que bola é fácil de levantar, mas carro ele não vai e Cebolinha responde que é só para impressionar. Cebolinha fala para Mônica que é chegada a hora de ele ser o dono da rua e a manda entregar o coelho encardido e fedido. Mônica grita para não falar assim do Sansão e Cebolinha diz que ela vai levitar.

Cascão a segura para levitar, reclamando que depois ela diz que não é gorducha. Mônica manda colocá-la no chão e ele diz que se não entregar o Sansão, vai ficar lá o dia inteiro. Cascão fala alto que não vai ficar segurando a gorducha o dia inteiro e a derruba no chão. Mônica ouve a voz dele e sente o cheiro. Cebolinha desvia, dizendo que ela quer mudar de assunto e faz Mônica rir até não aguentar mais, com Cascão fazendo cócegas nela. Mônica entrega o Sansão, Cebolinha dá nós nas orelhas, pisa em cima e chuta no traseiro para o alto, detonando o coelhinho. 

Cascão sai do manto mágico, falando que é a vez dele, parabeniza Cebolinha que o plano deu certo, zoou o coelhinho sem Mônica fazer nada, a parte dele foi importante e cansativa, mas tudo por uma boa causa enquanto Mônica está atravessada no manto ouvindo tudo. Cascão comemora o plano Mil, Mônica e Cebolinha olham para ele bem brabos. Mônica se prepara para bater neles, Cascão comenta que sempre acaba com ela correndo atrás deles e aí Cebolinha pega o Sansão da Mônica e diz que vai ser diferente, com Cebolinha correndo atrás do Cascão para bater com o Sansão.

História bem engraçada com o Cebolinha comemorando plano mil. Arrumou um manto mágico que deixava a pessoa invisível ao ficar em cima dela e cobriu o Cascão com o manto para inventar para a Mônica que tem poderes paranormais e zombar com ela e se tornar o dono da rua. Todos os movimentos eram feitos pelo Cascão. Só que mais uma vez Cascão estraga o plano, falando demais na frente da Mônica. Cascão também queria zoar com a Mônica e se deu mal.

Grande diferencial que em vez da Mônica correr atrás deles, foi o Cebolinha que correu atrás do Cascão, de tão revoltado que ficou com ele ter estragado o plano que tinha tudo para dar certo. Mereceu. Cascão sempre estraga os planos do Cebolinha, mas ele sempre continua pedindo o amigo pra ajudar e Cascão sempre aceita, sabendo que vai apanhar, chega a ser burrice. Mônica tão lerda que não descobriu o plano nem quando ouviu a voz e sentiu cheiro do Cascão após ele ter a derrubado.

Foi engraçado Cascão falar que já são mil vezes que apanham e a musiquinha do Parabéns que o plano vai dar errado e que vão levar coelhada, já prevendo o que ia acontecer. Legal também o Cebolinha dizer que é paranormal, Mônica sendo feita de boba e as metalinguagens do Cebolinha perguntando se não viu o título no alto da página que aquele era o plano mil e o Cascão olhando para cima para confirmar e Cebolinha querer perguntar para os leitores quantas vezes o Cascão estragou os planos.

Não foi mostrado como o Cebolinha conseguiu o manto mágico invisível, fica na imaginação de cada um. Pode ter sido o Franjinha que deu ou ele próprio ter criado ou conseguido com uma fada, poço dos desejos, um gênio da lâmpada, várias possibilidades. Para mim, foi o Franjinha que arrumou. Outro mistério foi como o Cebolinha conseguiu transformar seu cabelo em hélice para voar na primeira página. Cabelo dele servia para tudo, bem multifuncional.

Na verdade, não foi exatamente o plano mil oficial que criaram até então, foi só uma brincadeira por tantos planos infalíveis que tinham criado, mas não chegaram a tantos assim. Supondo que em todas as revistas do Cebolinha e da Mônica tivessem uma história de plano por revista, seriam 494 planos até então (263 nas revistas da Mônica e 231, nas do Cebolinha). Porém, tinham revistas que tinham mais de uma história de plano, outras tinham nenhum, as vezes tinham nas revistas do Cascão, logo esse número pode ser maior ou menor, mas não alcança mil até em 1992. Acho que hoje em dia não pode ter chegado ainda a essa marca, visto que nos últimos anos é raro ter histórias de planos infalíveis por causa das brigas no final. Infelizmente ninguém fez esse levantamento de quantos planos infalíveis foram feitos até hoje, nem MSP, aí fica difícil saber número exato.

Traços bacanas, típico de histórias de miolo dos anos 1990. Incorreta hoje porque evitam histórias de planos infalíveis com meninos perversos fazendo Mônica de boba, além de violência de Mônica levar bolada do Cascão. Muito bom relembrar essa história marcante  há exatos 30 anos. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/03/cebolinha-hq-plano-1000.html

Tiras N°16.663 : Especial MIX nº845 - Blog do XANDRO!

Tiras N°16.662 : HAGAR - Dik e Chris Browne!

Tiras N°16.661 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°16.660 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°16.659 : GARFIELD - Jim Davis!